Ortodontia

Lente de contato dental: será que eu posso usar?

setembro 4, 2018
Tempo de leitura 6 min

Você já ficou pensando que o seu sorriso poderia ser mais bonito, não é mesmo? Esteja certo de que você não é o único a se preocupar com a estética e a saúde bucal. Por isso, a odontologia traz novas técnicas — como a lente de contato dental — para quem deseja sorrir sem medo.

Neste post explicamos como funciona e para que serve essa lente especial. Continue a leitura e descubra para quais casos a aplicação da técnica é viável e por que ela deve ser feita por um profissional gabaritado!

O que é e para que serve a lente de contato dental?

As lentes de contato dental são laminados de porcelana que apresentam uma espessura finíssima (0,2 a 0,4 mm). Aplicadas nos dentes anteriores (aqueles que aparecem ao falar ou sorrir), elas são ideais para quem deseja ter dentes mais brancos, uma vez que essa peça os deixa mais resistentes à ação do tempo, além de apresentar um resultado estético bastante natural.

É um tratamento que ajuda a equilibrar o tamanho e o formato da dentição, já que seu molde, de alta precisão, é feito com as medidas do paciente em impressora 3D. Proporciona a beleza do sorriso e é um passo indispensável para quem quer ter estética e saúde em dia.

Para quais casos a aplicação é indicada?

A estrutura feita em porcelana é recomendada para muitos casos — desde a melhoria da diastema até o restauro de dentes que sofreram algum trauma. Veja a seguir as indicações:

  • restauração de dentes fraturados ou lascados;
  • auxílio nos tratamentos ortodônticos;
  • correção da coloração alterada na dentição — como manchas no esmalte dentário;
  • ajuste no espaço dental extra — diastema;
  • correção de ângulos;
  • aumento do comprimento ou da largura dos dentes;
  • acerto do contorno dos dentes.

Quais as contraindicações da lente de contato?

Você já sabe para quem a técnica é recomendada, contudo, existem pessoas que não devem recorrer às lentes de contato dental, como crianças ou adolescentes, que ainda estão em fase de crescimento facial.

A contraindicação se estende também a quem tem dentes acinzentados por tratamento de canal, pacientes que têm dentes com extensas restaurações ou desgastados pelo bruxismo. Por fim, em caso de transferência de grupos dentários por tratamento dos incisivos laterais, as lentes tampouco devem ser colocadas.

Como é feito o procedimento?

Antes de realizar o procedimento, é feita uma avaliação das condições de saúde bucal do paciente. Se houver algum problema — como cárie ou gengivite —, o dentista precisa tratá-lo para só depois colocar as lentes de contato dental.

Há situações ainda de paciente com uma tonalidade mais escurecida dos dentes, em que pode ser necessária a realização do clareamento dentário. Desse modo, o procedimento com esses revestimentos terá um resultado superior.

Para o tratamento, o especialista analisa a face e o sorriso do paciente, fazendo uso de fotografias, radiografias e de imagens digitais da cavidade bucal para um planejamento preciso. Com isso, o paciente consegue saber como será o resultado do tratamento e fica mais tranquilo e confiante. Depois, as lentes são confeccionadas em uma impressora 3D.

Para fixar esses laminados, pode ser necessário um desgaste dental bem sutil para que o encaixe de cada peça, colada dente a dente, seja perfeito. Em muitos casos, é possível fazer a colocação das lentes sem nenhum preparo prévio na superfície dental. Um dentista qualificado saberá avaliar cada situação.

Esse material é durável?

Muita gente tem dúvida se esses revestimentos de porcelana são duráveis. Saiba que uma de suas vantagens é exatamente ser resistente e ter alta durabilidade. Se o paciente tomar alguns cuidados simples no dia a dia, essas peças podem durar até cerca de 20 anos.

Acompanhe a seguir como o paciente que fez o tratamento pode garantir um sorriso com um aspecto bonito e com coloração natural por bastante tempo:

  • realizando a higienização bucal com uma escova de cerdas macias e creme dental pouco abrasivo. É importante ainda ter o cuidado de fazer movimentos suaves;
  • evitando alimentos e bebidas que possam manchar as peças — como café, vinho, açaí e refrigerantes;
  • tendo cuidado com alimentos muito duros — como torresmo;
  • policiando-se para não roer unhas ou morder tampas de caneta;
  • evitando fumar;
  • fazendo o check-up odontológico para que o profissional possa acompanhar as condições de saúde bucal e das lentes de contato.

Quais os benefícios de fazer esse tratamento?

O tratamento com a lente de contato dental é cada vez mais procurado, porque traz diversos benefícios ao paciente. Confira a seguir!

Rapidez no procedimento

Como é realizado um planejamento preciso, todo o procedimento é feito de forma rápida sem incômodos. Dependendo do caso, é possível finalizar o tratamento em apenas duas sessões.

Harmonia no sorriso

Com um único tratamento, você pode corrigir uma série de imperfeições no sorriso, deixando seus dentes mais bonitos e uniformes.

Estrutura dental preservada

Para fixar as peças de porcelana, o paciente pode ficar tranquilo, pois o desgaste na estrutura dental, quando necessário, é mínimo.

Sorriso natural

A porcelana, além de sua resistência, confere um resultado estético incrível — deixando os dentes com a mesma tonalidade e brilho de um sorriso natural.

Melhora da autoestima

Com o sorriso dos sonhos, a pessoa fica mais confiante e segura — o que vai impactar positivamente as suas relações sociais e até a sua vida profissional. Afinal, ela não terá vergonha de conversar ou sorrir por conta de alguma imperfeição nos dentes.

Por que colocar a lente dental com um especialista?

Se você tem interesse em fazer esse procedimento, a dica é procurar um especialista, ou seja, o dentista preparado para realizar essa técnica de estética bucal. Além disso, antes de se submeter ao processo, você deve focar em consultórios que aliam a qualidade dos profissionais ao uso de tecnologia de ponta dos equipamentos.

Dessa maneira, o resultado do tratamento será de excelência: o profissional fará um planejamento individualizado para o paciente, a lente de contato será bem-colocada e o procedimento será altamente resistente e durável. Sem contar que o resultado ficará natural, pois um bom profissional é cuidadoso com a escolha da coloração desses laminados.

Agora você já conhece uma nova técnica da odontologia: a lente de contato dental. Então, se você apresenta alguma das imperfeições que podem ser corrigidas com esse tratamento, procure uma clínica com profissionais especializados nesse procedimento e transforme seu sorriso.

Falando em estética bucal, fique por dentro também do que fazer para ter um sorriso mais bonito!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário