Facetas ou lentes de contato: saiba qual escolher
Diante dos vários tratamentos disponíveis para conseguir um sorriso mais bonito, é comum que as pessoas fiquem em dúvida entre facetas ou lentes de contato. Isso acontece porque ambas as opções são conhecidas por deixarem os dentes mais alinhados e brancos.
Enquanto as lentes de contato são indicadas para quem quer corrigir falhas sutis nos dentes, as facetas são recomendadas para quem deseja mudar características mais marcantes. Assim, é importante considerar diversos fatores antes de decidir.
Este post vai ajudar você a entender quais as diferenças entre essas duas opções e como escolher. Boa leitura!
O que considerar ao escolher facetas ou lentes de contato?
Antes de falar sobre as diferenças, é interessante notar que esses tratamentos têm algumas características em comum. Isso porque, tanto as facetas quanto as lentes de contato podem ser confeccionadas em resina composta ou porcelana. Além disso, ambas podem durar de 10 a 15 anos, se bem cuidadas.
Por isso, o ideal é considerar alguns aspectos na hora da escolha. Confira quais são eles!
Objetivo do paciente
O nível de transformação que cada opção provoca no sorriso é diferente. As lentes de contato resolvem problemas como manchas superficiais, espaço entre os dentes e outras pequenas falhas. As facetas, por sua vez, mudam tamanho, forma e coloração de modo bem significativo.
Portanto, o ideal é analisar o quanto você quer mudar a aparência dos dentes e, claro, quais são as necessidades deles. Os que são muito desproporcionais e desalinhados, por exemplo, podem se beneficiar mais das facetas.
Necessidade de desgaste do dente natural
Ambos os tratamentos consistem em colocar uma lâmina muito fina sobre a superfície dos dentes naturais. Para tanto, pode ser preciso desgastar um pouco essa dentição para realizar o encaixe.
Trata-se, então, de mais um ponto se considerar na escolha. Isso porque, o desgaste necessário para aplicar as facetas é maior do que o exigido para as lentes de contato. Além disso, vale ressaltar que esse procedimento não pode ser revertido, o que significa que os dentes não vão voltar ao que eram antes do desgaste.
Espessura
Quem está em dúvida entre facetas ou lentes de contato também precisa saber que elas têm espessuras diferentes:
- lentes de contato — 0,1 a 0,7mm;
- facetas — 0,9 a 2mm.
Como as facetas são mais grossas, elas são uma alternativa melhor do que as lentes para pacientes que têm bruxismo, por exemplo, pois correm menos risco de fraturas devido aos movimentos da arcada dentária nessa situação.
Quais os cuidados ao realizar esses tratamentos?
No que se refere aos cuidados, ambos os materiais necessitam que o paciente mantenha alguns hábitos, como:
- escovar os dentes com escova de cerdas macias e creme dental não abrasivo após as refeições;
- usar escova interdental e fio dental todos os dias;
- evitar a mastigação de alimentos muito duros;
- evitar alimentos e bebidas com corantes que mancham os dentes;
- não roer unhas, mastigar objetos, nem abrir embalagens com os dentes;
- ir ao dentista regularmente para fazer limpeza dental e avaliação da saúde bucal.
Como selecionar uma clínica odontológica?
A escolha do dentista e da clínica para fazer o procedimento é mais um aspecto que merece toda atenção. Afinal, não há grandes riscos envolvidos, mas é preciso ter o treinamento adequado para realizá-lo.
Por isso, certifique-se de dar preferência a uma clínica odontológica de confiança, com reconhecimento no mercado, ao decidir colocar facetas ou lentes de contato. Assim, você terá a certeza de que pode contar com um profissional especializado e materiais de qualidade que vão garantir o resultado que você deseja.
Conseguiu tirar as dúvidas sobre esses tratamentos? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a ter o sorriso que sempre sonhou!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
abril 24, 2024 às 1:17 am
Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit, but instead of that, this is fantastic blog. An excellent read. I will certainly be back.
abril 30, 2024 às 4:32 pm
Olá, Rosie, como vai? Que bom que está gostando dos nossos conteúdos! Ficamos muito felizes
maio 11, 2024 às 11:43 am
A thought leader’s perspective – much appreciated.
maio 15, 2024 às 5:13 pm
Olá, como vai? Que bom que está gostando dos nossos conteúdos! Ficamos muito felizes