Endodontia: entenda melhor essa especialidade
Existem diversas especialidades odontológicas, entre elas, a endodontia. Trata-se do profissional responsável por deixar os dentes em seus lugares, saudáveis e brancos. A especialidade é fundamental para o sucesso de diversos tratamentos relacionados à reabilitação oral. É muito comum os pacientes o procurarem para fazer canal.
Mas é importante ressaltar que um endodontista é capaz de realizar diversos outros procedimentos. Assim, é fundamental ir até uma clínica odontológica para encontrar o especialista e iniciar o tratamento conforme suas necessidades. Continue a leitura e saiba mais a respeito da endodontia!
O que é endodontia?
Trata-se da área da odontologia que cuida de lesões e doenças que envolvem a raiz e a polpa do dente. Assim, os profissionais são capazes de tratar os problemas internos da boca, garantir a saúde bucal e manter a estética do sorriso.
Além disso, a especialidade envolve procedimentos mais simples e complexos, visto que o principal objetivo é manter os dentes saudáveis. Hoje, com a ajuda da tecnologia avançada, é possível realizar exames de imagem modernos, assim, o profissional consegue ter uma visão mais clara e ampla da polpa dentária para iniciar o tratamento mais adequado.
Qual a finalidade de um tratamento de endodontia?
A principal finalidade do tratamento da endodontia é salvar os dentes do paciente para que não exista a chance de perda ou inserção de um implante. A polpa pode ser afetada por diversos fatores, como lesão traumática ou doenças periodontais.
Alguns desses fatores podem potencializar danos à polpa, entre eles, cáries, fraturas e infecções bacterianas. O tratamento é fundamental para evitar maiores contratempos, uma vez que ninguém deseja ficar sem um dente.
Para garantir o salvamento do dente, o especialista recorre a diversas opções de tratamento para garantir um bom resultado. Algumas pessoas têm receio de ir ao consultório odontológico, com isso, acabam desenvolvendo diversos problemas dentários mais graves.
Quando buscar por esse profissional?
Ao machucar os dentes ou sofrer algum trauma, ao sentir qualquer inchaço ao redor da gengiva, dentes ou rosto, e qualquer incômodo bucal, é necessário buscar por um profissional. A seguir, confira as principais situações que devem levar você a procurar um endodontista!
Cáries profundas
Ao apresentar cárie, é fundamental ir até o especialista para iniciar os cuidados, principalmente quando ela já estiver profunda. Em situações mais graves, pode ser necessário a realização de um canal ou até mesmo a retirada do dente. Normalmente, os problemas de cáries são tratados de forma rápida e simples.
Fraturas
Em situações de fraturas na estrutura do dente, é primordial buscar pelo endodontista o mais rápido possível, uma vez que ele realizará o diagnóstico para o seu problema e poderá tratá-lo da melhor forma. Saiba que o especialista tem conhecimento necessário para reverter o problema.
Muita sensibilidade
A sensibilidade consiste em um problema dentário que afeta grande parte dos brasileiros. Ela surge por causa da retração gengival ou devido ao desgaste dentário. Logo, ao sentir muita sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios, ao escovar os dentes ou ao consumir alimentos azedos, é preciso procurar um especialista para iniciar o tratamento e, consequentemente, aliviar o incômodo.
Dor localizada
Ao sentir dor localizada e persistente, é fundamental ir até uma clínica odontológica. Isso porque, várias situações podem ocasionar o incômodo e, se não realizar o tratamento correto, a situação pode piorar.
Dessa forma, é importante destacar que diversas situações podem provocar dor no dente, como cáries, gengivites e placas bacterianas. Por essa razão, a visita regular ao profissional não pode ser negligenciada.
Como se relaciona com a prótese?
O tratamento endodôntico é feito com a finalidade de preencher corretamente o local interno radicular que foi ocupado pela polpa, mas danificado por causa de uma cárie. O profissional, busca estratégias para aumentar a permanência do dente na boca ou criar soluções eficientes para que o dente consiga receber uma estrutura protética.
Dessa forma, ao não ser possível restaurar o dente, é necessário a inserção de uma prótese dentária, para que o paciente tenha um sorriso bonito, consiga mastigar e não tenha o processo respiratório e a autoestima afetados.
Nesse contexto, é necessário ressaltar que a prótese é um importante dispositivo dentário, uma vez que ela substitui os dentes que foram perdidos. Saiba que elas podem ser removíveis ou fixas. O dentista indicará o tratamento e a opção mais indicada. A aparência das próteses é muito parecida com a estética dos dentes naturais.
Como diferenciar endodontia de periodontia e ortodontia?
A endodontia apresenta diferenças com as outras áreas da odontologia, como a periodontia e a ortodontia. A primeira é responsável por tratar e cuidar da doença periodontal, que surge por causa do acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes. Caso não seja retirada corretamente, as bactérias presentes depositam substâncias tóxicas e estimulam uma resposta inflamatória crônica que pode levar à perda óssea ou perda da gengiva.
Ao descobrir o problema na fase inicial, o especialista fará uma raspagem para retirar a placa bacteriana. Em casos mais avançados, existe a necessidade de retirar o excesso gengival por um procedimento cirúrgico.
Já a ortodontia é uma especialidade que corrige a posição dos ossos maxilares e dos dentes. Quando eles estão posicionados de maneira inadequada, as pessoas não conseguem mantê-los limpos e podem perdê-los antes do tempo por causa de doenças periodontais.
Além do mais, o posicionamento errado dos dentes pode ocasionar estresse muscular, dores de cabeça, síndrome da ATM e diversas dores no corpo. Sendo assim, o tratamento ortodôntico tem como objetivo deixar a boca dos pacientes mais saudáveis e proporcionar uma aparência mais agradável aos dentes.
Portanto, para realizar um tratamento adequado e de acordo com as necessidades, é preciso conhecer melhor a respeito da endodontia. É perceptível que o especialista na área é capaz de solucionar diversos contratempos bucais. Para isso, é fundamental ir até uma clínica odontológica referência no assunto e que conta com profissionais capacitados e preparados.
Lembre-se que com alguns cuidados e com a visita regular ao dentista, é possível evitar a perda de um dente. Gostou do post? Então, aproveite para deixar um comentário para sabermos o que achou do assunto!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”