Ortodontia

Como clarear os dentes em casa? Confira os principais métodos aqui!

novembro 27, 2018
Tempo de leitura 4 min

Como clarear os dentes em casa? Essa é uma pergunta muito comum de quem busca por maneiras de conseguir um sorriso mais bonito e branco por conta própria.

O método, mais barato do que procedimentos feitos em consultório odontológico, apresenta bons resultados. Porém, para isso, é fundamental que ele seja indicado por um dentista e conte com orientações do profissional. Caso contrário, pode apresentar uma série de consequências negativas.

Para saber mais sobre como funciona esse tratamento e como conseguir o efeito desejado sem comprometer sua saúde, continue a leitura!

O que é e como funciona o clareamento caseiro?

O clareamento caseiro é um método cujo objetivo é retirar pigmentos amarelados e manchas dos dentes, deixando-os mais brancos.

Ele pode ser feito de diversas maneiras, desde a partir do uso diário de cremes dentais clareadores até a compra de kits prontos vendidos em farmácia. Porém, o método que gera os melhores resultados e que apresenta a maior segurança para a saúde bucal é aquele indicado pelo odontologista.

Seja qual for a opção escolhida, é importante fugir de receitas da internet sem orientação profissional. Além de não apresentar resultados satisfatórios na maior parte dos casos, elas podem trazer sérios riscos e até levar o desenvolvimento de inflamações e irritações na gengiva e mucosa da boca.

Como clarear os dentes em casa?

O primeiro passo para fazer um clareamento caseiro é escolher o método a ser usado. Conheça os principais:

Pasta clareadora

Hoje, existem diversos cremes dentais que prometem efeito embranquecedor. Porém,esse tipo de produto somente remove uma camada mais superficial de manchas e pigmentos. Isso porque, por questões de segurança, ele apresenta substâncias menos eficazes do que as usadas nos clareamentos profissionais.

No entanto, é importante consultar o dentista sobre o assunto, pois algumas pastas podem aumentar a sensibilidade nos dentes, não sendo essa, portanto, a opção mais indicada.

Kits prontos

É possível encontrar no mercado algumas opções de kits de clareamento caseiro.

Embora possa apresentar resultados melhores do que somente o uso de cremes embranquecedores, esse método não é o mais indicado por poder apresentar alguns riscos.

Isso se dá porque os moldes fornecidos são de formato genérico e não do tamanho exato da arcada dentária, o que pode acarretar desconforto e falhas no procedimento. Além disso, a substância utilizada pode causar irritação na mucosa bucal se não for corretamente utilizada.

Kit profissional

O que muitas pessoas não sabem é que é possível clarear os dentes em casa com ajuda do dentista. Nessa opção, o profissional oferece um kit personalizado para sua arcada dentária, fornecendo todas as recomendações necessárias e acompanhando o processo.

Para isso, é utilizado um molde onde será colocado um gel com efeito clareador e encaixado nos dentes. A substância utilizada é mais fraca do que o material dos procedimentos profissionais, oferecendo mais segurança.

Assim, além de garantir de que a proveniência do material é confiável, reduz-se os riscos de irritações e demais complicações.

Quais são as vantagens e desvantagens desse método?

Entre as principais vantagens do clareamento caseiro estão o preço e a comodidade do tratamento. Além de ter um valor menor do que os procedimentos profissionais, a técnica apresenta o benefício de poder ser feito em casa, no horário que for mais fácil para a pessoa.

Apesar disso, é preciso disciplina. Os resultados só serão satisfatórios caso as instruções sejam seguidas à risca. Isso inclui ficar com os moldes o tempo recomendado e na frequência indicada, o que pode ser um pouco incômodo.

A principal desvantagem está na qualidade do efeito alcançado. Os tratamentos realizados em consultório apresentam resultados muito mais rápidos e perceptíveis, muitas vezes já na primeira sessão.

Entre os métodos caseiros, os kits fornecidos pelo dentista é o método mais eficaz, confiável e seguro. Para quem deseja alcançar um sorriso ainda mais branco de forma rápida, é indicado fazer um clareamento profissional em consultório.

Por fim, seja qual for a opção escolhida, é essencial contar com a orientação de um odontologista e evitar receitas caseiras com produtos não certificados e não indicados para esse fim.

E aí, o que achou de saber mais sobre como clarear os dentes em casa? Curta nossa página no Facebook para receber mais dicas como essa!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário