Agende sua avaliação

Entenda a diferença entre gengivite e periodontite

Tempo de leitura 3 min

A gengivite e a periodontite consistem em problemas bucais que afetam inicialmente a região da gengiva. Por essa razão, elas são muito confundidas pelos pacientes. Mesmo que apresentem semelhanças, consistem em problemas diferentes.

A gengivite é a fase inicial da doença e pode ser tratada, já a periodontite é um estágio mais avançado do problema e, se não for tratada corretamente, pode provocar diversos danos à saúde bucal do indivíduo.

Continue a leitura e saiba mais a respeito da diferença entre gengivite e periodontite!

Quais as características da gengivite e da periodontite?

Normalmente, a gengivite caracteriza-se pelo surgimento de uma vermelhidão e um inchaço na região da gengiva, bem como pelo sangramento ao utilizar o fio dental ou ao escovar os dentes.

Já na periodontite, é recorrente a formação de uma bolsa periodontal, ou seja, uma bolsa constituída por microrganismos. Isso faz com que ela fique mais suscetível à contaminação e desenvolva tártaro na região. Ainda, a gengiva é afastada dos dentes.

Quais as principais diferenças?

Após conhecer as principais características da gengivite e da periodontite, é válido saber mais informações a respeito das diferenças entre elas. Assim, é possível realizar um tratamento mais satisfatório e de acordo com as suas necessidades. Confira a seguir!

Causas

A gengivite e a periodontite aparecem devido ao acúmulo de placa bacteriana e ambas consistem em problemas periodontais. No entanto, existem outras causas que podem ocasionar as doenças bucais, como tártaro, cárie, má oclusão, medicamentos, cigarro, entre outras. É necessário ressaltar que a periodontite surge se o problema inicial não for tratado, ou seja, a gengivite.

Fase do problema

Caso o paciente não busque cuidar do problema bucal, a gengivite pode progredir para uma periodontite. Para encerrar com a doença na fase inicial, é fundamental ir a uma clínica odontológica especializada para iniciar o tratamento.

Sintomas

Os principais sintomas da gengivite são sangramento, inchaço e vermelhidão. Já a periodontite pode apresentar os sintomas da gengivite em conjunto com mau hálito, retração gengival, dentes moles, alterações no paladar e queda de dentes.

Tratamento

Geralmente, na gengivite é preciso ter um cuidado especial com a limpeza dos dentes, sendo necessário realizar uma profilaxia com um profissional odontológico. Ainda, pode ser indicada a utilização de antibióticos e anti-inflamatórios.

Na periodontite, é fundamental uma atenção maior, uma vez que é um problema bucal mais grave. O tratamento se inicia com uma limpeza profunda e um eficiente controle da infecção, com o objetivo de evitar maiores prejuízos aos tecidos. Após esse procedimento, o especialista inicia o processo de recuperação dos tecidos gengivais, que é realizado por meio de uma cirurgia de recomposição gengival e óssea.

Como prevenir a gengivite e a periodontite?

Para prevenir o surgimento da gengivite ou da periodontite, é fundamental visitar regularmente o dentista para realizar uma limpeza adequada dos dentes. Durante esse processo, é retirada toda a placa bacteriana que pode afetar o seu sorriso e a sua qualidade de vida.

Portanto, busque uma clínica odontológica que seja referência no mercado para iniciar o tratamento bucal. A forma mais eficiente de evitar o surgimento da gengivite e da periodontite é por meio da prevenção. Ir ao dentista com frequência é primordial para evitar maiores contratempos.

Gostou do post sobre as diferenças entre gengivite e periodontite? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e fique por dentro de outros assuntos. Estamos no Instagram e no Facebook!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.