Conheça 4 exercícios para diminuir a tensão na mandíbula
Você costuma ter dores na mandíbula frequentemente? Essa é uma condição muito comum das pessoas que têm disfunção temporomandibular (DTM), um distúrbio que afeta os músculos dessa região da face. Além desse problema, a tensão na mandíbula pode ter diversas outras causas que também podem necessitar de tratamento específico.
Felizmente, existe uma série de exercícios que podem ser feitos para ajudar a amenizar essas dores, melhorando a qualidade de vida. Eles relaxam o músculo da região da face para aliviar o incômodo e, consequentemente, permitem recuperar o humor, a autoestima, o sono e a produtividade na rotina.
Quer saber como isso é possível? Acompanhe este post para conferir 4 exercícios fáceis de serem feitos para melhorar a tensão na mandíbula e outras informações sobre o assunto!
Quais as causas da tensão na mandíbula?
Vários problemas podem estar por trás das dores na mandíbula. Por isso, é importante prestar atenção a esse sintoma e buscar atendimento especializado para descobrir do que se trata e providenciar os cuidados necessários.
A lista seguir destaca as principais causas da tensão na mandíbula:
- bruxismo — a pessoa aperta e range os dentes durante o sono, o que faz com que os músculos da região fiquem doloridos;
- disfunção temporomandibular — é um problema nas articulações que ligam a mandíbula e o maxilar, o que também provoca dor no local;
- trauma no rosto — pancadas que causam deslocamento ou fratura na mandíbula;
- doenças bucais avançadas — doenças como cárie e gengivite, quando não tratadas, podem se agravar e causar a dor na mandíbula e outras estruturas da face;
- osteomielite mandibular — é uma inflamação ou infecção no osso da mandíbula;
- câncer de mandíbula — embora seja bem mais raro, a tensão na mandíbula também pode ser sintoma de câncer na região;
- estresse — o estresse pode levar ao hábito de cerrar a mandíbula, causando tensão no local.
Qual a relação da tensão na mandíbula com o estado emocional?
Já que o estresse é uma das causas da tensão na mandíbula, é interessante entender melhor como o estado emocional está relacionado a esse problema físico. Nesse sentido, vale lembrar que o ato de trincar os dentes e cerrar a mandíbula é comum em pessoas que sofrem de ansiedade.
Essas reações, que ocorrem sem que a pessoa sequer perceba e até mesmo durante o sono, contraem os músculos da região mandibular, fazendo com que as articulações fiquem sobrecarregadas. Por acontecerem com frequência, já que são desencadeadas pelo quadro psicológico, elas levam ao surgimento da tensão na mandíbula.
Como prevenir a tensão na mandíbula?
Há casos em que é possível evitar a tensão na mandíbula com a adoção de alguns hábitos. Confira o que você pode fazer para prevenir esse problema:
- tente reduzir o estresse — exercícios físicos, meditação e buscar tratamento para ansiedade ajudam a manter o emocional mais equilibrado;
- melhore os hábitos de sono — procure dormir pelo menos 8 horas por noite;
- cuide da saúde bucal — já que doenças bucais causam tensão na mandíbula, mantenha uma boa higienização e vá ao dentista regularmente para identificar e tratar os problemas que surgirem;
- evitar pressão na mandíbula ao comer — reduza o consumo de alimentos que exigem muita força para mastigar, como carnes mais duras e caramelos;
- evite o consumo de chicletes — marcar chicletes provoca um esforço repetitivo na mandíbula.
Quais são os exercícios para reduzir a tensão na mandíbula?
Agora que você entendeu melhor do que se trata a tensão na mandíbula e como preveni-la, conheça 4 exercícios simples que ajudam a aliviar o problema.
1. Faça massagens
A massagem é uma prática bastante comum para aliviar os músculos em várias partes do corpo. Ela é muito utilizada na região das costas, mas também pode ser aplicada na região do rosto para aliviar a tensão na mandíbula.
Por isso, vale a pena experimentar esse passo a passo:
- comece massageando toda área do maxilar;
- utilize as pontas dos dedos e faça movimentos circulares na região;
- em seguida, faça pequenos beliscões suaves com o dedo indicador;
- com o dedo polegar, você vai soltar a pele do músculo, repetindo algumas vezes;
- depois, com a utilização das mãos, alongue toda a região da mandíbula no sentido de baixo para cima;
- tente abrir levemente a boca durante esses movimentos.
2. Abra e feche a boca
Outra maneira de resolver a tensão na mandíbula é simplesmente abrir e fechar a boca de maneira atenciosa, dessa forma:
- você deve sentar em uma cadeira, permanecendo com a postura ereta;
- em seguida, coloque a língua na região do céu da boca;
- depois, abra a boca com a língua ainda na mesma posição;
- então, respire lentamente por alguns segundos e expire em seguida;
- deixe a boca fechada e se sentir alguma dor, repita o exercício ao menos 10 vezes.
3. Exercite as bochechas
As bochechas são formadas pelos músculos que acabam tendo uma relação com a mandíbula. Nesse caso, elas devem ser trabalhadas para amenizar a tensão na região ao redor dela.
Para fazer isso, veja um exercício simples:
- encha as bochechas de ar;
- faça com que esse ar se movimente de um lado para o outro da boca;
- repita essa atividade 10 vezes.
4. Boceje
O ato de bocejar é fundamental para esticar a região da mandíbula. Então, quando tiver uma vontade de bocejar, faça da melhor forma possível, sem medo. Neste caso, você também pode simular alguns bocejos durante o dia para reduzir a tensão.
Para sentir melhor os efeitos dos exercícios para tensão na mandíbula, lembre-se de praticá-los diariamente. Caso a região esteja muito dolorida, você pode começar com um número menor de repetições e ir aumentando aos poucos. Além disso, não exagere nas quantidades, pois isso pode gerar o resultado oposto ao esperado, com a intensificação da dor.
Essas foram algumas informações sobre como reduzir a tensão na mandíbula. Por fim, é importante entender que essas atividades apenas aliviam as dores. Nesse caso, o ideal é buscar ajuda de um especialista. Um profissional dentista com especialização em DTM consegue fazer um diagnóstico e indicar o bom tratamento.
Quer saber mais detalhes sobre a região do maxilar? Continue no blog e entenda melhor as causas da disfunção temporomandibular!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
março 9, 2023 às 2:21 am
Fazendo algum desses exercícios, há o risco de minha mandíbula sair do lugar?
fevereiro 16, 2024 às 8:26 pm
Olá, Nicole, como vai? Os exercícios para a mandíbula, quando realizados corretamente e sob orientação adequada, geralmente são seguros e não causam a saída da mandíbula do lugar. No entanto, é importante praticá-los com cuidado e moderação, especialmente se você tiver alguma condição pré-existente na articulação temporomandibular (ATM) ou problemas de oclusão.
É recomendável consultar um dentista especializado em disfunção temporomandibular (DTM) antes de iniciar qualquer programa de exercícios para a mandíbula.
Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link, e
tire todas as suas dúvidas https://odontocompany.com/clinicas.