Agende sua avaliação
lente de contato dental

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

Tempo de leitura 3 min

Afinal, quanto tempo dura a lente de contato dental? Essa é uma dúvida de quem tem interesse em passar pelo tratamento odontológico e colocar as lentes para conquistar um sorriso mais bonito.

Em primeiro lugar, é importante saber que a durabilidade das lentes está relacionada com os cuidados que você adota na rotina para evitar corrosão do material, manchas ou rupturas na estrutura que comprometem o resultado do tratamento.

Você quer saber quanto tempo dura a lente de contato dental? Fique por aqui e continue a leitura.

Vamos lá?

O que é uma lente de contato dental?

A lente de contato dental é um procedimento estético que consiste em inserir uma lâmina de porcelana ou resina sobre o dente. O procedimento serve para corrigir falhas e garantir um sorriso mais bonito.

Esse processo envolve uma avaliação odontológica completa feita por um profissional responsável. A avaliação considera as falhas dentais, as possibilidades de reparo do sorriso, os tipos de lentes, o custo para o paciente e o formato do seu rosto.

É importante saber, antes de qualquer coisa, quem pode usar a lente de contato dental. O dentista precisa analisar as condições dentárias do paciente e avaliar se existe alguma doença associada.

Em alguns casos, é necessário finalizar um tratamento odontol[ogico antes de pensar na inserção da lente de contato dental.

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

A lente de contato dental pode durar até 20 anos, desde que bem colocada pelo profissional. Para garantir essa durabilidade, também é preciso realizar avaliações periódicas e manter os cuidados recomendados.

agendamento

A seguir, listamos alguns dos cuidados básicos para te ajudar. Olha só:

Evite roer unhas

As lentes de contanto são bem duráveis, mas alguns hábitos podem desgastá-las: roer unhas é um deles. Esse hábito pode ocasionar pequenas lascas nas lentes, facilitando o processo de quebra.

É um alerta principalmente para as pessoas que costumam abrir embalagens com os dentes ou ficam mordendo objetos ao longo do dia, gerando um processo lento e contínuo de corrosão das lentes.

Antes de pensar em colocar as lentes de contato dental, uma pessoa deve eliminar esse hábito de uma vez por todas para não gerar prejuízos à sua saúde e estética bucal.

Mantenha a higiene bucal

A boa higiene bucal é importante para evitar cáries, manter o hálito saudável e um sorriso bonito. A conservação das lentes de contato dental também depende desse hábito.

A escovação correta, o uso de fio dental e a visita periódica ao dentista são fatores que auxiliam na durabilidade das lentes de contato dental. É importante usar o fio dental diariamente, pois ele permite que você alcance sujeiras em regiões que a escova não alcança. Assim, evita-se o aparecimento de cáries e doenças gengivais.

Melhore seus hábitos alimentares

Talvez você já saiba que alguns alimentos possuem corantes naturais e outros são quimicamente coloridos. É bom manter o equilíbrio no consumo desses alimentos para evitar manchas nas lentes de contato dental.

Ao consumir alguma substância colorida, é recomendável escovar os dentes imediatamente em seguida para evitar o acúmulo de corante capaz de manchar as lentes de contato dental ao longo do tempo.

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha entendido quanto tempo dura a lente de contato dental. Como vimos, manter os cuidados para conservar a lente também é um hábito que prolonga a sua duração. Portanto, é importante seguir as orientações de um profissional qualificado para manter um sorriso bonito e harmônico.

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário aqui embaixo e conte-nos sua experiência com lente de contato dental.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.