Agende sua avaliação

Está com dente mole? Veja as causas e os tratamentos!

Tempo de leitura 6 min

Ter um belo sorriso é algo que todos procuram. Afinal, o sorriso é um cartão de visita para oportunidades de negócios e interações sociais. No entanto, há circunstâncias que promovem o amolecimento do dente, que pode cair, se nada for feito. Sendo assim, o dente mole deve ser levado a sério.

Essa situação, embora comum entre crianças em fase de crescimento, não pode ser negligenciada por adultos. Até porque a perda de um dente traz consequências ruins. Algumas delas são dificuldades na mastigação, alterações na fala, desalinhamento dos dentes e problemas estéticos.

Para entendermos melhor esse assunto, elaboramos este texto. Vamos explicar o que pode causar o amolecimento dos dentes permanentes e o que é preciso fazer nessa situação. Também vamos mostrar algumas dicas para prevenir esse problema. Confira!

Quais as principais causas do dente mole?

O dente mole pode ser um indício de troca de dentes em crianças, o que é algo natural e esperado. Afinal, os dentes de leite ficam moles e caem para dar lugar aos dentes permanentes. Mas e quando estamos falando de adultos? Qual a razão para isso? É o que veremos a seguir, com detalhes sobre cada uma das mais recorrentes causas.

Traumas

Sofrer uma pancada na boca pode fazer com que o dente fique mole. Isso acontece devido à força aplicada na estrutura dentária. O impacto pode desestabilizar a estrutura de sustentação do dente.

Em alguns casos, o trauma pode ser grave o suficiente para fazer com que o dente se desloque ou até mesmo caia. É importante procurar atendimento odontológico o mais rápido possível nessas situações.

Para evitar traumas, é válido procurar proteção para lábios e boca. Em especial, para atletas que praticam esportes que envolvem contato físico intenso e quedas. Nesses casos, é fundamental utilizar aparelhos especiais na boca que ajudam a dissipar os impactos provenientes das atividades esportivas.

Bruxismo

O bruxismo é um problema que muitas vezes não é percebido pelos pacientes que lidam com ele. Isso porque, geralmente, o bruxismo ocorre à noite, quando a pessoa já não tem muito controle sobre a movimentação da boca.

O bruxismo se destaca pelo hábito de ranger os dentes com muita força. Essa situação pode danificar as raízes e diminuir a sustentação dentária. Com o passar do tempo, a pressão constante pode desgastar o esmalte.

Outros problemas dentários gerados pelo bruxismo também podem surgir, como a sensibilidade e até mesmo a perda dos dentes. É importante procurar tratamento para o bruxismo a fim de evitar mais danos.

Doença periodontal

A periodontite é uma doença inflamatória causada por problemas com a higiene bucal. A formação de estruturas bacterianas ao redor do dente faz com que os ossos de sustentação sejam destruídos.

Se não tratada, a periodontite pode levar à perda dentária e a outros problemas graves de saúde. Consultas odontológicas regulares e boa higiene bucal são essenciais para prevenir a doença periodontal.

Aparelho ortodôntico

Quem faz uso de aparelho fixo geralmente reclama da sensação de dentes moles. Isso acontece, principalmente, quando o paciente está nas primeiras semanas de adaptação do aparelho ou depois das visitas de manutenção. Nesse caso, a mobilidade é natural e faz parte do processo. É o sinal de que está ocorrendo o reposicionamento da arcada dentária.

Essa situação tende a se normalizar nos próximos meses. Os dentes vão se movendo para posições corretas, reduzindo a sensação de mobilidade. Porém, a mobilidade em excesso deve ser acompanhada com mais critério pelo especialista.

É normal ter dente mole com o passar dos anos?

Muita gente acredita que o envelhecimento faz com que os dentes comecem a ficar mole. Diferentemente do que acontece na infância, o amolecimento dos dentes não é um comportamento normal e esperado com o passar dos anos.

Na verdade, quando um ou mais dentes amolecem, é sinal de que algumas das causas já aqui apresentadas estão em atividade. Ou seja, a mobilidade dentária na fase adulta precisa ser observada com mais seriedade.

Existe tratamento para dente mole?

Sim! Cada tratamento depende da causa do problema. Mas, de toda forma, o primeiro esforço a ser feito para tratar o dente mole é estabilizá-lo. Isso pode ser realizado com o uso de uma contenção flexível. O tratamento leva em média 15 dias, tempo necessário para a cura dos ligamentos. A seguir, vamos saber como tratar o amolecimento com outras causas correlatas.

Periodontite

No caso da periodontite, a cura pode ser um pouco mais longa. Primeiramente, o tratamento envolve a remoção do agente causador: as bactérias danosas. Isso pode ocorrer por meio de microcirurgias e uso de antibióticos.

Em alguns casos, pode ser indicada uma cirurgia de reconstrução óssea, o famoso enxerto ósseo. Também é possível fazer o recobrimento radicular, em alguns casos específicos. Agora, se o dente mole já não se sustenta mais, a opção é a extração do dente.

Durante o tratamento da periodontite, o paciente é orientado a usar escovas especiais e a fazer acompanhamento periódico com o especialista.

Bruxismo

Para o bruxismo, o tratamento mais eficiente é usar placa protetora. Esta pode ser utilizada preferencialmente durante a noite. Lembrando que o apertamento dos dentes, um tipo de bruxismo, geralmente acontece quando o paciente está acordado. Dessa forma, não é rara a confecção de uma placa de bruxismo para usar durante o dia. Também são indicadas medidas para reduzir o estresse, que pode potencializar o distúrbio.

Trauma

Quando ocorre um acidente ou trauma, é preciso radiografar a região para verificar se houve fratura, concussão, subluxação ou luxação.

Dependendo do trauma, pode ser necessário tratar o canal. Também é possível que a raiz do dente sofra reabsorção, o que leva à perda do dente. Porém, o recomendado pelos especialistas, mesmo com perda iminente do dente, é mantê-lo pelo maior tempo possível, facilitando o tratamento de implante.

Essas foram algumas informações sobre o que fazer com o dente mole. Ainda que você tenha bons hábitos de higiene e faça visitas regulares ao consultório do dentista, pode perceber alguns sinais de dentes moles. Nesse caso, é importante buscar a orientação de um especialista assim que notar os primeiros sintomas. Isso ajudará a prevenir que a causa subjacente permaneça sem tratamento e possa levar à perda do dente.

Gostou dessas informações? Fique por dentro de mais dicas seguindo as nossas páginas no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

    Tomei uma cotovelada jogando futebol e meus dentes ficou sensíveis e mole.

      Olá, Jeferson, como vai? Recomendamos que procure um profissional
      para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
      nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
      https://odontocompany.com/clinicas

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.