Apneia do sono: saiba o que é e como um dentista pode ajudar
Dormir deve ser sinônimo de descanso, um momento importante para relaxar o corpo e a mente. No entanto, para muitas pessoas, as noites são bem conturbadas, por conta da apneia do sono.
O indivíduo acorda cansado e fica sem disposição, o que compromete a sua qualidade de vida. Além disso, o distúrbio pode ocasionar diversos problemas de saúde a longo prazo, por isso é necessário procurar tratamento.
Neste post, vamos explicar o que é apneia do sono, seus sintomas, causas e como o dentista pode ajudar você. Acompanhe!
O que é apneia do sono?
A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio em que a pessoa tem a respiração interrompida durante várias vezes enquanto dorme. Muitas vezes, ela nem percebe que sofre com isso e esse é o problema, pois o quadro pode ocasionar outras doenças.
Nesses intervalos em que o indivíduo para de respirar, há uma diminuição na oxigenação do sangue. Isso faz com que os batimentos cardíacos se acelerem e que também ocorra a contração dos vasos sanguíneos.
Desse modo, a apneia pode contribuir para a arritmia cardíaca e também para quadros de hipertensão arterial. Além disso, é um fator de risco para o surgimento da diabetes tipo 2.
Quais os principais sintomas?
Um sintoma bastante característico da apneia do sono é o ronco, o que pode incomodar inclusive o parceiro que dorme ao lado. Aliás, muitos pacientes acabam procurando um médico devido ao ronco e não por conta das pausas na respiração.
Outros sintomas desse quadro são:
- engasgos enquanto a pessoa dorme;
- sensação de estar sufocando;
- sono muito agitado;
- sonolência e falta de disposição durante o dia;
- humor alterado devido ao cansaço;
- respiração ofegante;
- dor de cabeça logo ao acordar.
Quais as causas desse problema?
A apneia do sono pode ser decorrente de diversos fatores, principalmente:
- obesidade;
- uso exagerado de álcool;
- tabagismo;
- uso constante de remédios calmantes para dormir;
- hábito de dormir de barriga para cima;
- amígdalas ou adenoides grandes;
- problemas na anatomia do maxilar: quando ele é encurtado pode fazer com que a língua seja “jogada” para trás, obstruindo a garganta e dificultando a respiração.
Como o dentista pode ajudar a tratar esse distúrbio do sono?
O tratamento para a apneia do sono é multiprofissional. Geralmente, o paciente procura o médico por conta do ronco ou pelo sono agitado. Para o diagnóstico, é feita a polissonografia, que monitora o sono.
Se a causa para o problema for a obesidade, por exemplo, a orientação é que o indivíduo mude a alimentação e perca peso.
Mas você sabia que o tratamento para esse distúrbio pode estar na clínica odontológica? Isso mesmo! Quando pensamos em problemas relacionados ao sono que podem ser tratados pelo dentista, logo vem à mente o bruxismo. Porém, em casos leves de apneia, o tratamento também pode ser feito por esse profissional.
Após a avaliação do paciente, o dentista pode indicar o aparelho intraoral (AIO), uma peça de silicone que atua como um reposicionador anterior da mandíbula. O dispositivo faz com que ocorra um avanço da posição mandibular e/ou da língua, ampliando o espaço de fluxo de ar para a respiração do paciente.
O aparelho é eficaz no combate às interrupções respiratórias e, em muitos casos, pode até eliminar o ronco. Assim, o indivíduo consegue ter uma noite de sono de qualidade.
Além dos bons resultados, a vantagem é o fato de o aparelho ser removível, fácil de ser transportado em caso de viagens e bastante adaptável, permitindo ao paciente dormir normalmente.
Gostou das informações sobre apneia do sono que trouxemos neste post e entendeu como o dentista pode ajudá-lo nesse processo? Acompanhe mais dicas de saúde e estética bucal seguindo as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
junho 4, 2019 às 12:58 pm
Adorei a dica da alpinei do sono eu não sabia
setembro 18, 2019 às 5:33 pm
Oi, Ernande! Tudo bem? Fico muito feliz em saber disso! Obrigado!
abril 3, 2021 às 11:00 pm
Amei as explicações,eu tenho apneia do sono obstrutiva grave 30,4 uso cpap toda noite para dormir, minha boca abre e resseca é horrível.sera que esse aparelho me ajudaria?
maio 10, 2023 às 2:12 pm
Olá Luiz, como vai? Recomendamos que procure um profissional
para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
https://odontocompany.com/clinicas