Agende sua avaliação

6 dicas incríveis para melhorar o atendimento ao paciente

Tempo de leitura 3 min

Você já parou para pensar se o atendimento ao paciente prestado por sua clínica é satisfatório? Já notou que alguns pacientes simplesmente não retornam após a primeira consulta? Uma boa experiência no atendimento impacta diretamente o sucesso de um negócio.

Investir nesse ponto garante que os pacientes retornem e indiquem o serviço a amigos e familiares. Mas o que fazer para conquistar os pacientes? A seguir, reunimos 6 estratégias incríveis para manter um atendimento de excelência na sua clínica. Confira!

1. Tenha uma recepção impecável

A recepção é o primeiro contato do paciente com a clínica. Portanto, esse é um fator determinante na percepção do trabalho desenvolvido. Ambientes que oferecem serviços relacionados à saúde exigem ainda mais cuidado com limpeza e organização, por exemplo.

É importante criar um espaço aconchegante para melhorar a experiência do paciente durante a espera. Recepcionistas preparados para atender as demandas também contribuem para uma recepção impecável.

2. Crie relacionamento com os pacientes

Mantenha um cadastro atualizado com todos os dados necessários, incluindo datas de aniversário que devem ser lembradas pela clínica. Além disso, mostre-se disponível para oferecer um atendimento pós-consulta via e-mail, whatsapp ou telefone, para acompanhar resultados e sanar dúvidas sobre os tratamentos.

Tratar cada paciente como uma pessoa única é um diferencial importante para conquistar e fidelizá-lo pelo atendimento.

Powered by Rock Convert

3. Cultive a paciência e a cordialidade

Lidar com o público nem sempre é fácil, mas é fundamental que toda a equipe respeite o código de ética e seja cordial durante o atendimento, desde a recepção até o consultório. O medo de ir ao dentista, por exemplo, ainda é uma situação comum entre as pessoas. Nesse caso, o paciente deve se sentir seguro e acolhido para sanar todas suas dúvidas.

É fundamental saber que o paciente chegou à clínica com a intensão de solucionar um problema. É a forma como ele é tratado no local que determina a continuidade do tratamento e a sua relação com a clínica.

4. Seja claro e objetivo

Assim como a equipe deve ser capaz de ouvir o paciente, também é essencial que tenha a habilidade de passar informações e tirar dúvidas com clareza. O paciente não é obrigado a saber as diferenças de um aparelho estético para um tradicional, por exemplo.

Cabe a você e a sua equipe passar todas as informações necessárias para que ele volte para casa sem nenhuma dúvida.

5. Organize sua agenda e evite atrasos

Manter a agenda organizada é a melhor forma de exercer uma gestão de tempo para evitar conflitos de horário e prestar um serviço eficiente. Utilize um sistema de gestão, entre em contato com os pacientes para confirmar consultas e marque-as com um intervalo suficiente para prestar um bom atendimento, sem criar atrasos.

Com uma boa organização e treinamento da equipe, você aumenta as chances de fidelizar e conquistar mais clientes. Lembre-se de sempre ouvir o que eles têm a dizer sobre a sua clínica. Para isso, faça pesquisas de satisfação e analise os feedbacks sobre os pontos positivos do seu atendimento e o que pode ser melhorado.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter para receber mais dicas como essas por e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.