4 opções de tratamento para dentes amarelados
O amarelamento dos dentes pode fazer com que a pessoa perca a autoestima, sorria menos e tenha sua autoconfiança afetada. Há vários fatores que podem causar esse problema, como o consumo de determinados alimentos — o café, por exemplo — o tabagismo, desgaste natural com o tempo, acidentes etc.
Embora seja uma situação desagradável, ela não precisa e nem deve ser permanente, afinal, há uma série de tratamentos possíveis para eliminar ou atenuar o efeito amarelado nos dentes. São procedimentos para todos os tipos de orçamentos e casos.
Veja abaixo os principais tratamentos para dentes amarelados e descubra o que melhor se adequa ao seu perfil!
Como dentes mais brancos melhoram a autoestima?
Fazer o tratamento para lidar com dentes amarelos é fundamental para melhorar a sua autoestima. Por exemplo, ao escolher a opção mais adequada, é possível alcançar uma aparência mais saudável e atraente.
Com isso, você desenvolve uma autoconfiança maior, levando a uma melhora na sua autoestima. O sorriso também se torna mais atraente, melhorando a sua comunicação não verbal e as interações sociais.
Ou seja, fazer um bom tratamento para dentes amarelados tende a trazer vários benefícios para a sua vida. Porém, vale buscar por profissionais de odontologia bem qualificados para ter eficácia nesse procedimento.
É fácil tratar dentes amarelos?
Podem existir diferentes complexidades na hora de fazer o tratamento para dentes amarelos. Por exemplo, os casos leves podem ser resolvidos de maneira mais simples, por meio de escovação, uso de fio dental e o clareamento mais tradicional.
No entanto, podem existir casos em que a descoloração dental foi mais profunda. Assim, torna-se necessário procurar auxílio de um dentista para entender qual é o melhor procedimento para resolver o problema.
Ao ser acompanhado e supervisionado por um dentista da sua confiança, é possível ter resultados mais significativos e duradouros, assegurando um tratamento eficaz e seguro para dentes amarelos.
Quais são os tratamentos para dentes amarelos?
Agora que você já sabe os benefícios de fazer um tratamento para dentes amarelos, que tal descobrir quais são as possibilidades existentes? A seguir, listamos os principais e como eles funcionam. Continue lendo e confira!
1. Clareamento dental
O primeiro tratamento para amenizar o amarelado dos dentes é o clareamento. Ele está entre as opções mais buscadas para resolver esse tipo de problema e pode ser realizado de maneira convencional — quando o dentista aplica substâncias que removem a camada mais externa dos dentes — tornando o sorriso mais homogêneo e branco.
Há também o clareamento com laser, em que os compostos químicos utilizados para a realização do branqueamento são ativados por luz. Em ambos os casos, cabe ao paciente seguir os protocolos de manutenção para prolongar o efeito do branqueamento.
2. Abrasão superficial
A abrasão superficial (peeling dental), é um procedimento tradicional e eficaz na remoção de manchas amareladas nos dentes. O tratamento consiste na utilização de substâncias abrasivas sobre a superfície dentária.
Assim, ela funciona como uma espécie de polimento, que visa a eliminação das impurezas que possam estar prejudicando o sorriso. Porém, é preciso avaliar o seu caso e contar com a ajuda de profissionais especializados para evitar que a abrasão seja feita de maneira inadequada.
3. Facetas dentárias
As facetas dentárias estão em alta nos últimos anos, por ser um procedimento comum entre os famosos. Nesse tratamento, os dentes escurecidos, danificados ou mal formados são cobertos por uma camada de porcelana ou resina, que devolve, além do formato, a brancura dos dentes.
O processo, em geral, pode envolver a preparação mínima da superfície dentária, a criação de moldes precisos dos dentes e a aplicação final das facetas personalizadas para atender o seu caso em específico.
Por isso, é preciso realizar uma avaliação com um dentista da sua confiança. Assim, você tem todas as condições para ter de volta a autoestima e a naturalidade do sorriso — além de contribuir para a alimentação, retornando a capacidade de mastigação e mordida ideal.
4. Resinas compostas
As resinas são utilizadas para restaurações em dentes com cárie e também podem ser utilizadas para tratar dentes amarelados, cobrindo a superfície dental. É um procedimento que promove um bom resultado estético, com o custo mais baixo.
Um ponto importante em relação à resina é que, se o paciente não mudar os hábitos, aumentando os seus cuidados em relação aos dentes, o material pode adquirir manchas ao longo do tempo.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha uma melhor base para escolher o melhor tratamento para dentes amarelos, que permitirá a recuperação de sua autoestima. Há tratamento para todas as necessidades e, certamente, você encontrará um que se encaixe em seu perfil.
Quais são os cuidados para manter os dentes brancos?
Após fazer o tratamento mais apropriado para você, é preciso adotar uma série de cuidados para garantir que seus dentes fiquem brancos por um longo tempo e você não precise passar por um novo procedimento.
Nesse sentido, existem diversas práticas que podem auxiliar na higienização adequada para evitar dentes amarelos e outros tipos de problemas, entre as quais se destacam:
- faça a higienização consistente — é preciso escovar os dentes com consistência e usar os produtos adequados para a higienização, como cremes e fio dental;
- evite alimentos pigmentados — existem alimentos que, em excesso, podem manchar os dentes, como café, vinho tinto, molho de soja e outros, por isso, evite-os;
- elimine o consumo do tabaco — o tabaco tende a gerar prejuízos para diversas áreas da sua saúde, inclusive a bucal;
- cuide com o uso de medicamentos — várias medicações, como certos antibióticos, podem causar manchas nos dentes e, por isso, é preciso ter precaução;
- mantenha consultas regulares — agende atendimentos regulares com o dentista para limpezas e check-ups.
Não esqueça de escolher uma clínica de confiança para cuidar de sua saúde bucal, optando por uma marca que tenha experiência de mercado e presença em todo o Brasil, como a OdontoCompany. Temos mais de 30 anos de dedicação em tratar pessoas no Brasil inteiro, com técnicas avançadas em Ortodontia, Dentística, Estética, Endodontia, Implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia, com segurança e conforto.
Gostou do post? Quer saber como a OdontoCompany pode ajudar no tratamento dos seus dentes? Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”