Saiba o que NÃO pode comer quando tira o siso
Entre os cuidados necessários após uma cirurgia odontológica, a mudança na alimentação certamente é um dos principais que você deve observar. Por isso, entender de antemão o que não pode comer quando tira o siso é fundamental para uma recuperação rápida e tranquila.
O ideal é evitar opções que dificultam a mastigação, causam desconforto na boca e podem atrapalhar a cicatrização no local do procedimento. Nesse sentido, saber que alimentos são esses ajuda a evitar transtornos que atrapalham o processo e o seu bem-estar.
Neste post, confira o que não pode comer quando tira o siso e tire suas dúvidas sobre esse assunto!
Alimentos duros
Durante a recuperação de uma extração de dente, é muito importante não forçar a boca durante a mastigação. Assim, recomenda-se evitar alimentos duros, como as carnes, que precisam ser mastigadas várias vezes antes de engolir.
Outro bom exemplo são as frutas, como maçã, que têm consistência mais dura. Para incluí-las na alimentação durante o pós-operatório, prefira receitas preparadas com elas, como sucos, vitaminas e purês.
Alimentos apimentados e ácidos
Alimentos ácidos, como as frutas cítricas, e com muita pimenta ou condimentos podem causar irritação na boca, especialmente na gengiva e na região da cirurgia. Por esse motivo, é melhor tirar essas opções do cardápio durante a recuperação e dar preferência a sabores mais suaves.
Alimentos crocantes
Biscoitos, castanhas, amendoins e outros alimentos crocantes também fazem parte da lista do que não pode comer quando tira o siso. Isso porque, são quebradiços e podem machucar a gengiva que já está sensibilizada, além de haver o risco de algum pedacinho ficar preso no local da extração do dente, atrapalhando sua cicatrização e aumentando o risco de infecção.
Alimentos e bebidas quentes
Principalmente nas primeiras 48 horas após retirar o siso, evite quaisquer alimentos e bebidas quentes ou mornos. Esse cuidado é importante porque o calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que aumenta as chances de ter um sangramento no pós-operatório. Então, passe os primeiros dias de recuperação ingerindo apenas comidas e bebidas frias.
Refrigerantes
O consumo de refrigerantes também deve ser evitado após a retirada do siso porque essa bebida tem uma acidez que irrita a região do procedimento cirúrgico. Outro motivo é que o gás dos refrigerantes intensifica a sensação de inchaço e atrapalha a cicatrização.
Além de saber o que não pode comer quando tira o siso, a recuperação também exige outros cuidados, como:
- evitar usar canudos na ingestão de bebidas, pois o movimento de sucção aumenta as chances de inflamação;
- fazer a higiene bucal com delicadeza para não machucar a região da cirurgia;
- não fazer esforço físico;
- evitar exposição ao sol.
Todas essas precauções são importantes para que você tenha uma recuperação sem problemas e volte às suas atividades normais o mais rápido possível. Por fim, lembre-se de seguir as orientações do dentista sobre o que não pode comer quando tira o siso e sobre os demais cuidados que você precisa ter.
Quer continuar se informando sobre esse assunto? Leia também o post sobre 7 cuidados para um pós-operatório tranquilo após tirar o siso!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”