Dente e dicção: entenda a relação entre eles!
Você sabe qual a relação entre dente e dicção? Em uma análise inicial, esses temas podem parecer um pouco distantes. No entanto, as questões estão bastante relacionadas.
Por esse motivo, o cuidado com a saúde bucal é muito importante. Isso porque, além de elevar a autoestima, melhora a dicção e, consequentemente, você se comunica melhor.
Imagino que esteja interessado em saber mais sobre o tema. Neste post, descubra a relação entre boca e dicção, como os dentes impactam na projeção da voz e como o posicionamento incorreto influencia na dicção. Boa leitura!
Qual é a relação entre boca e dicção?
A boca desempenha um papel fundamental na dicção, pois é por meio da boca que o som das palavras é formado e modulado.
A dicção envolve a habilidade de articular os sons da fala, para que as palavras possam ser compreendidas com facilidade.
Uma boa dicção depende de vários fatores, como a posição e o movimento dos lábios, a língua, os dentes e a mandíbula, bem como a força e a precisão dos músculos da boca e da face.
Como os dentes ajudam na projeção da voz?
Os dentes ajudam a articular as palavras e a modificar o som da fala. Quando se fala, o ar passa pela boca e interage com as estruturas da cavidade oral. Desse modo, atua para modificar o som da voz e produzir as palavras que uma pessoa diz.
Além disso, os dentes ajudam na articulação de certos sons, como algumas consoantes, e auxiliam a criar ressonância na cavidade oral, ampliando a projeção à voz.
Como a falta ou a posição incorreta de dentes impacta na dicção?
Quando se perde um ou mais dentes, pode haver dificuldade na articulação de certos sons, como as consoantes dentais. Além disso, a falta de dentes pode afetar a ressonância da voz, tornando-a menos clara e com menos projeção.
Da mesma forma, a posição incorreta dos dentes, como a má oclusão ou a desalinhamento dental, pode afetar como as palavras são pronunciadas e moduladas.
Como o tratamento pode ajudar?
Os tratamentos, como implantes ou aparelhos ortodônticos, são muito úteis para melhorar a dicção. Os implantes dentários substituem dentes perdidos e podem ajudar a melhorar a dicção, pois permitem a articulação de sons que requerem o contato da língua com os dentes.
Já os aparelhos ortodônticos melhoram o alinhamento dental e outras questões relacionadas à posição dos dentes. A correção dessas situações ajudam na articulação da fala.
Qual é a importância de ir a um dentista?
O dentista é o profissional que está preparado para fornecer o tratamento adequado para melhorar o posicionamento dos dentes e, consequentemente, a dicção. Por isso, é fundamental fazer consultas regulares para solucionar as questões relacionadas à saúde bucal.
Como é possível perceber, dente e dicção são temas correlatos e o posicionamento adequado da arcada dentária influencia na projeção da voz. Por isso, é fundamental cuidar da saúde bucal para que você possa se comunicar com eficiência no seu cotidiano.
Agora, que você entende sobre a relação entre dente e dicção, conheça os principais tratamentos dentários e confira qual o melhor para as suas necessidades.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”