Qual é o impacto da alimentação na saúde dos dentes? Entenda!
Quem não deseja cuidar do organismo e ficar com um sorriso bonito e saudável? A resposta parece óbvia, mas o que muita gente não sabe é que existe impacto da alimentação na saúde dos dentes, prejudicando, em alguns casos, ou melhorando o funcionamento e a aparência da boca.
Pensando nisso, nós mostraremos como a alimentação impacta a saúde bucal e listamos para você, os principais alimentos que ajudam a fortalecer a dentição, evitando, consequentemente, problemas na cavidade oral.
Continue a leitura e aprenda mais sobre esse assunto!
Por que existe impacto da alimentação na saúde dos dentes?
A alimentação tem uma relação direta com a saúde dos dentes, motivo pelo qual alimentos ricos em fibras, cálcio, vitaminas C e D, por exemplo, ajudam a manter os dentes saudáveis, combatendo, inclusive, a ação de micro-organismos.
No entanto, quando o paciente não segue uma dieta equilibrada e consome alimentos com grande quantidade de sódio, gordura e açúcar, ocorre a deficiência dos nutrientes que mantêm a saúde bucal, levando a problemas como o mau hálito, a cárie, a gengivite (inflamação na gengiva) e a periodontite (agravamento da gengivite).
Dessa forma, quem quer manter os dentes funcionais e ficar com o sorriso harmônico deve redobrar o cuidado com a alimentação, apostando em uma dieta rica em nutrientes e, claro, consumindo bastante água ao longo do dia.
Que alimentos contribuem para uma boa saúde bucal?
Até aqui, vimos como a alimentação afeta as funções e a estética dos dentes. Mas a dúvida que resta é sobre os alimentos que contribuem, decisivamente, para a saúde bucal, certo? Confira os principais!
Leite
A ingestão de leite, de maneira geral, contribui para a saúde dos ossos. O motivo é que o produto tem alta concentração de cálcio, um mineral bastante necessário para o corpo humano, contribuindo para mineralizar os dentes, além de fortalecer outras estruturas ósseas da face e da boca.
Gengibre
Planta herbácea originária da Ásia, o gengibre é um forte aliado para a saúde dental, podendo ser usado em forma de xarope ou em pequenos pedaços da raiz para acabar com o mau hálito e evitar infecção na garganta.
Maçã
A maçã também não pode faltar na dieta de quem quer manter a saúde bucal em dia. A justificativa é que mastigar essa fruta estimula o tecido gengival e aumenta a quantidade de saliva, evitando a proliferação de bactérias na cavidade.
Peixes
Por fim, os peixes são ricos em ômega 3, um tipo de gordura saudável que fortalece os dentes e aumenta a resistência dos ossos do corpo. Além disso, o alimento contém flúor, atuando na prevenção de cárie e outras doenças causadas por bactérias na boca.
Aqui, você aprendeu qual é o impacto da alimentação na saúde dos dentes. Por isso, se não quer sofrer com disfunções na cavidade bucal, é importante modificar os hábitos alimentares e adotar uma rotina de atividade física, buscando, sempre que possível, a ajuda do cirurgião-dentista para manter a dentição bonita e saudável.
O artigo foi realmente útil para você? Se sim, continue se informando sobre doenças bucais e dicas para cuidar do sorriso. Agora, saiba como evitar a cárie!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
5 Comentários