Transformação digital em odontologia: entenda quais são os impactos!

Tempo de leitura 6 min

A tecnologia promove mudanças de hábitos nas mais diversas esferas da sociedade. Realizar um pedido no restaurante predileto ou solicitar um táxi são algumas das atividades que sofreram mudanças disruptivas. Nesse cenário, o campo da odontologia também é fortemente impactado por novas mudanças tecnológicas.

Sabe quais os benefícios dessa transformação para as clínicas? Essa e muitas outras informações você vai descobrir no material completo que preparamos para você logo abaixo. Continue a leitura!

Como a transformação digital mudou o trabalho na odontologia?

Essa pergunta é muito importante para compreender o impacto dos recursos tecnológicos no campo de trabalho. Em primeiro lugar, é preciso analisar esse processo sob a lógica da captação de clientes. Anteriormente, o marketing dos serviços de um odontologista era feito por mídias tradicionais: jornais, televisão, panfletos, entre outros.

Atualmente, quem pretende se manter relevante no mercado precisa saber exatamente como captar clientes em potencial. Nesse momento, as plataformas de anúncios do Google e do Facebook despontam como importantes parceiras tecnológicas. Por meio delas, é possível segmentar anúncios e direcionar publicações para clientes específicos. Vamos demonstrar um exemplo prático para entender esse processo!

Imagine que uma clínica de odontologia seja referência no tratamento de canal e colocação de próteses dentárias. Ela pode veicular anúncios que realizem uma segmentação por faixa etária, profissão e interesse do público, para divulgar sua marca entre essas pessoas. Dessa forma, a ação publicitária se torna mais eficiente e otimizada, já que pode ser retirado um público que não adquire o serviço: por exemplo, crianças e adolescentes.

Nessas plataformas, há também opções para veiculação em áreas geográficas específicas. Assim, ocorre uma maior divulgação na região de atuação da clínica. Isso provoca uma melhoria do posicionamento e reconhecimento da empresa localmente.

Quais os benefícios dessa transformação para a clínica?

Automatizar processos, captar novos clientes e ter maior controle da gestão operacional são só alguns dos pontos que podem ser fortemente impactados com a aplicação da transformação digital em odontologia. É preciso entender que toda clínica é uma empresa, necessitando de um bom fluxo de caixa, clientes e vendas recorrentes.

Durante esse processo, muitos dentistas acabam desempenhando o papel de gestor e profissional da área da saúde. Assim, acabam enfrentando dificuldades em executar uma administração eficiente na clínica.

Erros durante essa jornada podem colocar todo o sonho de empreender em risco. Pensando nisso, separamos alguns tópicos que revelam o quão vantajoso pode ser o investimento em transformação digital. Confira!

Automatização de processos

Executar tarefas manuais pode tomar grande parte do precioso tempo de quem empreende. Por isso, automatizar tarefas é uma forma de gerar mais escala, sem abrir mão da eficiência. Os sistemas empresariais são bons exemplos de como é importante modificar processos lentos e adotar a tecnologia como parceira.

Os softwares do tipo ERP, por exemplo, reúnem todas as informações de um negócio em uma única interface. Assim, o empreendedor pode ter uma visualização geral de todas as partes da empresa, sendo capaz de tomar decisões mais assertivas.

Outro exemplo de como a tecnologia ajuda na automatização é nos casos de emissão de NF-e. É possível adotar programas específicos que reduzem o tempo gasto com preenchimento de campos e formulários de notas fiscais. Pense nisso!

Powered by Rock Convert

Melhor controle gerencial

O controle gerencial é preponderante para garantir uma projeção financeira bem feita e um crescimento para o negócio. Uma clínica que possui bom faturamento, mas está com uma margem líquida reduzida, tem grandes chances de passar por problemas financeiros.

Isso pode iludir o empreendedor: por ter uma grande receita, ele acredita que seu negócio está operando perfeitamente bem. É fundamental ter bons programas que possibilitem melhorar a gestão e trazer mais segurança na hora de efetuar mudanças contábeis.

Transformação do modelo de negócios

A transformação digital na odontologia vai muito além de modificar apenas processos ou operações. Todo o empreendimento pode ser afetado positivamente com mudanças desse cunho.

Com uma melhoria de gestão, recursos e captação de clientes, a clínica pode até traçar um plano para abertura de novas unidades. A formatação do modelo de negócios vencedor é um ponto vital para quem pretende se destacar no competitivo mercado odontológico brasileiro.

Transformação da experiência do paciente

O paciente é o seu cliente. Como em qualquer negócio, os consumidores são o elo chave para o funcionamento. São eles os responsáveis por fazerem com que a empresa cresça e conquiste cada vez mais espaço no mercado. Comprar algo ou ter acesso a serviços não são mais as mesmas coisas na sociedade atual. A experiência do cliente é uma vertente que chegou para ficar.

É preciso oferecer serviços de qualidade, bom atendimento e relacionamento pós-venda para conseguir fidelizar seus pacientes. Somente prestar um bom serviço não é mais sinônimo de sucesso. Toda a clínica deve ser planejada para focar na experiência do paciente da melhor maneira possível!

Como a tecnologia impactou nos exames odontológicos?

Outro ponto que revela como a transformação digital na odontologia já é uma realidade é os exames odontológicos. Atualmente, o escaneamento intraoral é um exemplo de como é possível melhorar a realização de moldes, usando a tecnologia como facilitadora.

Esse exame era feito com bases de gesso para reproduzir a arcada dentária. Agora, ele é feito com um equipamento que captura imagens detalhadas da região bucal e já envia para um computador.

Também vale destacar a evolução dos implantes com o uso de impressoras 3D, com a tecnologia CAD/CAM 3D. Tudo isso só revela o quanto o mercado odontológico vem ganhando com as novas e crescentes transformações digitais.

A OdontoCompany é uma das poucas redes de odontologia que incorporou com sucesso todas as novas mudanças tecnológicas e se preparou para esse novo cenário. Implantes sem dor, uso de impressoras 3D e um modelo de negócio vencedor fazem com que a rede se destaque no cenário nacional e esteja presente em quase todos os estados do país.

Ao longo do artigo, foi possível compreender e analisar algumas das recentes mudanças do mercado odontológico. A transformação digital em odontologia já é uma realidade e vem para somar nesse mercado.

Quer se antecipar e mostrar a seus amigos como ficar por dentro de todas as novas tecnologias do setor? Compartilhe agora mesmo este artigo nas suas redes socais!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.