O que é briquismo e como se diferencia do bruxismo?
O ranger dos dentes é um incômodo que aborrece muitas pessoas, afinal, trata-se de um transtorno que traz prejuízos para a saúde bucal. Nesse contexto, é comum ouvirmos falar sobre o bruxismo, certo? Contudo, o ranger e apertar dos dentes pode ocorrer em circunstâncias diferentes, caracterizando o briquismo.
Quer entender melhor o que é briquismo, como identificar, qual deve ser o tratamento e as diferenças entre esse problema e o bruxismo? Vem com a gente e confira o post que preparamos para você!
O que é briquismo e quais são as suas características?
O briquismo é um distúrbio que consiste em ranger e fazer pressão nos dentes quando a pessoa está acordada, ou seja, torna-se um hábito que ocorre durante o dia. Assim, é um problema que pode trazer bastante desconforto ao paciente, como dores na mandíbula, na cabeça e nos dentes, além de desgastes.
Então, é como se a pessoa realizasse uma força para morder, fazendo com que esse atrito atinja em cheio os dentes. Nesse cenário, a saúde bucal fica prejudicada, pois além dos incômodos citados, o briquismo pode levar a desordens articulares na ATM (articulação temporomandibular), causando dores musculares e incômodos para mastigar ou falar.
Saiba ainda que, em situações mais graves, o briquismo pode ocasionar até mesmo quebra dos dentes, retração da gengiva e doenças periodontais.
Quais são as causas do transtorno?
Mas, afinal, o que pode levar uma pessoa a desenvolver o briquismo? As causas para o transtorno estão relacionadas a questões emocionais, como situações de estresse e ansiedade. Dessa maneira, ao viver um momento de tensão, o indivíduo começa a pressionar e ranger os dentes.
Assim, o briquismo é considerado um hábito parafuncional, que a pessoa faz sem perceber. Ao passar por uma situação de estresse ou ficar muito ansiosa, automaticamente, passa a ranger e apertar os dentes. Em muitos casos, em momentos em que a pessoa precisa se concentrar para trabalhar ou estudar, também pode ficar tensa e causar o atrito.
Com o briquismo, o ato de pressionar os dentes torna-se recorrente e pode ser comparado à mania que muitas pessoas têm de roer as unhas, por exemplo.
Além do estresse, o uso de alguns medicamentos, de álcool e de bebidas estimulantes também pode levar o paciente a ranger os dentes durante o dia.
Qual a diferença entre briquismo e bruxismo?
Ao entender o que é briquismo, é comum que muita gente pense que se trata do mesmo que bruxismo. Os problemas são semelhantes, pois estamos falando de condições em que a pessoa pressiona e range os dentes, levando ao seu desgaste e a outros incômodos.
A diferença entre os dois é que o bruxismo é um transtorno que ocorre enquanto a pessoa está dormindo, já o briquismo ocorre enquanto ela está acordada. Na verdade, o briquismo também é conhecido como bruxismo de vigília.
Cabe acrescentar que existem pacientes que sofrem de bruxismo e briquismo ao mesmo tempo, ou seja, colocam força nos dentes em períodos que estão acordados e durante o sono.
Como é possível identificar o briquismo?
No caso do bruxismo, a pessoa que dorme perto de quem tem o transtorno escuta o ruído causado pelo atrito nos dentes, podendo alertar sobre a condição. Por outro lado, quando a pessoa tem briquismo, pode demorar para que ela desconfie do problema.
Nessa hora, passar pelas consultas regulares com o dentista é a melhor opção, pois o profissional pode detectar o desgaste na dentição.
É preciso ainda que o paciente procure o dentista quando sentir dores nos dentes, músculos e articulações da face, a fim de que o problema possa ser diagnosticado, evitando prejuízos maiores para a saúde bucal.
Na consulta, o dentista vai investigar o histórico de saúde e os hábitos do paciente, além de realizar o exame clínico, para fazer o diagnóstico.
Como é o tratamento para o briquismo?
Ao notar alguns dos sintomas do briquismo, ou em caso de suspeitas por parte do dentista, é importante tentar entender os fatores de risco para o ranger e o apertar dos dentes.
Ao descobrir que os momentos de estresse levam ao atrito nos dentes, a pessoa começa a ficar consciente desse hábito e pode se policiar para não aliviar a tensão dessa forma.
No entanto, claro que não é algo tão simples. Por isso, dependendo do caso, pode ser necessário um atendimento multidisciplinar, que inclua atendimento médico e sessões de psicoterapia para o paciente reduzir o estresse ou a ansiedade.
As mudanças de rotina, a realização de exercícios físicos de forma regular e a prática de atividades mais relaxantes, como a meditação ou a yoga, também podem ser necessárias para o paciente driblar os momentos de tensão e viver cada vez melhor.
Vale salientar que tanto o bruxismo quanto o briquismo são condições que não têm cura. Contudo, existem tratamentos que podem aliviar os sintomas. Um deles é o uso de um dispositivo móvel chamado de placa protetora (placa de mordida ou miorrelaxante), que pode ser confeccionado em silicone ou resina acrílica e utilizado durante o dia, ou quando o paciente estiver dormindo.
O objetivo dessa placa é proteger os dentes, evitando que entrem em atrito. Assim, ela protege a dentição, os músculos e as articulações do paciente, diminuindo os desgastes e as dores, quadro que impacta diretamente a saúde bucal e a qualidade de vida.
Para tratar o briquismo ou o bruxismo, há ainda a alternativa de aplicação de toxina botulínica, substância que reduz a tensão e a contração dos músculos da mastigação. O procedimento é realizado pelo dentista e tem efeito temporário.
Agora você já sabe o que é briquismo e as principais diferenças desse transtorno para o bruxismo. O importante é que o paciente não negligencie as dores de cabeça, nos músculos e nas articulações da face, para que possa procurar o dentista, ter o diagnóstico e receber o tratamento.
Precisa cuidar da saúde bucal e procura uma clínica completa para ter o melhor atendimento e tratamento? Entre em contato com a OdontoCompany e veja como é fácil manter o sorriso sempre bonito e saudável!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”