Açúcar e saúde bucal: entenda os prejuízos
Você sabe qual a relação entre açúcar e saúde bucal? Essa é uma pergunta bastante relevante, pois os açúcares estão presentes nos mais diversos alimentos. Entre eles estão os doces, chocolates, sorvetes, picolés etc. Muitos desses alimentos são saborosos, mas eles podem prejudicar a nossa saúde bucal. Por isso, é importante estarmos atentos.
Para te ajudar, neste post vamos destacar como deve ser a escovação após comer doce e informaremos sobre a importância de tomarmos alguns cuidados com a nossa saúde bucal. Acompanhe a seguir.
Por que o açúcar faz mal aos dentes?
O excesso de açúcar faz mal para a saúde bucal, e isso é válido quando comemos ou bebemos alimentos que têm uma grande quantidade desse carboidrato. Entre alguns exemplos estão os refrigerantes, balas, chicletes, alimentos processados, etc.
Quando ingerimos alimentos açucarados, estamos alimentando as bactérias presentes na boca. Elas digerem os alimentos que comemos e, posteriormente, produzem ácidos que podem dissolver o esmalte dos dentes e causar até cárie no futuro.
Como deve ser a escovação após comer doce?
Considerando os prejuízos causados pelo excesso do consumo de açúcar, a escovação deve ser feita quanto antes. Desse modo, quando consumimos algum alimento doce, é necessário fazer a escovação dos dentes em até 15 minutos.
Isso porque, realizando a escovação dentro desse período, torna-se possível evitar que as bactérias entrem em ação. Por fim, mas não menos relevante, é indicado evitar o consumo de doces no período noturno, pois a saliva estará com a proteção diminuída.
Qual a importância de adotar cuidados básicos com a saúde bucal?
Por diferentes motivos, adotar cuidados básicos com a nossa saúde bucal é muito importante. Primeiramente, você vai ter um sorriso saudável, contribuindo para a melhora da sua autoestima.
Além disso, torna-se possível prevenir diversas doenças ou problemas bucais, como cáries, tártaros, placas bacterianas, gengivite etc. Por fim, ao adotar essas medidas, você vai garantir um bom hálito.
Dessa maneira, podemos dizer que a adoção de simples cuidados com os dentes e a gengiva são fundamentais para evitar problemas e garantir uma boa saúde bucal, ajudando a manter uma vida saudável.
Por que consultas periódicas ao dentista podem evitar maiores problemas?
Fazer consultas periódicas ao dentista é uma das principais formas de melhorar a saúde bucal. Por meio dessa simples prática, torna-se possível identificar problemas e preveni-los da melhor forma possível, facilitando o tratamento dessas questões.
Considerando a importância de fazer consultas periódicas ao profissional da Odontologia, é indicado visitar o dentista a cada 6 meses, para que ele possa verificar a saúde dentária e, eventualmente, implementar ações que ajudem a prevenir futuros problemas.
Destacamos neste conteúdo alguns prejuízos que o açúcar pode causar à saúde bucal e os cuidados necessários para a prevenção. Apresentamos este tema para te ajudar a desenvolver hábitos saudáveis e, consequentemente, para que você possa ter um ótimo e lindo sorriso!
Este conteúdo no qual falamos sobre açúcar e saúde bucal foi útil para você? Compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao assunto.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”