O que causa refluxo e como pode resultar em problemas bucais?
Você sabia que mais de 25 milhões de brasileiros sofrem de refluxo? Essa condição se caracteriza pelo retorno involuntário do conteúdo gástrico para o esôfago, enquanto o normal seria sua permanência no estômago.
Não se sabe ao certo o que causa refluxo, porém, alterações no esfíncter, hérnia de hiato, obesidade e o consumo de alimentos gordurosos podem contribuir para o surgimento do problema. Além de sintomas desagradáveis, isso pode refletir na saúde bucal.
Quer entender melhor como o refluxo pode resultar em problemas bucais? Então, continue a leitura deste post!
Quais os sintomas de refluxo?
Os principais sintoma associados ao refluxo são a regurgitação — retorno do alimento para a boca após ser engolido — e a sensação de queimação no peito. Ademais, algumas pessoas apresentam:
- vômito;
- tosse intensa;
- dor no peito;
- sensação de bolo na garganta.
Embora o refluxo não seja uma condição considerada grave, conviver com os seus sintomas compromete de maneira expressiva a qualidade de vida de quem sofre com o problema.
Qual é a relação entre refluxo e problemas bucais?
O refluxo faz com que o suco gástrico — que é bastante ácido — tenha contato com os dentes, o que provoca a erosão dentária, ou seja, o desgaste do esmalte dentário. Assim, o contato desse conteúdo com a cavidade oral diminui muito o pH da boca, que normalmente varia entre 6.8 e 7.2.
Essa mudança, a longo prazo, causará danos à estrutura do dente, que ficará mais susceptível a problemas como a sensibilidade. Além disso, o refluxo também é apontado como um dos grandes responsáveis pelo mau hálito.
Como tratar o refluxo?
O tratamento do refluxo é realizado pelo médico gastroenterologista e pode envolver o uso de determinados medicamentos e adoção de um estilo de vida mais saudável. No entanto, essa condição exige o acompanhamento de outros profissionais, como o cirurgião-dentista.
Esse profissional ficará responsável não só pela prevenção dos danos que o refluxo provoca, mas também por reparar os prejuízos que já foram gerados, o que evitará o comprometimento da saúde bucal e do sorriso.
Em casos de desgaste severo, por exemplo, o dentista consegue recobrir os dentes com o uso de resinas compostas.
Além disso, é importante ressaltar que pessoas com refluxo não devem se automedicar, visto que essa medida traz complicações e riscos à vida. Portanto, ao suspeitar do problema, não deixe de procurar um profissional especializado e capacitado para realizar um diagnóstico correto, que indicará o tratamento mais adequado.
Como é possível prevenir o refluxo?
A prevenção do refluxo envolve uma série de medidas relacionadas a bons hábitos de saúde diários, tais como:
- não deitar imediatamente após se alimentar;
- fazer refeições menores;
- evitar fumar;
- não consumir bebidas alcoólicas;
- praticar atividade física.
Agora que você já sabe o que causa refluxo e qual a sua relação com os problemas bucais, não deixe de procurar seu médico e o dentista, principalmente se tem apresentado alguns dos sintomas que foram mencionados.
E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para complementar sua leitura e descobrir como tirar o mau hálito da boca.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”