Ressecamento labial: quais as causas e como evitar o problema?
Lábios secos, ásperos e rachados são sinais de ressecamento labial. Apesar de bastante comum em épocas mais frias do ano, esse problema pode indicar que você não tem dado muita atenção à saúde bucal.
Assim como outras partes do corpo, a boca também precisa de cuidados especiais para se manter saudável e com uma boa aparência. E a boa notícia é que bastam algumas medidas simples para manter a sua boca e lábios saudáveis. Neste post, trouxe dicas práticas sobre como evitar o ressecamento labial. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que é e quais as causas do ressecamento labial?
O ressecamento labial ocorre quando a região dos lábios está muito seca devido à falta de hidratação. As principais causas desse problema são: queimadura solar, respiração pela boca, reação alérgica e exposição ao frio.
Como prevenir o ressecamento labial?
Por ser uma região delicada do corpo, os lábios precisam de medidas especiais e produtos adequados para evitar o ressecamento. Mas, se você ainda não sabe por onde começar a rotina de cuidados, não precisa se preocupar, porque eu trouxe aqui uma lista de cuidados básicos para a saúde dos seus lábios. Confira!
Passe batom hidratante
O batom hidratante ajuda a manter a hidratação diária dos lábios. Por ser um item pequeno, pode ser colocado até no bolso, o que ajuda você a usá-lo a qualquer hora do dia. Geralmente, o batom é composto por agentes como manteiga de karité e pantenol, os quais deixam a boca bem hidratada.
Beba bastante água
A água é responsável por manter o organismo hidratado de dentro para fora. Desse modo, a baixa ingestão pode levar à desidratação e, consequentemente, deixar os lábios ressecados. Portanto, não espere sentir sede para se hidratar. Mantenha uma garrafinha com água sempre por perto.
Aplique dexpantenol antes de dormir
A pomada à base de dexpantenol promove uma hidratação profunda e duradoura nos lábios. Por isso, é ótima para ser aplicada no período noturno. A pomada promove uma regeneração labial que fará você acordar com a boca macia. Vale ressaltar que o seu uso a longo prazo ainda evita o envelhecimento precoce da região.
Não retire a pele seca dos lábios
Quando os lábios estão secos, muitas pessoas tiram a pele solta na tentativa de amenizar a situação. Entretanto, isso só piora. Além de atrapalhar a cicatrização, a retirada da pele seca causa machucados que provocam desconforto e deixam a região exposta a infecções.
O ideal é esfoliar os lábios. Essa prática é fundamental para remover as células mortas e auxiliar na regeneração da região. A esfoliação também permite a melhora da penetração do hidratante labial.
Coma alimentos ricos em vitamina B
Uma alimentação balanceada faz toda a diferença na saúde não só da boca, mas de todo o corpo. Alimentos ricos em vitamina B são particularmente importantes para evitar o ressecamento labial, porque a vitamina B tem poder hidratante e regenerador.
Na lista abaixo, confira alguns alimentos ricos em vitamina B:
- vegetais de folhas escuras;
- feijão;
- frutas cítricas;
- abacate;
- banana;
- salmão;
- carne;
- arroz integral.
Evite passar a língua nos lábios
Passar a língua nos lábios dá uma sensação momentânea de hidratação. No entanto, esse hábito piora o problema, pois a saliva tem um pH ácido e é composta por enzimas digestivas que causam danos à boca.
Agora que você sabe como evitar o ressecamento labial, não deixe de criar uma rotina de cuidados para manter os lábios saudáveis e um sorriso perfeito. Invista em um hidratante labial, esfolie diariamente a região e, se usar batom, não se esqueça de removê-lo no fim do dia.
Gostou deste post? Siga a Odonto Company nas redes sociais para mais dicas sobre saúde bucal. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”