Vale a pena investir em franquias? Descubra aqui!

Tempo de leitura 3 min

Investir em franquias é uma opção bastante segura para quem deseja empreender, mas não se sente confiante para começar uma empresa do zero.

Para quem não sabe, uma franquia é um modelo de negócio testado e aprovado, no qual a franqueadora transfere o direito de uso de sua marca e de todo seu know-how para outros empreendedores.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post!

Qual é a diferença entre uma franquia e um negócio tradicional?

A diferença está no modo de gerir e no funcionamento do negócio. Quando o empreendedor abre uma franquia, ele tem direito ao uso de uma marca consolidada e conhecida no mercado, ou seja, ele adquire uma unidade daquela empresa.

Nesse caso, já existe um modelo de gestão, produtos e serviços específicos que podem ser oferecidos, modo de operação. Logo, o empreendedor só deve seguir as orientações da franqueadora para administrar seu negócio.

Agora, para criar uma empresa do zero, você será o responsável por tudo, desde a criação e divulgação da marca, definição de produtos ou serviços e gestão do negócio. Aqui, não terá apoio de uma empresa mais experiente para gerir seu empreendimento.

Quais são as vantagens de investir em franquias?

Para abrir uma franquia é necessário pagar uma taxa para a franqueadora e, em alguns casos, royalties, que são uma porcentagem do faturamento da unidade e devem ser pagos mensalmente. Apesar disso, esse modelo de negócio oferece diversas vantagens. Veja as principais!

Mercado em constante expansão

De acordo com estudos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias teve um crescimento de 6,9% apenas em 2019. Dados sobre o faturamento não foram divulgados, mas, em 2018 a receita anual foi de R$ 174,84 bilhões. Então, a estimativa é que em 2019, o faturamento do setor de franchising tenha ultrapassado os R$ 185 bilhões.

Powered by Rock Convert

Esses dados mostram como o mercado de franquias é promissor, já que tem registrado crescimento anualmente.

Possibilidade de custos menores

Uma rede de franquias tem diversas unidades espalhadas pelo país e todas devem adquirir seus produtos do mesmo fornecedor. Esse fator possibilita que o negócio tenha economia em escala, pois, como a compra será feita em larga escala, o empreendedor consegue adquirir seus produtos por um preço melhor.

Treinamento e suporte oferecidos pela franqueadora

Durante toda a vigência do contrato, a franqueadora oferece treinamento para gestores e funcionários. Então, caso o negócio não esteja dando os frutos esperados, o franqueado terá todo o apoio de uma equipe especializada, que ajudará a identificar pontos críticos em seu negócio, melhorar a gestão e as vendas da empresa.

Negócio já conhecido

Aqui está uma das maiores vantagens de investir em franquias: não há necessidade de investimento em ações de fortalecimento de marca, pois a empresa já está no mercado há anos e é bem conhecida pelo consumidor.

Então, ela já tem credibilidade no mercado e esse fator ajuda a adquirir a confiança dos clientes, o que aumentar as vendas.

Plano de negócio estruturado

Outro ponto positivo é que uma franquia já tem um modelo de negócio estruturado. Logo, o empreendedor não precisa se preocupar com fatores que devem ser definidos antes da abertura da empresa. Nesse caso, contar com a ajuda e experiência da franqueadora é excelente.

Por que investir em uma franquia odontológica?

No caso de uma clínica odontológica, vale a pena investir em franquias? Bom, como você viu, é bem mais simples abrir uma unidade franqueada do que começar do zero. Os motivos foram citados ao longo do conteúdo. Entretanto, é importante escolher uma marca de confiança, que oferecerá todo o suporte, desde o momento da escolha do ponto comercial até ensinar estratégias de vendas.

Gostou do post? O conteúdo foi útil? Deixe sua opinião nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.