Afinal, quando devo ir ao dentista? Saiba aqui!
Manter um sorriso bonito e livre de doenças, não é um segredo guardado a sete chaves. A solução é simples! Basta evitar erros de higiene bucal, garantir a escovação, o uso do fio dental e, principalmente, não deixar de visitar o dentista. Mas eis a questão: quando devo ir ao dentista?
Esse é um questionamento bastante presente e ele é mais comum por parte de pessoas que não têm sinais de problemas bucais.
Mas é importante destacar que mesmo nessas situações é fundamental agendar uma visita ao consultório.
Acompanhe este post e entenda o que é feito durante as consultas. Ainda, saiba qual é a periodicidade que você deve buscar por esse profissional. Boa leitura!
O que acontece durante a visita ao dentista?
Uma consulta dentária envolve diversos procedimentos técnicos e também uma conversa para levantar o histórico da saúde bucal do paciente. Veja, a seguir, os principais procedimentos feitos durante a visita ao dentista.
Limpeza dos dentes
Mesmo que uma pessoa realize de maneira correta a limpeza por meio da escovação e o uso do fio dental, ainda é possível a formação de placa bacteriana não removível por esses instrumentos.
Nesse caso, para realizar uma limpeza profunda, é necessário ir ao dentista, pois, esse profissional tem ferramentas especiais, capazes de raspar região do dente localizada abaixo da linha da gengiva. Assim, é possível remover placa bacteriana e tártaro, evitando o surgimento de doenças, como a gengivite cárie e mau hálito.
Exame completo
Por mais que você ache que seus dentes estão extremamente saudáveis, é preciso ter uma avaliação profissional feita pelo dentista. Na consulta, ele fará um exame cuidadoso dos seus dentes verificando como está a saúde da gengiva e da mucosa da boca e procurando sinais que podem ocasionar doenças bucais. O objetivo é identificar se há problemas e trata-los o mais rápido possível.
Radiografias
Durante uma consulta ao dentista, o paciente tem oportunidade de fazer exames radiográficos, que ajudam a diagnosticar problemas que não poderiam ser detectados a olho nu. Assim, é possível verificar como está a saúde dos ossos do maxilar, da mandíbula e também observar se os dentes sofreram algum trauma ou estão com alguma cárie oculta.
Quais os sinais que demonstram que você deve ir ao dentista?
Sabemos que a saúde bucal é um tema muito importante. Isso acontece por diversos motivos. Entre eles estão a melhora da autoestima, melhora da nossa saúde, prevenção de problemas bucais (cáries, tártaros etc.) etc.
Por isso, é fundamental ter o conhecimento dos sinais, pois eles vão te ajudar a elucidar sobre o melhor momento para visitar o dentista e prevenir de diversos problemas. Vamos abordar sobre as principais questões logo abaixo.
Mau hálito
O primeiro sinal que demonstra que devemos ir ao dentista é o mau hálito. Isso porque, os maus hábitos alimentares, juntamente com uma higienização bucal ruim, podem aumentar a chance de cáries.
Além disso, pessoas que consomem tabacos e outras bebidas alcoólicas de maneira regular precisam de cuidados especiais, pois ambas as situações podem aumentar as probabilidades do aparecimento do câncer bucal.
Nessas consultas podem ser necessárias a cada 4 meses e elas são muito relevantes para identificar um tumor ou algum outro problema bucal na fase inicial, facilitando o diagnóstico e o tratamento.
Problemas com a mordida
Outro sinal que demonstra a necessidade de ir ao dentista são problemas com a mordida. Essa questão acontece porque essas situações podem ser sintomas de uma arcada dental com alguma anomalia. Pode ser, por exemplo, necessário colocar um aparelho fixo, uma placa removível, entre outras possibilidades de tratamento.
Dor no dente
Por diferentes motivos, as dores no dente também são indicativos que demonstram que você deve procurar o dentista. Primeiramente, dores no dente podem ser indicativos de cáries, placas bacterianas, inflamações na gengiva, entre outras situações.
Em outras situações, a dor de dente pode ser causada por uma hipersensibilidade dentária ou sinusite. Nesses casos, o profissional de odontologia é o mais indicado para averiguar e fazer o diagnóstico dessas situações.
Qual a frequência ideal para consultar o dentista?
Não há uma regra exata para essa pergunta, pois depende da sua situação. Na maioria das vezes, deve-se procurar visitar o dentista a cada 2 anos para fazer a limpeza e também para que o profissional da odontologia possa verificar a saúde bucal.
As crianças, por sua vez, devem consultar o profissional da odontologia pelo menos 1 vez por ano, pois essa prática ajuda a prevenir cáries e outras eventuais obturações que possam acontecer nos dentes.
Pessoas com problemas bucais precisam consultar o dentista com mais frequência para que possa solucionar essas situações. No entanto, a frequência varia conforme a situação de cada paciente e cada problema.
Por esse motivo, o dentista é o profissional mais indicado para te informar a periodicidade pela qual você deve fazer consultas com o intuito de resolver os problemas bucais de uma vez por todas.
Afinal, quando devo ir ao dentista?
Na maioria das vezes, a visita ao profissional de odontologia deve ser feita pelo menos a cada 12 meses. Mas há situações específicas que demandam uma atenção mais detalhada, como é o caso de pessoas com problemas bucais ou mesmo crianças. Então, elas devem ir ao dentista, no mínimo, a cada 4 meses.
Essas foram algumas informações que ajudam a elucidar a dúvida sobre qual é o melhor momento para ir ao profissional de odontologia. Vale ressaltar ainda que os pacientes que usam aparelhos não devem deixar de visitar o dentista para fazer a manutenção e, assim, melhorar os resultados do tratamento.
Em uma análise inicial, consultar no profissional de odontologia pode parecer trabalhoso. No entanto, por meio dessa prática torna-se possível prevenir e solucionar os problemas bucais de forma eficiente e eficaz. Ao conhecer sobre o assunto, torna-se possível ter o conhecimento sobre os momentos ideais para ir no dentista.
Está com alguma dúvida sobre qual o momento e a frequência ideais para visitar o dentista? Entre já em contato com a gente! Estamos dispostos a ajudar a esclarecer os seus questionamentos e fornecer o melhor suporte possível para você e toda a sua família.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”