Entenda como pode acontecer uma fratura dentária
Uma fratura dentária ocorre quando há uma quebra no dente, podendo afetar desde a parte visível, que chamamos de coroa, até a raiz dental. Essa situação pode causar desconforto e até mesmo comprometer a funcionalidade do dente.
Você sabia que uma simples queda ou até mesmo uma mordida em um alimento duro podem resultar em uma fratura dentária? Pois é, qualquer pessoa pode se deparar com um dente quebrado, por isso é tão importante dominar o assunto. Neste post, vamos explicar a fundo como isso pode acontecer e o que fazer caso ocorra.
Acompanhe a leitura e aprenda mais conosco!
Como saber se estou com uma fratura dentária?
Identificar uma fratura dentária nem sempre é fácil, mas existem sinais que podem ajudar você a perceber quando algo não está bem com o seu dente. O primeiro passo é entender que há diversas categorias de fratura nos dentes. Veja abaixo as principais.
Fratura craqueada
Neste tipo de fratura dentária, o dente apresenta uma pequena linha de trinca, geralmente imperceptível. Essa fratura pode não ser visível em exames comuns, por isso o dentista pode recomendar alguns exames mais detalhados para diagnosticar o problema.
Fratura na raiz
Mais difícil de identificar, essa fratura afeta a parte interna do dente, podendo comprometer sua estrutura e até mesmo levar à perda do dente. Considerando que a quebra acontece internamente, é comum que o paciente só consiga observar os sinais do corpo, como inchaço no local, dor e sensibilidade.
Fratura por trauma
Essa categoria é causada por algum tipo de impacto, como uma queda ou uma pancada forte na área da boca. Nesses casos, a fratura pode ser visível, além de contar com pedaços quebrados da coroa (parte visível do dente).
Fratura vertical
Essa fratura dentária se estende da superfície mastigatória do dente em direção à raiz, na direção vertical. Ela pode ou não ser visível a olho nu e é geralmente diagnosticada por meio de exames odontológicos radiográficos.
Quais são os sintomas de uma fratura dentária?
Você sabia que quanto mais rápido notar que existe uma fratura no seu dente, mais fácil será recuperá-lo? Por isso, além de conhecer os tipos, observaremos os sintomas mais comuns de quem está sofrendo com uma fratura dentária.
- dor aguda ao morder ou mastigar, especialmente ao aplicar pressão sobre o dente em questão;
- sensibilidade aumentada ao consumir alimentos ou líquidos quentes ou frios;
- inflamação ao redor do dente afetado, causando inchaço, vermelhidão ou sensibilidade na gengiva perto do dente afetado;
- irregularidade na superfície do dente fraturado, como bordas ásperas ou pontiagudas, pedaços de esmalte quebrado ou até mesmo uma divisão visível no dente;
- dependendo da extensão da fratura, o dente pode apresentar uma mudança em sua forma, como cor ou textura.
Se você notar algum desses sinais, é fundamental procurar o seu dentista de confiança o mais rápido possível para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.
Em caso de fratura dentária, o tratamento pode variar dependendo do tipo e da gravidade da fratura. Desde restaurações simples com resina até procedimentos mais complexos, como o tratamento de canal ou até mesmo a extração do dente e substituição por implante, podem ser necessários. O importante é seguir as orientações do seu dentista e cuidar da saúde dos seus dentes.
Se você deseja saber mais sobre tratamentos dentários e tirar dúvidas frequentes sobre o assunto, confira nosso conteúdo sobre restauração dentária agora mesmo!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”