Dentista empreendedor: quais são os modelos de negócio existentes?

Tempo de leitura 3 min

Com tratamentos cada vez mais tecnológicos e eficazes, tanto para saúde quanto para estética bucal, a Odontologia vem despontando como uma área bem promissora para quem busca ter um negócio de sucesso. Assim, esse é o cenário perfeito para o dentista empreendedor entrar em ação! 

Sabemos que tratar de questões empresariais ainda é uma novidade para muitos profissionais, mas quem tem uma visão para o futuro pode aproveitar todas as oportunidades e alcançar o sucesso nesse segmento.

Ficou interessado no assunto? Então, confira este post e descubra o perfil do dentista empreendedor e as opções de modelos de negócio na área. Boa leitura!

Características de um dentista empreendedor

Para empreender na área, além de oferecer atendimento de qualidade, é importante que o profissional seja:

  • organizado — principalmente em relação à parte de documentação, ao agendamento de consultas e à gestão do tempo;
  • responsável — honrando todos os compromissos, principalmente em relação aos pacientes e fornecedores;
  • líder — para gerenciar sua equipe, de modo a oferecer um atendimento padronizado e de excelência;
  • empático — colocando-se no lugar do paciente para entender suas queixas e expectativas;
  • atualizado — para estar em dia quanto às novas tecnologias e tendências de negócio.

Modelos de negócio para quem quer empreender na Odontologia

Deseja empreender na Odontologia? Descubra agora os modelos de negócio na área e veja o que mais se encaixa em seu perfil e objetivos profissionais.

Franquia

Para quem tem receio de empreender por falta de conhecimento em questões administrativas e de gestão, a franquia é a melhor opção. Isso porque se trata de um modelo pronto de negócio, já testado, assim, o dentista consegue trabalhar com mais segurança.

Além disso, ele fica tranquilo também em relação a outros pontos, como a divulgação da clínica, já que o plano de marketing vem pronto da franqueadora e os custos compartilhados pelas franquias da rede.

Powered by Rock Convert

Nesse caso, é necessário fazer um investimento inicial e pagar taxas mensais, porém, são custos que compensam, devido a todas as facilidades e retorno que esse modelo de negócio oferece.

Consultório próprio

Há quem busque uma autonomia maior em relação aos rumos do seu negócio na Odontologia. Sendo assim, o ideal pode ser o consultório próprio. Porém, nesse caso, a atração de novos pacientes exige tempo, investimento e muito trabalho, devido à alta concorrência do setor.

Clínica particular compartilhada

Ainda, há a opção do profissional ingressar no empreendedorismo com outro colega, que trabalhe em uma especialidade diferente ou compartilhando o espaço com clínicas especializadas em radiologia, por exemplo. Essa pode ser uma opção interessante para reduzir custos e ampliar os serviços oferecidos.

Clube de assinatura para produtos odontológicos

Um novo modelo de negócio na área é um clube de assinatura de produtos odontológicos, em que o paciente recebe uma caixa com os itens periodicamente. Aqui, o dentista pode destacar sua clínica a partir de parcerias com fornecedores de escovas ou cremes dentais, por exemplo.

A caixa pode vir acompanhada de um convite para o paciente retornar à clínica para o check-up, um meio de fidelização do público.

Agora você já conhece as melhores opções de negócio para o dentista empreendedor. Mas para crescer na carreira, além do trabalho voltado ao atendimento do paciente, é preciso se preocupar com a administração da clínica. Nesse ponto, para quem não quer dor de cabeça, a franquia torna-se a melhor escolha.

O conteúdo foi útil? Então, compartilhe essas informações nas redes sociais para que mais pessoas descubram essas vantagens!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.