Agende sua avaliação

O que são bolinhas brancas na garganta? Veja os sintomas

Tempo de leitura 6 min

Você já olhou no espelho e notou pequenas bolsinhas no fundo da sua boca? Ficou em dúvida sobre o que são bolinhas brancas na garganta? Não se preocupe, você não está sozinho! Essas bolinhas, conhecidas como caseum ou cáseos amigdalianos, podem aparecer sem aviso e causar dúvidas, desconforto, além de mau hálito e dor ao engolir.

Mas o que exatamente são essas bolinhas brancas e o que você pode fazer sobre elas? Neste post, você descobre o que pode causar os cáseos amigdalianos. Siga a leitura e aprenda ainda mais conosco sobre a sua saúde bucal!

O que são bolinhas brancas na garganta?

Essas bolinhas brancas ou amareladas na garganta (caseum ou cáseos amigdalianos), são pequenas formações de material endurecido que se acumulam nas amígdalas ou nas úvulas, muito comuns em adultos de 25 a 45 anos, principalmente em pessoas que apresentam ou já passaram por quadros de inflamação nas amígdalas.

Elas são compostas por restos de comida, células mortas e bactérias que se acumulam nas cavidades das amígdalas. Embora possam parecer assustadoras, as bolinhas brancas geralmente não representam um problema sério de saúde e nem podem ser transmitidas. 

Quais são os principais sintomas relacionados às bolinhas brancas na garganta?

O primeiro ponto que você deve saber é que os cáseos amigdalianos podem variar em tamanho e, por isso, algumas pessoas podem nem sequer perceber que estão enfrentando a problemática. Dessa forma, além de visualizar as bolinhas brancas na garganta, você pode observar outros sintomas, como:

  • inchaço ou aumento das glândulas das amígdalas;
  • desconforto ao engolir;
  • irritação na garganta;
  • mau hálito devido à presença de bactérias;
  • tosse persistente;
  • presença de resíduos brancos ou amarelos na parte de trás da garganta;
  • sensação de dor nos ouvidos;

Como tirar o caseum da garganta?

Como comentamos, a presença das bolinhas brancas na garganta é geralmente inofensiva e tende a desaparecer por conta própria durante a fala, tosse ou espirros. Porém, em alguns casos mais graves, pode ser necessário um tratamento específico.

Você já sabe que a parte mais importante da manutenção da sua saúde bucal é a higiene oral, certo? Além de cumprir as medidas de limpeza da boca, existem alguns procedimentos simples que o seu dentista pode sugerir para aliviar os sintomas dos cáseos amigdalianos, como fazer gargarejos com água salgada, evitar alimentos muito ácidos ou picantes e tossir para ajudar a liberar os cáseos amigdalianos.

Lembrando sempre que você não deve tentar remover de outros jeitos os cáseos amigdalianos, já que isso pode causar danos às suas glândulas das amígdalas e piorar a situação ou até provocar outras complicações na região.

Existem algumas possibilidades de intervenção odontológica e médica para concluir a remoção de cáseos amigdalianos. Veja a lista:

  • prescrição de antibióticos para controlar o crescimento bacteriano associado às bolinhas brancas na garganta e prevenir infecções;
  • criptólise amigdaliana a laser, que é um procedimento minimamente invasivo indicado para reduzir ou remover os bolsos nas amígdalas, diminuindo a chance de acumulação de matéria orgânica;
  • criptolíse de coblação, que é uma alternativa à cirurgia a laser, mas sem utilizar calor para tratar os bolsos nas amígdalas;
  • amigdalectomia, remoção cirúrgica das amígdalas, bastante considerada em casos de amígdalas grandes, cáseos amigdalianos crônicos e/ou inflamação persistente das amígdalas.

Quais são as principais causas das bolinhas brancas na garganta?

Agora que você já sabe o que são as bolinhas brancas que podem aparecer na sua garganta, quais são os riscos, sintomas e tratamentos relacionados, chegou a hora de reconhecer o que pode causar esse desconforto na sua garganta. Separamos os principais vilões responsáveis pelo caseum na lista a seguir. Veja!

Acúmulo de restos de comida

Quando as bactérias e partículas de alimentos se acumulam nas amígdalas, o sistema imunológico reage convertendo esses acúmulos em calcificações, que, por fim, formam os cáseos. Esses detritos podem se acumular nos pequenos buracos das amígdalas, resultando na formação das bolinhas brancas.

Infecções na região da garganta

Infecções na garganta, como amigdalite bacteriana ou viral, faringite e laringite, podem contribuir para o desenvolvimento das bolinhas brancas devido à inflamação na região e ao acúmulo de detritos nas amígdalas e úvulas.

 

Tabagismo

Não é novidade para ninguém que o tabagismo é a porta de entrada para diversas complicações da saúde, certo? Dessa forma, vale saber que fumar pode também aumentar o risco de desenvolvimento de cáseos amigdalianos, isso porque o tabaco pode irritar as amígdalas e comprometer o sistema imunológico, tornando a região mais suscetível ao acúmulo de detritos e bactérias.

Resfriados e gripes frequentes

As infecções respiratórias frequentes, como resfriados e gripes, também podem levar à inflamação das amígdalas e ao aumento do acúmulo de detritos e bactérias, o que contribui para a formação de bolinhas brancas na garganta.

Como prevenir as bolinhas brancas na garganta?

Você concorda que é melhor prevenir do que remediar? Pois então vai gostar de saber que é possível evitar os cáseos e as medidas são muito simples! Separamos algumas dicas para que você se livre das bolinhas brancas na garganta que causam mau hálito. Acompanhe!

Tenha uma boa higiene bucal

Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e use fio dental regularmente para remover os resíduos dos alimentos e as bactérias que podem se acumular na boca. Lembre-se de que uma escovação adequada deve durar pelo menos 2 minutos: nada de passar a escova rapidinho e achar que a missão foi cumprida!

Use um bom enxaguante bucal

Após a escovação e o uso do fio dental, outra dica que manterá as bolinhas brancas distantes é o uso do enxaguante bucal antisséptico. Esse produto ajuda a reduzir a quantidade de bactérias na boca, mas é importante escolher o produto adequadamente, caso esteja com dúvidas, busque recomendações do seu dentista.

Faça a limpeza da língua

Não se esqueça de limpar a língua! Muitas pessoas negligenciam essa etapa, mas é fundamental para uma boa higiene bucal. Use um raspador de língua ou até mesmo a sua escova dental para remover as bactérias e detritos que se acumulam na superfície da língua.

Chegamos ao fim deste post e agora você já sabe o que são bolinhas brancas na garganta, além de ter descoberto que encontrá-las pode ser desconfortável, mas geralmente, elas não representam um problema sério de saúde.

Com algumas medidas simples, como as que apontamos no texto e o cuidado com a sua alimentação e hidratação, fica fácil mantê-las distante da sua boca. Lembre-se, porém, que se os cáseos persistirem ou causarem desconforto significativo, você deve entrar em contato com o seu dentista, ok?

Vamos ainda mais a fundo neste estudo sobre os cáseos amigdalianos? Então siga a leitura!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.