Agende sua avaliação

O que causa refluxo e como pode resultar em problemas bucais?

Tempo de leitura 3 min

Você sabia que mais de 25 milhões de brasileiros sofrem de refluxo? Essa condição se caracteriza pelo retorno involuntário do conteúdo gástrico para o esôfago, enquanto o normal seria sua permanência no estômago.

Não se sabe ao certo o que causa refluxo, porém, alterações no esfíncter, hérnia de hiato, obesidade e o consumo de alimentos gordurosos podem contribuir para o surgimento do problema. Além de sintomas desagradáveis, isso pode refletir na saúde bucal.

Quer entender melhor como o refluxo pode resultar em problemas bucais? Então, continue a leitura deste post!

Quais os sintomas de refluxo?

Os principais sintoma associados ao refluxo são a regurgitação — retorno do alimento para a boca após ser engolido — e a sensação de queimação no peito. Ademais, algumas pessoas apresentam:

  • vômito;
  • tosse intensa;
  • dor no peito;
  • sensação de bolo na garganta.

Embora o refluxo não seja uma condição considerada grave, conviver com os seus sintomas compromete de maneira expressiva a qualidade de vida de quem sofre com o problema.

Qual é a relação entre refluxo e problemas bucais?

O refluxo faz com que o suco gástrico — que é bastante ácido — tenha contato com os dentes, o que provoca a erosão dentária, ou seja, o desgaste do esmalte dentário. Assim, o contato desse conteúdo com a cavidade oral diminui muito o pH da boca, que normalmente varia entre 6.8 e 7.2.

Essa mudança, a longo prazo, causará danos à estrutura do dente, que ficará mais susceptível a problemas como a sensibilidade. Além disso, o refluxo também é apontado como um dos grandes responsáveis pelo mau hálito.

Como tratar o refluxo?

O tratamento do refluxo é realizado pelo médico gastroenterologista e pode envolver o uso de determinados medicamentos e adoção de um estilo de vida mais saudável. No entanto, essa condição exige o acompanhamento de outros profissionais, como o cirurgião-dentista.

Esse profissional ficará responsável não só pela prevenção dos danos que o refluxo provoca, mas também por reparar os prejuízos que já foram gerados, o que evitará o comprometimento da saúde bucal e do sorriso.

Em casos de desgaste severo, por exemplo, o dentista consegue recobrir os dentes com o uso de resinas compostas.

Além disso, é importante ressaltar que pessoas com refluxo não devem se automedicar, visto que essa medida traz complicações e riscos à vida. Portanto, ao suspeitar do problema, não deixe de procurar um profissional especializado e capacitado para realizar um diagnóstico correto, que indicará o tratamento mais adequado.

Como é possível prevenir o refluxo?

A prevenção do refluxo envolve uma série de medidas relacionadas a bons hábitos de saúde diários, tais como:

  • não deitar imediatamente após se alimentar;
  • fazer refeições menores;
  • evitar fumar;
  • não consumir bebidas alcoólicas;
  • praticar atividade física.

Agora que você já sabe o que causa refluxo e qual a sua relação com os problemas bucais, não deixe de procurar seu médico e o dentista, principalmente se tem apresentado alguns dos sintomas que foram mencionados.

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para complementar sua leitura e descobrir como tirar o mau hálito da boca.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.