Entenda como funciona o tratamento endodôntico!
O tratamento endodôntico é responsável por cuidar de lesões e doenças que afetam a raiz e a polpa do dente. Os especialistas são capazes de manter a boca e o sorriso do paciente saudáveis por meio de procedimentos mais simples ou complexos.
Com o auxílio da tecnologia, é possível realizar exames de imagem que permitem uma visão da polpa dentária de forma mais ampla e completa. Assim, o profissional pode iniciar o tratamento mais correto e buscar a solução para as necessidades do indivíduo.
Continue a leitura e saiba como funciona o tratamento endodôntico!
Qual é o tratamento feito pelo endodontista?
O profissional endodôntico é responsável pelo tratamento de diversos problemas bucais. A cárie, por exemplo, pode atingir certa parte do dente e provocar prejuízos significativos para o paciente. Ainda, a ausência de tratamento é capaz de levar à perda do dente, que só poderá ser solucionada com a inserção de um implante dentário.
Para que isso não aconteça, é indicado buscar um profissional, a fim de que ele inicie o tratamento adequado, ou seja, o canal. O endodontista é o especialista que pode realizar o procedimento de forma eficiente.
Quando é indicado?
O tratamento endodôntico é indicado para os pacientes com infecção na polpa do dente. Diversos fatores podem afetar a região pulpar, como doenças periodontais e lesões, cáries, fraturas e placas bacterianas. Assim, para não ficar sem o dente, é indicado buscar ajuda profissional.
A fim de manter um sorriso bonito, o especialista recorre a várias opções de tratamento para garantir um excelente resultado. Desse modo, a visita ao dentista não pode ser deixada de lado.
Quais as causas comuns para o tratamento?
Algumas causas podem levar o paciente a iniciar o tratamento. Ao sentir qualquer dor na gengiva, inchaço na região, dor no dente ou no rosto ou qualquer incômodo na boca, é fundamental buscar ajuda profissional. Veja a seguir quando ir a uma clínica odontológica!
Cáries
A cárie é um dos motivos mais recorrentes para realizar um tratamento endodôntico. Isso porque é fundamental iniciar os cuidados com o profissional para que ela não fique mais profunda. Em situações mais graves, é necessário a realização de um canal ou a retirada do dente. Ao iniciar os cuidados na fase inicial, a cárie pode ser tratada de forma simples e rápida.
Sensibilidade
A sensibilidade consiste em um dos problemas dentários mais recorrentes nos consultórios odontológicos e é uma das causas mais comuns para o tratamento endodôntico. Normalmente, ela acontece por causa do desgaste do dente ou devido à retração da gengiva.
Dessa forma, ao sentir incômodo ao ingerir alimentos azedos ou ao escovar os dentes, é primordial buscar ajuda profissional para descobrir as razões da sensibilidade e, assim, iniciar o melhor tratamento.
Dentes trincados
Ao trincar o dente, você deve procurar um endodontista. Ele realizará o diagnóstico dos seus problemas e começará o melhor tratamento. O especialista conhece técnicas eficientes para resolver o problema e para garantir um sorriso bonito e saudável.
Dor
Ao sentir dor persistente em um determinado lugar da boca, é necessário buscar um profissional odontológico. Diversas situações podem proporcionar o incômodo e, se não for feito um tratamento eficiente, a sua qualidade de vida pode ficar prejudicada. Não se esqueça de que a cárie, a gengivite e as placas bacterianas podem causas dores intensas e afetar a sua saúde bucal.
Como realizar esse tratamento?
O principal objetivo do tratamento endodôntico é retirar a polpa da parte infeccionada, a qual é constituída por diversas células, nervos e vasos sanguíneos. Esse problema pode aparecer devido ao surgimento de cáries e fraturas nos dentes.
Os pacientes podem apresentar sensibilidade dentária, inchaço, vermelhidão e mudança na cor dos dentes. O endodontista precisa ser procurado assim que os sintomas surgirem, para que seja feito o canal e, consequentemente, a dentição seja preservada. Veja a seguir como o tratamento é realizado!
Diagnóstico
Em um primeiro momento, o especialista examina a boca do paciente para verificar a situação da polpa dentária e analisar se o tratamento endodôntico é adequado.
Anestesia
Após confirmar que o procedimento pode ser realizado, o profissional aplica a anestesia local e realiza a abertura do dente. O processo alcança o canal radicular, isto é, a polpa dentária. É importante ressaltar que, para aliviar a sensação da injeção de anestesia, alguns dentistas utilizam uma pomada anestésica.
Remoção da polpa
A remoção do tecido pulpar é uma etapa importante, uma vez que é feita a retirada da polpa selecionada e inflamada. Somente a porção afetada é retirada, assim, nenhuma outra parte é prejudicada.
Limpeza dos canais
A polpa é uma estrutura irrigada por vasos sanguíneos. Durante o tratamento, é preciso que os canais sejam desinfetados e raspados, com o intuito de retirar todas as bactérias presentes no local. Para confirmar que toda parte infectada foi removida, o especialista pode solicitar um exame de imagem.
Restauração dos canais
Após o processo de limpeza, o endodontista faz a obturação dos canais. A cavidade interna é preenchida com o item obturador apropriado e que evita possíveis infecções. É importante destacar que o material é uma resina vegetal muito maleável e biocompatível com a boca do paciente.
Reconstrução do dente
Após a realização da obturação, começa a etapa de restauração do dente. Nessa fase, um material temporário é inserido, com a finalidade de deixar a abertura fechada. Ele fica no local até que o dente receba a restauração definitiva. Em algumas situações, pode ser necessário inserir um pino na raiz, mas o profissional avaliará o seu caso.
Acabamento
Após concluir os processos mencionados, é feita a restauração dentária. O endodontista preenche a região com uma resina. Com isso, o formato do dente original é recriado, e o paciente consegue mastigar, falar e sorrir sem maiores problemas.
Como vimos, o tratamento endodôntico é fundamental para o sorriso do paciente e para que ele tenha uma boa saúde bucal. Ao buscar um especialista, todo o procedimento é feito de forma tranquila, sem dores e de maneira rápida. Nesse sentido, saiba que as clínicas OdontoCompany contam com os melhores profissionais e tratamentos do mercado.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para entrar em contato conosco para marcar sua avaliação com os nossos dentistas!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”