Ortodontia

Periodontia: entenda melhor sobre essa área da odontologia!

setembro 16, 2019
Tempo de leitura 5 min

Quando a gente pensa em saúde bucal, logo imaginamos as boas condições dos dentes, ou seja, o fato de não terem cárie ou outros problemas, não é mesmo? Mas é preciso entender que se trata de algo muito mais amplo — inclui também as gengivas e as estruturas que garantem o suporte dos dentes, área que é tratada pela periodontia.

É uma especialidade da odontologia que é direcionada a esses tecidos, fazendo o tratamento de doenças específicas e contribuindo para a prevenção de problemas bucais.

Quer entender melhor o que é periodontia, quais os tratamentos realizados, quando procurar o especialista e os diferenciais da Odonto Company nessa área? Então, confira nosso post e veja como manter seu sorriso sempre bonito e saudável!

O que é periodontia?

A periodontia é uma especialidade da odontologia direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares. 

De acordo com a dra. Bárbara Almeida Castro, cirurgiã-dentista e especialista em periodontia na OdontoCompany Paracambi, essa área busca a prevenção de doenças e também a manutenção da saúde bucal. “Ela consiste em um ‘alicerce’ na odontologia; por isso, o ideal é que, antes de iniciar qualquer tratamento odontológico, o paciente seja encaminhado ao periodontista”, recomenda.

O dentista dessa área não realiza seu trabalho diretamente no dente, mas nas estruturas que estão ao seu redor, prevenindo problemas que podem afetar o elemento dental que está sadio. É, portanto, uma especialidade fundamental para manter a boca saudável.

Quais os tratamentos realizados por essa especialidade?

A periodontia se volta, basicamente, para 3 situações. Veja a seguir.

Periodontia clínica

É direcionada para a prevenção de problemas bucais, por meio de procedimentos como a profilaxia dentária profissional, e para o tratamento de doenças periodontais, como a gengivite e periodontite.

A gengivite é a inflamação das gengivas, deixando esses tecidos sensíveis, vermelhos e sangrando com facilidade. A pessoa sente dor e pode se deparar com sangramentos ao morder uma maçã ou durante a escovação, por exemplo. Geralmente, surge em decorrência de uma higienização bucal ineficiente, principalmente quando a pessoa não tem o hábito de usar o fio dental. Com isso, os restos de alimentos ficam retidos entre os dentes e na linha da gengiva, ou seja, um prato cheio para as bactérias.

Já a periodontite é um estágio avançado da gengivite. É uma condição mais séria, pois a infecção ocorre nos tecidos que fazem a sustentação e fixação dentária. Caso não tratada, a doença pode levar à perda do dente.

Periodontia médica

É uma atuação relacionada às condições sistêmicas presentes ou agravadas pela presença da doença periodontal, como:

  • diabetes mellitus;

  • aterosclerose;

  • AVC;

  • Alzheimer;

  • tabagismo;

  • gravidez. 

Periodontia estética

É a área voltada para as cirurgias no tecido gengival e ósseo, que têm como finalidade melhorar a estética periodontal (estética rosa) do paciente. São as chamadas cirurgias plásticas periodontais, como a de sorriso gengival e de recobrimento radicular.

O sorriso gengival, por exemplo, é uma situação em que a pessoa tem uma gengiva muito grande, que chega até mesmo a recobrir os dentes quando ela sorri, gerando, assim, prejuízos estéticos.

Quando procurar um periodontista?

A visita ao periodontista deve ser feita a cada seis meses para prevenção e manutenção da saúde bucal. Nas consultas de check-up com esse especialista, são realizadas uma avaliação bucal geral, uma limpeza completa (profilaxia) e a aplicação do flúor.

Se houver a presença de tártaro — que é quando a placa bacteriana não é retirada e fica endurecida na superfície dental —, é feita a raspagem periodontal. Seu objetivo é remover o tártaro e, desse modo, prevenir a inflamação nos tecidos que garantem a sustentação do dente.

Gengivite e periodontite

Além das consultas preventivas, o especialista deve ser procurado sempre que houver um sinal clínico de presença de doença periodontal, como o sangramento da gengiva durante a higienização bucal.

O problema é que muitas pessoas não dão importância para a gengivite; por isso, a doença, frequentemente, avança para a periodontite — quadro infeccioso caracterizado pelo mau hálito, surgimento de bolsas de pus no tecido, sangramentos, sensibilidade e gengivas retraídas. Pode, ainda, provocar o amolecimento dos dentes, levando à sua perda.

Nesse caso, o tratamento inclui, além da raspagem, uma técnica chamada de alisamento radicular — que é feita na raiz dentária para diminuir a inflamação e também para garantir uma melhor cicatrização na região.

É importante destacar que nem sempre os sintomas que afetam os tecidos que fazem a sustentação dos dentes e sua fixação ao osso são visíveis; por isso as consultas regulares com o periodontista são tão importantes.

Como escolher uma clínica especializada em periodontia?

Agora que você já sabe a importância da periodontia, deve estar se perguntando: como escolher uma boa clínica nessa especialidade? O indicado é sempre o paciente avaliar a formação do dentista. Isso porque é comum encontrar profissionais de odontologia clínica que atuam como especialistas em periodontia.

“A abordagem e o tratamento realizados pelo especialista são diferenciados e voltados tanto para a cavidade bucal quanto para todo o organismo do paciente”, destaca a cirurgiã-dentista.

Quais os diferenciais da Odonto Company?

Para receber um atendimento de qualidade e os melhores tratamentos na área de periodontia, é necessário buscar clínicas de referência, como as da rede OdontoCompany.

“Você vai encontrar especialistas em todas as áreas de atuação, inclusive em periodontia. Além disso, a rede apresenta uma excelente infraestrutura, que permite uma correta e segura atuação do profissional por meio de equipamentos, instrumentais e materiais odontológicos de qualidade”, explica dra. Bárbara.

É essencial ficar atento à saúde das gengivas e procurar o dentista em caso de qualquer incômodo ou sangramento. A periodontia é a especialidade que trata desses tecidos e também atua na prevenção de problemas nessas estruturas, garantindo, assim, um sorriso saudável. Para receber o melhor atendimento nessa área, busque uma clínica completa e conceituada no mercado.

Quer receber mais informações a respeito dessa especialidade odontológica e dos tratamentos realizados? Entre em contato com a equipe da Odonto Company e receba todos os esclarecimentos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário