4 cuidados com os dentes no verão que são indispensáveis
É importante manter os cuidados com a saúde bucal durante o ano todo, porém, no verão, devido ao calor, às férias e à oferta de produtos doces e gelados, temos o hábito de passar do ponto e de descuidar desse detalhe. O resultado do excesso no consumo de determinados alimentos pode ser o aumento da fragilidade de seus dentes e a proliferação de cáries.
Para ajudar nessa conscientização, neste post, trazemos dicas para que você mantenha os seus dentes e lábios protegidos durante a estação mais quente do ano. O segredo não está na eliminação de sucos, refrigerantes e sorvetes, mas no consumo moderado. Vejam abaixo, os 4 principais cuidados com os dentes no verão que você deve tomar e por que eles são importantes.
1. Use protetor labial
A saúde bucal não está restrita apenas aos dentes ou à parte interna da boca, mas também à proteção externa. Nesse cenário, é importante que você dê atenção especial aos lábios, pois eles ficarão o tempo todo expostos ao sol, e a falta de cuidados pode levar a danos na pele — que nessa área é bem mais sensível.
Por isso, vale a pena ir a uma farmácia para adquirir um protetor labial para usar em seus passeios na praia ou na piscina durante o verão. Se você tiver dúvidas sobre qual marca escolher, converse com o seu dentista e peça uma orientação.
2. Não exagere no consumo de frutas cítricas
Durante o verão, há um aumento exponencial no consumo de frutas cítricas, como laranja e limão, que são importantes fontes de vitamina C. Porém, é importante não exagerar no consumo delas, pois a acidez — que tem propriedades para limpar os dentes — em excesso pode levar à corrosão. Se você tem dentes sensíveis, esse cuidado deverá ser redobrado.
Uma boa dica para evitar esse tipo de problema é limpar a boca logo após o consumo de frutas cítricas, fazendo um bochecho simples com água e, quando possível, fazer a escovação completa. Assim você conseguirá reduzir os possíveis danos da acidez.
3. Modere o consumo de alimentos açucarados
É normal que no verão busquemos alimentos refrescantes para matar o calorão, e quase sempre recorremos a refrigerantes, sorvetes e picolés. Tudo isso pode ser delicioso, mas o exagero pode prejudicar seus dentes, afinal, o açúcar presente nesses alimentos contribui para a proliferação de cáries. Como o açúcar deixa a saliva ácida, o resultado é a desmineralização dos dentes, o que retira a proteção natural.
4. Leve o seu kit de saúde bucal
Não se esqueça de levar todo o seu kit de saúde bucal na sua viagem — em versão reduzida, em uma nécessaire — e mantenha a higienização padrão do dia a dia. Leve escova, fio dental, enxaguante e o que mais for importante para manter sua higiene e demais tratamentos em dia. Isso é fundamental, pois, na empolgação das férias, na praia e na piscina, podemos passar o dia todo comendo e bebendo, sem lembrar de fazer a escovação.
Esperamos que, após a leitura deste post, você possa tomar maiores cuidados com os dentes no verão, afinal, você quer se divertir e não perder o dia com dores de dente. Se por acaso você sentir sensibilidade excessiva, evite alimentos gelados e ácidos e, assim que voltar, entre em contato com seu dentista.
Gostou do post? Então, siga a gente nas redes socais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”