Quanto tempo dura a lente de contato dental?
Afinal, quanto tempo dura a lente de contato dental? Essa é uma dúvida de quem tem interesse em passar pelo tratamento odontológico e colocar as lentes para conquistar um sorriso mais bonito.
Em primeiro lugar, é importante saber que a durabilidade das lentes está relacionada com os cuidados que você adota na rotina para evitar corrosão do material, manchas ou rupturas na estrutura que comprometem o resultado do tratamento.
Você quer saber quanto tempo dura a lente de contato dental? Fique por aqui e continue a leitura.
Vamos lá?
O que é uma lente de contato dental?
A lente de contato dental é um procedimento estético que consiste em inserir uma lâmina de porcelana ou resina sobre o dente. O procedimento serve para corrigir falhas e garantir um sorriso mais bonito.
Esse processo envolve uma avaliação odontológica completa feita por um profissional responsável. A avaliação considera as falhas dentais, as possibilidades de reparo do sorriso, os tipos de lentes, o custo para o paciente e o formato do seu rosto.
É importante saber, antes de qualquer coisa, quem pode usar a lente de contato dental. O dentista precisa analisar as condições dentárias do paciente e avaliar se existe alguma doença associada.
Em alguns casos, é necessário finalizar um tratamento odontol[ogico antes de pensar na inserção da lente de contato dental.
Quanto tempo dura a lente de contato dental?
A lente de contato dental pode durar até 20 anos, desde que bem colocada pelo profissional. Para garantir essa durabilidade, também é preciso realizar avaliações periódicas e manter os cuidados recomendados.
A seguir, listamos alguns dos cuidados básicos para te ajudar. Olha só:
Evite roer unhas
As lentes de contanto são bem duráveis, mas alguns hábitos podem desgastá-las: roer unhas é um deles. Esse hábito pode ocasionar pequenas lascas nas lentes, facilitando o processo de quebra.
É um alerta principalmente para as pessoas que costumam abrir embalagens com os dentes ou ficam mordendo objetos ao longo do dia, gerando um processo lento e contínuo de corrosão das lentes.
Antes de pensar em colocar as lentes de contato dental, uma pessoa deve eliminar esse hábito de uma vez por todas para não gerar prejuízos à sua saúde e estética bucal.
Mantenha a higiene bucal
A boa higiene bucal é importante para evitar cáries, manter o hálito saudável e um sorriso bonito. A conservação das lentes de contato dental também depende desse hábito.
A escovação correta, o uso de fio dental e a visita periódica ao dentista são fatores que auxiliam na durabilidade das lentes de contato dental. É importante usar o fio dental diariamente, pois ele permite que você alcance sujeiras em regiões que a escova não alcança. Assim, evita-se o aparecimento de cáries e doenças gengivais.
Melhore seus hábitos alimentares
Talvez você já saiba que alguns alimentos possuem corantes naturais e outros são quimicamente coloridos. É bom manter o equilíbrio no consumo desses alimentos para evitar manchas nas lentes de contato dental.
Ao consumir alguma substância colorida, é recomendável escovar os dentes imediatamente em seguida para evitar o acúmulo de corante capaz de manchar as lentes de contato dental ao longo do tempo.
Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha entendido quanto tempo dura a lente de contato dental. Como vimos, manter os cuidados para conservar a lente também é um hábito que prolonga a sua duração. Portanto, é importante seguir as orientações de um profissional qualificado para manter um sorriso bonito e harmônico.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário aqui embaixo e conte-nos sua experiência com lente de contato dental.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”