Quem não pode fazer implante dentário?
Os implantes dentários são uma excelente alternativa para substituir dentes ausentes. No entanto, eles têm contraindicações. Confira algumas!
Falta de espaço
Se não houver espaço adequado entre os dentes, pode ser difícil posicionar corretamente o implante, comprometendo a estabilidade e o alinhamento. Nesses casos, é necessário fazer o tratamento com aparelho ortodôntico.
Má higiene bucal
A presença de doenças periodontais, cáries não tratadas e outros tipos de problemas bucais pode levar a complicações durante o processo de cicatrização e integração do implante.
Formação óssea em crescimento
Pacientes mais jovens, cujos ossos estão em desenvolvimento, podem enfrentar desafios na fixação do implante devido às mudanças na estrutura ao longo do tempo. Sendo assim, o indicado é esperar até por volta dos 17 anos.
Fumantes
Você fuma? É melhor parar antes de pensar em implantes! O tabagismo compromete a circulação sanguínea e a capacidade de cicatrização, aumentando o risco de falha no procedimento.
Por isso, fumantes são aconselhados a considerar o abandono do cigarro antes do procedimento.
Diabetes descontrolada
Pacientes com diabetes mal controlada podem ter dificuldades na cicatrização, aumentando o risco de infecções e comprometendo a integração do implante com o osso. Desse modo, é preciso tratar a questão antes de realizar o procedimento.
Osteoporose
Pacientes com osteoporose nem sempre estão aptos a realizar os implantes dentários. Apesar disso, essa não é uma contraindicação absoluta. Assim, é preciso avaliar cada caso de forma isolada, tudo bem?
Cada paciente é único, e as contraindicações podem variar. Então, não deixe de consultar um profissional qualificado e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”