Quais são os tipos de dentadura? Confira
Quando se pensa em dentadura, é normal lembrarmos daquela cena clássica de filmes: uma mesinha de cabeceira, um copo de uma estrutura localizada dentro dele. Mas será que essa é a única variação desse tipo de tratamento?
A resposta é: não! Ainda que as próteses móveis sejam bem conhecidas, há outros tipos de dentadura mais modernos e que fornecem mais segurança e estabilidade para o usuário.
Gostaria de conhecer mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura, tire as suas dúvidas e veja quais variedades você pode utilizar para o seu sorriso!
Quais são os tipos de dentadura?
Agora, é hora de você entender quais são os tipos de dentadura mais utilizados no dia a dia da Odontologia. Vamos lá!
Prótese total
A prótese total, também conhecida como dentadura completa, é usada quando todos os dentes estão ausentes na arcada superior, na arcada inferior ou em ambas. Essas próteses são moldadas para se encaixar na boca do paciente, cobrindo a gengiva e a estrutura óssea subjacente.
Elas são feitas de materiais acrílicos resistentes e são suportadas principalmente pela gengiva e pela forma natural da boca. As próteses totais podem restaurar a função mastigatória, a estética e a fala para pacientes que perderam todos os seus dentes.
Prótese parcial removível
As próteses parciais removíveis são usadas quando alguns, mas não todos, os dentes estão ausentes. Elas consistem em uma base de acrílico que se encaixa na gengiva e nos dentes restantes, juntamente a estruturas metálicas ou de resina que seguram a prótese no lugar.
Essas próteses podem ser removidas pelo paciente para limpeza e manutenção adequadas. Assim, são uma opção mais econômica em comparação com implantes dentários ou pontes fixas, oferecendo uma solução viável para substituir vários dentes ausentes.
Prótese parcial fixa
As próteses parciais fixas, também conhecidas como pontes dentárias, são usadas para substituir um ou mais dentes ausentes. Elas consistem em dentes artificiais (pontes) presos a coroas cimentadas nos dentes naturais adjacentes aos espaços vazios.
Elas são feitas de materiais duráveis, como cerâmica ou porcelana, para imitar a aparência e a função dos dentes naturais. Com isso, oferecem estabilidade e função mastigatórias semelhantes aos dentes naturais, proporcionando uma estética restauradora e duradoura.
Como escolher o tipo de dentadura ideal para o meu caso?
Escolher o tipo de dentadura ideal para o seu caso depende de vários fatores, incluindo:
- estado geral da sua saúde bucal;
- número de dentes ausentes;
- estado da sua gengiva e ossos da mandíbula;
- suas preferências pessoais;
- seu orçamento.
O primeiro passo é agendar uma consulta com um dentista. Ele realizará uma avaliação completa da sua saúde bucal, incluindo exames radiográficos, para determinar o melhor tipo de prótese para o seu caso específico.
Comunique claramente ao profissional quais são as suas expectativas em relação ao resultado. Se você está preocupado com a estética, função mastigatória ou durabilidade da prótese, ele pode recomendar o tipo de prótese que melhor atenda às suas necessidades.
Gostou de conhecer os tipos de dentadura e as funcionalidades de cada um deles? Agora, é hora de você buscar o apoio de um profissional da saúde bucal para ajudá-lo na escolha da melhor estratégia para o seu caso!
Antes de ir, aproveite para conferir uma publicação especial sobre o fim da prótese dentária móvel e entenda porque esse tipo de dentadura está caindo em desuso!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
junho 7, 2024 às 4:30 pm
Meus dentes insiziveis superiores estão mais desgastados que os outros e me impedem de mordes os alimentos. Gostaria de saber o que fazer e o custo médio. Minha dentista não me mostra soluções.
junho 10, 2024 às 12:28 pm
Olá, Luzia, como vai? O tratamento pode variar de acordo com cada caso. Recomendamos que procure um profissional OdontoCompany
para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
https://odontocompany.com/clinicas.