Minha gengiva está inflamada, o que devo fazer?
Uma das queixas mais frequentes relacionadas à saúde bucal são aquelas que envolvem as gengivas. É bem comum que muitas pessoas apresentem dores e alterações nessa região. Você é uma delas? Então, veio ao lugar certo!
Neste post, você entenderá mais sobre a ocorrência de gengiva inflamada. Caracterizada por dor e vermelhidão na região, esse é um problema que, se não for tratado, pode trazer grandes prejuízos para a saúde.
E então, pronto para saber mais sobre esse tema? Continue a leitura e tire as suas dúvidas!
O que caracteriza uma gengiva inflamada?
A inflamação da gengiva pode ser percebida por vários sintomas. Alguns deles são:
- flacidez, quando você sente como se a sua gengiva estivesse “afofada” ou “solta”;
- dor ao comer;
- presença de gosto ruim na boca;
- mau hálito.
Além desses, o sintoma mais frequente é o sangramento, que pode acontecer quando comemos algum alimento mais duro ou, ainda, durante a escovação e uso do fio dental.
Quais são as causas da gengiva inflamada?
Agora, é hora de você conferir alguns detalhes e saber os motivos que podem fazer com que esse problema ocorra. Vamos lá?
Má higiene bucal
A principal causa de problemas na gengiva é a ausência de uma higiene bucal adequada. Isso faz com que bactérias se acumulem nos dentes e na região gengival, trazendo danos para essas estruturas e podendo até mesmo causar a perda dentária.
Dentes desalinhados
Às vezes, mesmo com uma higiene perfeita, podemos ter problemas com o acúmulo de placa na região da gengiva. Quando isso acontece, é provável que seja por conta do desalinhamento dos dentes.
Diabetes e outros problemas hormonais
Questões hormonais também podem fazer com que as pessoas tenham gengivas mais sensíveis e que inflamam com uma certa frequência. Nesse caso, o acompanhamento deve ser feito em parceria com um endocrinologista.
Uso de certos medicamentos
Medicamentos também podem alterar a sensibilidade gengival, fazendo com que ela fique inflamada. Nesses casos, a troca dos remédios é uma opção, assim como o acompanhamento odontológico adequado e a mudança de alguns hábitos.
Tabagismo
Por fim, há o tabagismo, uma das principais causas de inflamações na gengiva. As substâncias químicas presentes no cigarro têm o poder de danificar o tecido gengival, deixando-o super sensível.
O que fazer quando minha gengiva está inflamada?
Identificou-se com os sintomas? Nada de desespero! Agora, é hora de agendar uma consulta com um dentista de confiança. Assim, ele poderá avaliar a sua boca e prescrever o tratamento adequado.
É bem provável que você precise tomar alguns medicamentos e fazer procedimentos, como a limpeza no consultório do dentista. Mas não se preocupe, pois o profissional vai explicar tudo, ok?
Então, nada de enrolar para ir à consulta. Casos de gengivite podem até parecer inofensivos, mas têm o potencial de se tornarem um grande problema, caso não sejam tratados. Então, vá o quanto antes!
Cuidar da gengiva inflamada é uma prioridade para a sua saúde bucal, evitando que o problema se agrave e que você possa sofrer consequências bem desagradáveis. Então, não deixe de agendar uma consulta, ok?
Aproveite e siga a OdontoCompany nas redes sociais! Assim, você fica por dentro das novidades e pode se cuidar cada vez melhor. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. Até mais!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
abril 24, 2023 às 6:25 pm
Completamente decepcionada com essa rede de saúde, quando nós procuramos um dentista queremos resolver e manter nossa saúde bucal. Quase 6 anos de tratamento e não tive alta do aparelho e ainda tive duas complicações por falta de profissionais DE VERDADE. Um canal percebido tarde demais causando a perda do dente e agora uma inflamação na gengiva que esta em estagio avançado e simplesmente ninguém conseguiu me dizer do que se tratava e se eu ia necessitar de tratamento ainda me cobraram uma taxa de 300,00 para a remoção do aparelho sendo o mesmo a causa do problema da gengiva.
abril 25, 2023 às 1:32 pm
Olá Ligia, como vai? Lamentamos muito pelo ocorrido.
Pedimos que entre em contato pelo link https://odontocompany.com/sac,relatando o que ocorreu e em qual unidade você
realiza o seu tratamento,para analisar o que podemos fazer por você. Mais uma vez, sentimos muito.
agosto 27, 2023 às 6:10 pm
Minha gegibre esta emflamada devo usa o que
agosto 28, 2023 às 1:02 pm
Olá, Jamás, como vai? Não é possível responder de uma maneira resumida.
Isso porque devemos levar em consideração as particularidades de cada caso,
de cada paciente. Recomendamos que procure um profissional para avaliar o seu caso.
Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na
OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/clinicas
março 19, 2024 às 9:42 am
Olá, meus siso nasceram deitado tive que extrair-lo, desde então sinto desconforto nos dentes e principalmente no segundo pré-molar, as dores irradiam para o pescoço, braços e até para as costas o que devo fazer?
abril 3, 2024 às 5:54 pm
Olá, Aline, como vai? Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link, e
tire todas as suas dúvidas https://odontocompany.com/clinicas.