Agende sua avaliação

Sorriso gengival: saiba o que é e quais são os tratamentos possíveis!

Tempo de leitura 3 min

O sorriso gengival é aquele que apresenta uma grande exposição da gengiva. Ele pode ser causado por diversos fatores, como problemas esqueléticos ou musculares. O paciente pode desenvolvê-lo durante o seu crescimento, tendo em vista que nesse período ocorre o alongamento da face.

Apesar de não causar danos à saúde bucal, o sorriso gengival pode gerar desconforto estético em algumas pessoas. Por essa razão, é preciso buscar um profissional capacitado para entender a causa do seu problema com o sorriso e, se achar necessário, fazer o tratamento indicado para corrigi-lo e deixá-lo mais bonito.

Continue a leitura e saiba os possíveis tratamentos!

Gengivoplastia

Na gengivoplastia, o profissional retira a gengiva em excesso. O procedimento é simples, pois não é preciso retirar o osso perto dos dentes e não há a necessidade de dar pontos na região. Dessa forma, a recuperação é muito rápida.

Gengivectomia

A gengivectomia é um procedimento cirúrgico que remove a gengiva em excesso e retira parte do osso que causa o problema. Ele é indicado para os casos mais agudos do sorriso gengival.

Saiba que se trata de um procedimento cirúrgico simples e que também não há necessidade de dar pontos. Além disso, o paciente não fica com cicatriz. É um método rápido, e o indivíduo é liberado em seguida. Além do mais, o procedimento é definitivo, e o paciente pode ter um sorriso mais equilibrado e simétrico.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é muito usada para suavizar rugas e marcas de expressão nas clínicas odontológicas. No entanto, o produto não serve apenas para isso. A toxina pode ser utilizada para solucionar o sorriso gengival.

Para resolver o problema, o profissional deve aplicar a substância em cada lado do rosto, a fim de segurar a tração do lábio superior. Com isso, é possível controlar o aparecimento da gengiva ao sorrir e, consequentemente, ter um sorriso mais harmônico.

É preciso ressaltar que o procedimento não é algo definitivo, visto que após 6 meses a toxina começa a perder seu efeito. Sendo assim, é necessário refazer o procedimento ou apenas retocar a toxina para garantir o resultado desejado.

Intervenção cirúrgica

A intervenção cirúrgica é recomendada para as pessoas que apresentam um crescimento excessivo do maxilar. A finalidade técnica é diminuir a gengiva que é exibida ao sorrir por meio de um procedimento simples e que é realizado no próprio consultório.

O especialista realiza o reposicionamento da parte interna dos lábios superiores que está mais perto dos dentes, assim, evita que os lábios subam de forma exagerada. O período de recuperação é de 5 dias, e o sorriso fica mais bonito.

Como vimos, existem diversos tratamentos eficientes para resolver o sorriso gengival. Para realizar qualquer procedimento, é necessário consultar um profissional odontológico para indicar o método mais adequado.

Portanto, é válido contar com uma clínica odontológica especializada, como a OdontoCompany. Ela apresenta os melhores especialistas do mercado e busca garantir a satisfação dos clientes.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para entrar em contato conosco para agendar sua avaliação e o seu procedimento!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.