Estou com um dente quebrado, e agora? Veja o que pode ser feito!
Um dente quebrado, sem dúvidas, é um grande transtorno. Independentemente de ficar logo na frente ou na parte de trás da boca, as consequências vão bem além da estética, já que manter um ou mais dentes quebrados pode alterar as funções normais da arcada dentária.
No entanto, com alguns cuidados e a ajuda de um profissional especializado, é possível consertar o dente quebrado logo após o acidente. Continue lendo e conheça os tratamentos!
O que pode causar um dente quebrado?
Engana-se quem pensa que quedas ou pancadas na região da boca são as maiores causas para a quebra de um dente. As principais responsáveis pela maioria dos casos de dente quebrado são, na verdade, as famosas e temidas cáries.
Como elas não são facilmente percebidas pelos pacientes, podem “trabalhar tranquilas” no enfraquecimento da dentição, só sendo descobertas depois da quebra. Outros fatores também podem levar à fratura, como bruxismo, dentes mal posicionados e sobrecarga de alguns dentes, caso o paciente já tenha extraído um ou mais elementos dentários.
O que fazer caso um dente quebre?
Os primeiros socorros são essenciais para que o tratamento tenha o melhor resultado possível. Então, se o dente quebrou, nada de pânico! Tome estas providências imediatamente após o acidente, antes mesmo de procurar um profissional:
-
procure pelo fragmento quebrado e limpe-o com água corrente;
-
coloque-o em uma solução de pH neutro, como soro fisiológico ou leite;
-
faça um bochecho de água com sal ou com enxaguante bucal para limpar o local.
No entanto, acontece, por vezes, de a parte quebrada não ser encontrada e não ser possível realizar a colagem. E aí, o que fazer nesses casos? Faça a profilaxia conforme explicado acima e fique atento ao tópico abaixo, em que vamos mostrar quais os tratamentos indicados para esse caso.
Além disso, se o dente for quebrado por inteiro, a dica fundamental é: não tente colocá-lo de volta! Apenas um dentista pode realizar qualquer procedimento e você ainda corre o risco de machucar ainda mais o local (e levar diversas bactérias e micro-organismos para a boca!).
Quais as opções de tratamento?
Ainda bem que, hoje, várias opções de procedimentos estão disponíveis para restabelecer o sorriso, não é mesmo? No entanto, claro que esse é apenas um guia, o procedimento que será adotado deve estar de acordo com as orientações de um profissional, até porque muito depende de qual parte do dente foi quebrada.
Polimento
Grau da fratura: pequeno
Quem sofreu uma lesão pequena, quase que imperceptível, ainda assim, deve ir ao dentista. Quando um dente “lasca”, ele pode machucar e lesar outros dentes, por isso, é necessário polir e criar uma superfície lisa.
Restauração
Grau da fratura: pequeno ou médio
A restauração é feita naquelas pessoas que não encontraram a parte quebrada do dente. Então, a solução é recriá-la. Usando, normalmente, resina, o dentista preenche a parte fraturada para devolver ao dente a forma e as funções normais.
Extração
Grau da fratura: grande
Nos casos em que a fratura é grande, a ponto de impossibilitar o trabalho do dentista em restabelecer o dente, a extração é indicada para aliviar a dor e as chances de infecção. Esse procedimento é adotado principalmente nos casos em que a fratura ultrapassa a linha da gengiva.
Coroa
Grau da fratura: grande
Caso o dente tenha sofrido um trauma muito grande, é necessária a colocação de uma coroa de porcelana. Ela tem o objetivo de devolver as funções normais do dente e, quando produzida em cerâmica, pode render excelentes resultados!
Vale ressaltar que se a parte interna ficou exposta após a fratura, é recomendado também um tratamento de canal no dente quebrado, pois a polpa pode, até mesmo, necrosar.
Quer continuar bem informado sobre a saúde bucal e os tratamentos que podem transformar o seu sorriso? Então, acompanhe-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
abril 15, 2020 às 3:20 pm
Meu dente quebrou ,eu tenho o pedaço ,quanto custa aproximadamente o meu tratamento?
julho 16, 2020 às 2:23 pm
Oi, Ana. Tudo bem? Antes de mais nada, você precisa passar por uma avaliação para analisarmos o seu caso de perto. Acesse o nosso link (https://odontocompany.com/clinicas) e encontre a unidade mais próxima de você!
agosto 28, 2020 às 11:33 pm
Olá, Eu Tenho Dois Dentes Quebrados Na Frente & Agr Estou Usando Aparelho…Ser Fosse Pra Fazer Esse Tratamento Euu Ficaria Impossibilitado De Fazer?
outubro 18, 2020 às 8:55 am
Bom dia.
Tenho um molar revitalizado que partiu a parte exterior e teve de see renovida essa parte. É possivel uma reconstituição do dente ou tenho mesmo que o arranxar e colocar prótese?
Obrigada
outubro 18, 2020 às 8:56 am
Bom dia.
Tenho um molar desvitalizado que partiu a parte exterior e teve de see renovida essa parte. É possivel uma reconstituição do dente ou tenho mesmo que o arrancar e colocar prótese?
Obrigada