Agende sua avaliação

Implante dentário na terceira idade: entenda como funciona

Tempo de leitura 6 min

Independentemente da idade, todo mundo pode conquistar um sorriso bonito. Isso porque a odontologia não para de evoluir e oferece tratamentos que, além de melhorar a estética, trazem reflexos também na qualidade de vida. O implante dentário na terceira idade, por exemplo, é o procedimento que pode transformar a vida do paciente, seja qual for o motivo pelo qual ele perdeu um ou mais dentes.

É preciso acabar com o mito de que idosos não devem se preocupar com a saúde bucal — pelo contrário, são pessoas que devem viver a melhor fase da vida com a autoestima elevada e exibindo um sorriso dos sonhos.

Quer entender melhor como funciona o implante dentário para pacientes da terceira idade, suas indicações, as técnicas utilizadas e todos os benefícios proporcionados por esse tratamento? Então continue a leitura!

Como funciona o implante dentário na terceira idade?

É comum que, com o avanço da idade, o paciente fique mais suscetível a algumas doenças. Por isso, quem procura o implante dentário na terceira idade precisa, em primeiro lugar, passar por uma avaliação rigorosa com o implantodontista.

Assim, é fundamental a realização da anamnese, uma espécie de entrevista sobre a saúde do paciente, na qual se verifica as patologias presentes, o passado familiar e histórico do paciente. Para isso, pode ser preciso entrar em contato com o geriatra também, caso ele faça esse acompanhamento médico.

Se for necessário, o dentista solicita ainda algum exame complementar — como um hemograma, tomografia ou radiografia. Com os resultados dentro da normalidade, o paciente está apto a receber os implantes. Também pode ser feito um acompanhamento em paralelo com o médico, mas nada mais do que isso.

Como saber se o procedimento é indicado?

O tratamento é recomendado em duas ocasiões:

  • quando o paciente perdeu os dentes há pouco tempo. Nesse caso, o ideal é fazer o procedimento o mais rápido possível para evitar complicações, como perda óssea ou a movimentação da arcada dentária;
  • quando o paciente perdeu os dentes há mais tempo. É preciso fazer a intervenção com base no quadro que ele apresenta na boca e, nesse caso, muitas vezes, é necessário fazer um tratamento em outros dentes também.

Contraindicações

Um fator que contraindica totalmente o implante dentário é a radioterapia. Pacientes que fizeram radioterapia há menos de 1 ano ou tomaram um remédio chamado bisfosfonato não podem realizar o procedimento.

Além disso, pacientes que apresentem problemas relacionados à cicatrização, deficiência no sistema imunológico ou ainda tenham diabetes descontrolada ou câncer também não estão aptos ao tratamento.

Como lidar com as expectativas do idoso em relação ao tratamento?

O implantodontista toma muito cuidado com as expectativas do paciente em relação a esse tratamento. Por isso, escuta o idoso, o que ele deseja e deixa claro o que a odontologia pode, de fato, oferecer a ele e o que é possível de ser feito de acordo com cada caso.

No início, muitos pacientes podem ficar um pouco desapontados ao descobrir que nem tudo o que viram na internet ou na TV é verdade. Contudo, quando terminam o tratamento, ficam bastante satisfeitos.

Muitos têm a ideia de que vão colocar o implante e no dia seguinte tudo estará pronto. Para não gerar frustrações, é preciso explicar que não funciona dessa forma, ou seja, que é necessário realizar todas as etapas para que se obtenha o melhor resultado.

A implantação de uma prótese definitiva, por exemplo, é feita depois que o processo de cicatrização é finalizado — etapa que pode durar de quatro a seis meses, dependendo do paciente e da condição do caso clínico.

Quais as técnicas mais modernas para implantes em idosos?

O implante dentário é um dispositivo tecnológico que substitui um dente natural. É formado por um pino de titânio, que faz o papel da raiz, e a coroa, que seria o dente artificial.

É uma peça que apresenta diversas vantagens já que o titânio é um material biocompatível, ou seja, é incorporado naturalmente ao osso. Além disso, apresenta as mesmas funcionalidades e aspecto de um dente natural.

Já o tipo de implante vai depender de cada situação. Assim, é papel do dentista fazer uma avaliação minuciosa de cada caso e indicar o melhor procedimento.

Veja, abaixo, algumas opções de implante dentário para a terceira idade.

Protocolo sobre implante

É um dispositivo estável, indicado para quem perdeu alguns dentes. A prótese protocolo é confeccionada em acrílico ou porcelana e fixada sobre 4 a 6 implantes na arcada superior ou inferior. A sustentação é feita pelos pinos de titânio.

Prótese overdenture

Já para quem perdeu todos os dentes e não quer utilizar a prótese móvel (dentadura), a recomendação é a prótese overdenture. Ela é fixada sobre 2 ou 4 implantes dentários, na arcada superior ou inferior.

Sua base é de acrílico e as coroas são de porcelana, garantindo um sorriso natural. Seu diferencial é um sistema de encaixe e, assim, pode ser retirada pelo paciente (o que facilita a higienização).

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório do implante dentário é tranquilo. O recomendado é fazer dois dias de repouso absoluto, consumir uma alimentação mais líquida e tomar a medicação prescrita corretamente. Nos primeiros dias, deve-se ainda evitar qualquer tipo de atividade física.

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, é normal ter um pouco de edema, o que causa um certo desconforto, mas passa após dois ou três dias no máximo. Depois, tudo volta à normalidade.

Quais os impactos do implante dentário na saúde do idoso?

O tratamento de implante dentário na terceira idade traz uma série de benefícios, desde a questão da saúde até o convívio social.

O dispositivo vai melhorar a fala e devolver a função mastigatória. Ao se alimentar melhor, o idoso evita muitas doenças comuns nessa fase da vida. Além disso, nutrindo-se adequadamente, ele pode deixar de tomar suplementos alimentares, que acabam sobrecarregando um pouco o sistema digestivo.

Vai permitir ainda que o idoso sorria sem ter vergonha dos dentes, aumentando sua autoestima. Desse modo, não ficará com receio de participar de eventos sociais ou de tirar uma foto com a família ou amigos.

Outro ponto é que, ao contrário das próteses móveis, o implante dentário é estável, ou seja, não há risco de se movimentar na boca, o que traz mais segurança ao paciente. Sem contar que ele não sofre com aftas ou outros incômodos por problemas de encaixe.

O implante dentário para a terceira idade é um tratamento indicado para todos que querem ter um sorriso bonito e voltar a mastigar e falar normalmente. Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a técnica é tranquila e bastante segura.

Ficou interessado em colocar implante dentário? Entre em contato com a OdontoCompany e conheça todas as opções de tratamento!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

45 Comentários

    Uso prótese a mais de 30 anos. 8 dentes superior
    Qual valor desse implante

      Olá, Diana! Tudo bem? Primeiramente, seria necessário uma avaliação de um profissional para indicar qual o melhor tratamento e consecutivamente o valor do mesmo.

    É exatamente o que eu estou precisando!
    Preciso de uma mastigação mais completa para melhora geral da digestão.

      Olá, Elisabete! Tudo bem? Entendo sua situação. Você já conhece a OdontoCompany?

      Gostaria de poder mastigar corretamente e poder sorrir normalmente, tenho 70 anos ultimamente nso estou conseguindo falar que fica caindo da minha boca. Preciso urgente fazer esse tratamento nos meus dentes , uso meia chapa.

        Olá, Irlanda, como vai? Os avanços no mundo odontológico sempre
        acompanham a tecnologia. Procure a OdontoCompany mais próxima de você,
        só acessar esse link https://odontocompany.com/clinicas que teremos
        o prazer de avaliar o seu caso e verificar o melhor tratamento para você.

    Overdenture, zigomatico, protocolo, qual a diferença entre os três???

      Olá, Lindalva! Como vai? No link a seguir, eu explico qual a diferença entre esses três tipos: https://blog.odontocompany.com/tipos-de-implante-dentario/.

    Oi boa tarde eu não tenho alguns dentes na lateral qual o mais indicado para mim?

      Oi, Adriana! Tudo bem? Antes de indicar um tipo, é necessário realizar uma avaliação.

    me chamo neusa gostaria muito de colocar esse importante. uso dentadura mais tenho medo de rejeição

      Olá, Neusa! Tudo bem? Fique tranquila! A Odontologia é uma das áreas que mais evoluem todos os anos. Hoje possuímos tratamentos altamente modernos e minimamente invasivos.

    Vcs fazem reabilitação oral ?

      Olá, Hilda. Tudo bem? Fazemos reabilitação oral, sim. Você pode encontrar a OdontoCompany mais próxima no link a seguir: https://odontocompany.com/clinicas.

    Oi,bom dia !!! Gostaria de saber se minha mãe corre algum risco em fazer overdenture? Ela tem 75 anos

      Fernando, tudo bem? Antes de te dar um parecer, preciso entender os hábitos dela, avaliar como está a arcada. Enfim, seria necessário avaliá-la para entender. Mas se estiver tudo ok, não vejo restrição.

    Oi boa noite! Há 9 anos atrás fiz implante na parte superior com prótese fixa, e um implante na parte inferior e agora preciso fazer uma prótese fixa, pois perdi os dentes de trás e dois na frente seria possível uma prótese fixa sobre um implante?

      Lenira, procure uma unidade OdontoCompany e veremos o que podemos fazer: Implante dentário na terceira idade: https://odontocompany.com/

    Olá eu tenho dez enplante na boca todos individual e gostaria de saber quando eu ficar velinha será que eles vão cair

      Oi Claudete, tudo bem? Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

    Oiii gostaria de fazer um implante eu tenho 65 anos de idade séria possível

      Olá Maria, como vai? Claro que é possível! Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

    Protese dentaria superior há 20 anos.Qto ficaria o implante, que não seja total, so dos pinos p encaixe.Obgda!

      Oi Maria, como está? Os valores podem variar de acordo com a localização da unidade e do profissional. Para realizar o orçamento, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    Olá me chamo Andrea já faço tratamento na ondontocompany meu filho também deixa eu perguntar tenho pouco dente na parte de cima e uso prostete tem como fazer implante Vocês parcela

      Olá Andrea, como vai? Ficamos felizes em saber que escolheram a OdontoCompany! Os valores e as formas de pagamento podem variar de acordo com a localização da unidade e do profissional. Para realizar o orçamento, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    Ola, 2 questões. No caso de usar protese total ha mais de 40 anos e não possuir osso há algo que possa ser feito? Foi feita avaliação ha algum tempo, mAs as dores são insuportáveis, muito sofrimento.

    Outro caso: vcs fazem o uso de que tipo de anestesia (gas ou agulha?

      Olá Rebeca, como vai? O que foi dito na avaliação?

    Boa tarde !
    Eu tenho 45 anos e perdi alguns dentes ,gostaria de saber se é recomendável o implante 1 a 1 de todos os dentes superior?

      Olá Cleuza, como vai? Isso pode depender da sua saúde bucal e o que é mais indicado e melhor para você. Se for muitos dentes, pode ser dolorido e mais demorado, já que faria de um a um. Procure um implantodontista e faça os exames necessários para ter o tratamento mais indicado para você. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

    Gostaria de saber quantos dentes compõem o implante conhecido como protocolo superior

      Olá Henrique, como vai? A prótese protocolo é uma solução moderna para reabilitação oral de pacientes que perderam todos os dentes. Ela funciona como uma prótese fixa, composta, normalmente, por 12 dentes presos em uma única estrutura, que são parafusados sobre 4, 5 ou 6 implantes. Veja mais sobre a prótese protocolo aqui: https://blog.odontocompany.com/protese-protocolo/. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

    Gostaria de fazer uma prergunta gostaria de saber se posso colocar 2 pinos na parte superior pois tenho 47 anos e uso protese

      Olá, Nilza, como vai? Não é possível responder de uma maneira resumida.
      Isso porque devemos levar em consideração as particularidades de cada caso,
      de cada paciente. Recomendamos que procure um profissional para avaliar o seu caso.
      Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na
      OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/clinicas.

    Sou diabético há 15 anos. Tomo 4 glifage de 500mg por dia. Sou hipertenso e uso 1 dioxano de 360mg por dia. Uso prótese dentária completa superior desde os 20anos. Tenho 66 anos.

      Olá, Antonio, como vai? Obrigado por compartilhar essas informações de saúde conosco. é sempre bom lembrar que com o controle adequado da diabetes, é possível considerar procedimentos odontológicos!

    Prótese superior protocolo seria ideal, mas é muito cara para mim. Então eu gostaria da sugestão de prótese mais barata talvez dentes tbem. De acrílico.

      Olá, Sérgio, como vai? Isso pode variar de acordo com cada caso.
      Recomendo que você converse com o seu dentista, explicando esse seu desejo,
      tenho certeza que irão encontrar a melhor solução para seu tratamento dentário.

    Tenho 75 anos,uso prótese sup e inf.Perdi os dentes muito cedo.Ha uns 30 anos.Gengiva não tem mais.Ainda posso colocar implante?

      Olá, Maria Lucia, como vai? Não é possível responder de uma maneira resumida.
      Isso porque devemos levar em consideração as particularidades de cada caso,
      de cada paciente. Recomendamos que procure um profissional para avaliar o seu caso.
      Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na
      OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/clinicas

    Boa tarde Dr.Paulo.
    Fiz um protocolo inferior, e desde os primeiros dias notei que estava com parestisia. Falei sobre isso diversas vezes a clínica e com a cirurgião, mas sempre obtive a mesma resposta. Logo vai passar, não passou, depois de um, três, seis meses, também nao passou. Pediram para aguardar um ano, tbm nao passou. Pediram para aguardar dois anos, tbm nao passou.
    Fizeram o exame e foi constatado a parestesia.
    A cirurgiã, perguntou comentou que eu poderia extrair o pino que estava causando a parestesia. Isso depois de dois anos!
    Eu não soube responder, acredito que nesse caso quem tem que aconselhar o melhor à fazer, seria a doutora. decepção.
    Li em seus blog que aprendi muito sobre que deveria ser feito, nesse caso, mas não foi. Vitamina B12, Laserterapia…
    Bom, o processo ainda nao acabou. Ainda nao houve a oclusão. Na verdade, que eu vejo, é que fazer apenas um protocolo, nao deve ser fácil para eles consegui os encaixes. Sinto que estão acostumados à fazer o conjunto, superior e inferior…. aí fica fácil.
    Minha história é longa, por isso vou para por aqui, já fazem 3 anos e não terminei o tratamento. Só de condução, já devo ter gasto o valor de alguns implantes.

      Olá, Maria Inês, como vai? Lamentamos muito pelo ocorrido.
      Pedimos que entre em contato pelo link https://odontocompany.com/sac, relatando o que ocorreu e em qual unidade você
      realiza o seu tratamento para ser analisado o que pode ser feito por você. Mais uma vez, sentimos muito.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.