Agende sua avaliação

Escova de dente com cerda dura faz mal? Veja aqui!

Tempo de leitura 3 min

Saber escolher produtos adequados e de qualidade faz muita diferença na manutenção da higiene bucal. Por isso, é comum que as pessoas se perguntem se a escova de dente com cerda dura é uma boa opção ou se ela pode ser prejudicial.

Diante da variedade de modelos disponíveis no mercado, esclarecer essa questão é essencial para fazer a melhor escolha a fim de manter os dentes saudáveis. Afinal de contas, a escovação é um cuidado de rotina que ajuda a reduzir os riscos de problemas bucais.

Pensando nisso, este post foi preparado para tirar suas principais dúvidas sobre esse assunto. Confira!

A escova de dente com cerda dura é prejudicial?

O problema da escova de dente de cerda dura é que, devido à sua rigidez, ela pode machucar a boca durante a escovação. Também acaba desgastando o esmalte dos dentes, tendendo a causar sensibilidade, dores e retração da gengiva. Logo, a escova de dente de cerda macia é uma opção mais segura e confortável.

Porém, vale destacar que as cerdas duras são muito úteis na higienização de próteses dentárias. Nesse caso, esse tipo de escova consegue remover os resíduos de alimentos de forma mais eficaz. Então, é importante que quem usa prótese tenha uma escova de dente com cerda dura à disposição.

Em que casos a escova de dente de cerda dura é contraindicada?

Como você viu, a escovação com cerdas duras pode prejudicar a saúde bucal, em algumas situações. Além disso, elas devem ser ainda mais evitadas por pessoas que já lidam com alguma das condições a seguir.

Sensibilidade

Devido ao desgaste que as cerdas duras causam no esmalte dos dentes, o quadro de sensibilidade dentária pode piorar. Tanto a escovação quanto a hora das refeições, especialmente com alimentos quentes e frios, vai trazer mais incômodos à boca.

Doenças periodontais

As doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, são inflamações que já causam bastante desconforto na gengiva. Com o uso de uma escova de dente com cerda dura, o tecido gengival fica ainda mais machucado, agravando o quadro.

Retração da gengiva

Já que a retração gengival pode ser causada pela escovação com cerdas duras, não é difícil de imaginar que quem já tenha esse problema também precisa evitar esse material. A escova vai agravar o trauma na região, que é o que provoca a retração da gengiva.

Como escolher a escova de dente ideal?

Para não ter dúvidas na hora escolher a escova de dente, é interessante pedir uma recomendação ao dentista, pois esse profissional pode avaliar qual é a melhor opção de cerda, formato, tamanho e cabo para sua arcada. De modo geral, o ideal é dar preferência aos modelos com cerdas macias, a menos que faça uso de prótese.

A escova de dente com cerda dura pode ser bastante útil, mas seu uso exige cautela para que ela não se torne prejudicial à saúde bucal. Independentemente do tipo de escova escolhida, lembre-se de que uma escovação eficaz não depende da força empregada, mas sim da atenção que você dá a cada etapa do processo.

Então, conseguiu tirar as dúvidas sobre a escova de dente de cerda dura? Acompanhe nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn para conferir mais conteúdos!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.