Agende sua avaliação

Dentista pode aplicar toxina botulínica? Saiba agora

Tempo de leitura 3 min

Atualmente, diversos profissionais da área da saúde têm se dedicado à estética, o que inclui a realização de procedimentos voltados para evitar rugas e linhas de expressão. Mas será que dentista pode aplicar toxina botulínica? Trata-se de um dos principais produtos usados na prevenção do envelhecimento da pele.

A resposta é sim! Os cirurgiões-dentistas são totalmente aptos e estão autorizados a trabalharem com harmonização facial. No entanto, é muito importante ter alguns cuidados ao procurar um dentista que trabalhe com essa toxina.

Neste post, você vai entender melhor sobre o assunto e ver dicas para escolher um bom profissional. Acompanhe!

O que diz a legislação sobre a aplicação de toxina botulínica por dentistas?

Engana-se quem pensa que os dentistas lidam apenas com dentes. Na verdade, a área facial de atuação desses profissionais vai do osso hioide — localizado na porção anterior do pescoço — até a linha de inserção do cabelo, e de tragus a tragus — cartilagem do ouvido externo.

Antigamente, os cirurgiões-dentistas já utilizavam a toxina botulínica com finalidade terapêutica. Contudo, desde 2019, o Conselho Federal de Odontologia, a partir de uma resolução interna (CFO-198/2019), autorizou o uso desse produto e de preenchedores com finalidade estética.

Além disso, a Lei 5.081/66, que regulamenta o exercício da Odontologia no Brasil, também concede permissão para realização de procedimentos como a aplicação da toxina botulínica.

Desse modo, o dentista tem autorização legal e pode, ainda, tornar-se especialista na área, ao fazer uma especialização em Harmonização Orofacial.

Quais os cuidados ao procurar um dentista que aplique toxina botulínica?

Antes de fazer aplicação de toxina botulínica, é fundamental que você tome certos cuidados para aumentar a segurança ao realizar o procedimento. Confira!

Procure profissionais capacitados

No momento da escolha do profissional, investigue há quanto tempo ele atua, se tem especialização na área e busque fotos do tipo “antes e depois” para saber se os resultados foram satisfatórios.

Um bom dentista está sempre se atualizando, com o intuito de oferecer o melhor a seus pacientes e intervir caso haja qualquer intercorrência durante o procedimento.

Encontre clínicas de renome

Clínicas que apresentam uma boa reputação no mercado contam com profissionais diferenciados que estão preparados para realizar esse tipo de procedimento.

Converse com outros pacientes

Conversar com pacientes do profissional com quem você está pensando em aplicar toxina botulínica é uma das melhores formas de saber mais sobre o trabalho dele. Por esse motivo, vale a pena buscar a opinião de outras pessoas que já foram atendidas.

Marque uma consulta

Jamais vá ao consultório apenas no dia de realizar o procedimento. Isso porque, uma conversa antes é essencial para esclarecer dúvidas, conhecer um pouco mais o profissional e verificar se ele passa a confiança esperada.

Agora que você descobriu que dentista pode aplicar toxina botulínica, sabe que pode contar com esse profissional não só para cuidar dos seus dentes, mas também da sua pele. Basta buscar um bom especialista que certamente os resultados serão muito satisfatórios e elevarão sua autoestima.

E aí, o que achou do post? Gostaria de encontrar os melhores dentistas para fazer sua aplicação de toxina botulínica e prevenir o envelhecimento? Entre em contato com a OdontoCompany agora mesmo!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.