Periodontite apical: o que é e quais as formas de se prevenir?
A periodontite apical, também conhecida como abscesso periapical, é uma condição inflamatória que afeta os tecidos ao redor da raiz de um dente, geralmente devido a uma infecção bacteriana.
Assim, é uma condição complicada, que pode gerar dor e consequências graves para a saúde bucal. Ou seja, é preciso evitá-la e, caso ela já esteja instalada, realizar o tratamento adequado para evitar problemas mais sérios.
Gostaria de entender mais sobre a periodontite apical? Continue a leitura para conhecer o conceito!
O que é a periodontite apical?
Conforme mencionado, esse problema está associado à inflamação dos tecidos ao redor da raiz dos dentes. O problema se desenvolve quando a polpa dentária, que é o tecido mole localizado no centro do dente, fica infectada devido à cárie dentária não tratada, trauma dental ou outros problemas dentários.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da periodontite apical podem incluir:
- dor intensa e latejante ao redor do dente afetado;
- inchaço na área;
- sensibilidade ao toque e mastigação;
- mau hálito.
Além disso, em casos mais graves, febre e sensação de mal-estar geral também podem estar presentes. Esse é um sinal de infecção bacteriana.
Como ela pode ser caracterizada?
A periodontite apical pode ser caracterizada em diferentes fases, dependendo da gravidade e do estágio da infecção.
Na fase aguda, o abscesso periapical está em pleno desenvolvimento. No entanto, se a infecção não for adequadamente tratada na fase aguda, ela pode progredir para uma fase crônica.
Nesse caso, a presença de uma fístula, que é uma pequena bolha cheia de pus na gengiva perto do ápice do dente, pode ser observada. Isso ocorre quando a infecção encontra uma rota de drenagem para liberar o pus.
Em alguns casos, a periodontite apical pode entrar em uma fase latente, na qual os sintomas podem desaparecer temporariamente.
Como prevenir o problema?
A prevenção da periodontite apical é feita a partir dos seguintes cuidados:
- escovação diária;
- uso de fio dental;
- uso de enxaguante bucal;
- escovação da língua;
- idas frequentes ao dentista.
Em suma, o que você deve fazer para evitar esse tipo de problema é caprichar em seus cuidados bucais. A higiene frequente e um bom acompanhamento odontológico fazem toda a diferença.
Qual é o tratamento?
Caso você já esteja com o problema de periodontite apical, a prevenção não é mais válida. Nesses casos, é preciso fazer o tratamento da infecção.
O tratamento da periodontite apical geralmente envolve drenar o abscesso para aliviar a pressão e remover o tecido infectado.
Em seguida, o canal radicular, também conhecido como tratamento de canal, pode ser realizado para limpar completamente a polpa infectada e prevenir futuras infecções. O uso de antibióticos também pode ser receitado pelo dentista.
Em alguns casos mais graves, pode ser necessária a extração do dente afetado. Por isso, o ideal é buscar auxílio antes que o caso chegue a esse ponto.
Como podemos ver, é importante procurar tratamento odontológico o mais rápido possível se você suspeitar de periodontite apical. Afinal, a condição pode levar a complicações graves se não for tratada adequadamente.
Está suspeitando que há algo de errado com a sua saúde bucal? Agende uma consulta agora mesmo e faça a sua avaliação com a OdontoCompany!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”