Como escolher uma franquia? Clique aqui e descubra!

Tempo de leitura 5 min

Está decidido a expandir os negócios, ter mais lucratividade e empreender melhor este ano? Sabe como escolher uma franquia? Trata-se de um modelo de mercado que oferece know-how para quem precisa investir, mas não sabe por onde começar. Com orientação, você aprende a escolher a franquia que melhor se encaixa no seu perfil, em um processo mais simples do que parece.

Neste artigo, descubra o que é e como funciona o franqueamento, processo por meio do qual o franqueador cede parte dos seus direitos de criação ao franqueado. Além disso, compreenda que benefícios estão envolvidos nesse tipo de negociação, como análise de perfil, avaliação do mercado e um determinado capital de giro. Comece a leitura agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre o tema!

O que é e como funciona uma franquia?

Historicamente, o conceito de franquia estava presente em operações comerciais na Europa do século XII, quando comerciantes designavam a transferência de um direito ou de um benefício por franchising. De lá para cá, essa noção sofreu mudanças e, hoje, é um termo muito buscado por quem deseja empreender.

Atualmente, a franquia pode englobar vários significados, como uso de marca, licença de funcionamento e royalties. Mas a dúvida que fica é: o que é, exatamente, esse tipo de negócio?

Respondendo à questão, saiba que uma rede de franchising oferece um modelo de empreendimento — cujos direitos de criação do franqueador são autorizados ao franqueado — que pode ser copiado em outro ponto comercial.

Para facilitar o entendimento, pense na franquia a partir de uma analogia simples, por meio da qual há uma instituição pioneira e outra “gêmea”, com procedimentos comerciais e administrativos determinados pela sede.

Assim, a franquia se dá, geralmente, pela transferência de know-how e reconhecimento da instituição pioneira à nova empresa, ou seja, a “gêmea”, incluindo nesse processo treinamento profissional e serviço de apoio ao franqueado. 

Quais são as melhores dicas para facilitar o processo?

Até o momento, você compreendeu o que é e como funciona a franquia. Agora, que tal saber que dicas ajudam o empreendedor a facilitar esse procedimento? Analisar o seu perfil de gestor, verificar oportunidades no mercado, conversar com franqueados, calcular tempo de retorno de operação e fazer um investimento que cabe no seu bolso são etapas cruciais!

Analise o seu perfil

Para facilitar o processo de franqueamento, esteja atento ao seu perfil de empreendedor. Existem diversos tipos de franquia no mercado, logo, para ter uma comunicação mais próxima com o negócio, escolha setores com os quais você já trabalhou e dos quais entende minimamente.

Em franquias de consultórios odontológicos, por exemplo, recomenda-se que o gestor venha da área clínica, conhecendo o código de ética das profissões e estando preparado para lidar com os especialistas e demais funcionários da instituição.

Avalie o mercado

Além da afinidade com o setor da empresa a ser franqueada, avaliações de mercado são sempre pertinentes na hora de definir como e quando empreender. Pensando nisso, verifique a demanda de determinados serviços e produtos na sua região e pesquise o quão bem seria recebida pelo público-alvo uma franquia no local imaginado.

Powered by Rock Convert

Outra dica importante é considerar o cenário externo da economia, que privilegia franquias com operações enxutas, que dispensam um valor exaustivo de investimento, seja com contratação de pessoal, seja com aquisição de estoque ou com demais efetivos operacionais.

Sendo assim, focando apenas no âmbito financeiro, a franquia adequada seria a marca com menos demandas para recursos imediatos e mais perspectiva de retorno sobre investimento em curto prazo.

Converse com outros franqueados

Em que franquia investir? Quanto dispor de capital para o investimento? Que público-alvo atingir? Qual a melhor localização para abrir um ponto comercial? É comum que os gestores tenham algumas dessas dúvidas na hora de empreender, mas conversar com outros franqueados ajuda a sanar as questões e a entender melhor como funciona o franchising.

Nesse sentido, aprofunde-se melhor na sua decisão e, a partir de ideias e metas consolidadas, busque ampliar a rede de contatos, estabelecendo diálogo aberto e sincero com empresários de outras áreas e franqueadoras reconhecidas no setor.

Calcule tempo de retorno

Conhecido pela sigla ROI, o retorno sobre investimento ocorre, geralmente, de 12 a 18 meses após a instalação da franquia e esse lucro deve ser calculado previamente pelo franqueado, a quem cabe a obrigação legal de estimar a taxa financeira à rede de franchising.

No planejamento, pergunte-se sobre as opções de rentabilidade que o futuro negócio pode trazer, já que a franquia é baseada em um contrato a longo prazo e com critérios bastante claros para ambas as partes.

Logo, para não cometer erros operacionais, é indicado que o empresário seja cauteloso e até um pouco pessimista ao projetar essa taxa de lucro, precavendo-se diante de possíveis imprevistos na instituição, aumentos de despesa e mudanças externas na economia.

Invista apenas o possível

Não adianta apenas ter planos de gestão se as metas não cabem no seu bolso. Por isso, você deve contar com capital de giro suficiente antes de abrir a sua empresa franqueada. Tal planejamento ajuda a poupar valor extra caso o primeiro semestre de vendas não traga os resultados esperados.

Da mesma forma, não é indicado se desfazer de bens pessoais e misturar as finanças da sua família com o capital da empresa. Mantendo um plano de ação e metas objetivas a serem cumpridas em determinado prazo, você consegue expandir o negócio sem prejudicar outros investimentos.

Pronto! Agora você entendeu como escolher uma franquia, viu que implica no contrato de um modelo de negócio de uma rede lucrativa e reconhecida no mercado. Mas para ter sucesso na tarefa, é preciso analisar o setor, reconhecer o próprio perfil empreendedor, conversar com pares, calcular retorno e ter capital de giro para o seu negócio.

Pensando em dar o próximo passo e conquistar a sua própria franquia? Então, conte com a experiência de uma das maiores redes de franchising, com pontos espalhados em todo país. Entre já em contato com a OdontoCompany e saiba como ser bem-sucedido ao gerir o seu consultório odontológico!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.