Agende sua avaliação

Você sabe como limpar a língua? Descubra agora a sua importância!

Tempo de leitura 3 min

Responda rápido: você se lembra de limpar a língua quando vai escovar os dentes? Muita gente não inclui essa etapa no ritual de higienização bucal. Assim, nem desconfia que pode ter alguns problemas causados justamente por não fazer a limpeza dessa região.

Se você tem o dia a dia corrido, não precisa se preocupar, já que é bem prático manter a sua língua livre de resíduos, saudável e, o melhor, longe do mau hálito.

Quer saber como fazer essa limpeza e por que ela é tão necessária? Acompanhe as informações que reunimos neste post e descubra como fazer uma higienização bucal completa!

Por que é importante limpar a língua?

Uma das finalidades da escovação dos dentes é eliminar os restinhos de alimentos que ficam entre eles, no esmalte e na linha da gengiva, certo? Só que nesse processo não dá para se esquecer de limpar a língua, porque lá também ficam resíduos acumulados, que não vão embora sozinhos.

Assim, essa etapa é essencial para que a gente garanta que a boca vai estar limpa de verdade, já que você retirou a sujeira de todos os cantinhos.

Os benefícios de fazer a higienização da língua são vários. Veja abaixo.

Elimina a saburra lingual

Sabe aquela camada branca que fica sobre a parte posterior da língua? É a saburra lingual, formada por muco, células mortas e também por resíduos dos alimentos que consumimos.

Além de ter uma aparência ruim, a saburra ajuda no surgimento da placa bacteriana, podendo ocasionar outros problemas bucais, e é responsável pelo mau hálito.

Previne o mau hálito

A saburra lingual, quando não é eliminada na escovação, pode ter um cheiro ruim, fazendo com que a pessoa tenha halitose ou mau hálito. É claro que existem outras causas para o problema, mas muita gente fica com um odor desagradável na boca justamente por não ter o costume de limpar a língua.

Reduz as chances de cárie

Os resíduos acumulados na língua são um prato cheio para as bactérias, podendo contribuir para o surgimento da cárie e da gengivite.

Como fazer essa higienização do jeito certo?

Viu só quantas vantagens você vai ter ao limpar a língua? A boa notícia é que é muito fácil fazer essa higienização. Após escovar os dentes e usar o fio dental, você pode passar a escova sobre a língua com movimentos suaves para eliminar a saburra.

Tem algumas escovas que, na parte de trás, vem com um limpador próprio, o que também pode ajudar. Quem preferir, pode usar o limpador lingual, que é uma haste plástica: é só passar sobre a língua sem fazer muita pressão para, aos poucos, eliminar a camada de resíduos. Por último, enxágue bem a boca.

Qual a influência da hidratação na manutenção da saúde da língua?

Além de fazer a higienização da língua, lembre-se também de beber bastante água ao longo do dia. É que a hidratação vai fazer você produzir mais saliva, substância que ajuda na limpeza da boca, reduzindo o acúmulo de resíduos e contribuindo para que sua língua fique mais saudável, ou seja, com seu aspecto natural, que é ser lisinha e rosada.

Comece agora a limpar a língua sempre que for escovar os dentes. No começo pode parecer estranho, mas, com o tempo, você se acostuma e pode exibir um sorriso mais saudável e bonito.

Quer mais dicas de saúde bucal para o seu dia a dia? Assine a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

3 Comentários

  1. Preciso de uma unidade que atenda em Camaçari,e entrar em contato para fazer plano odontológico.

    1. Valmira, faz tempo que cê mandou essa mensagem mas deu certo? Tá tudo bem?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.