Existe diferença entre aparelho invisível e transparente?
Novas tecnologias e inovações estão sempre surgindo em todas as áreas. No caso da odontologia, evidentemente, isso não é diferente. Até pouco tempo atrás, os aparelhos ortodônticos não existiam, e a sua criação foi um verdadeiro marco no segmento. A invenção do aparelho invisível, então, é algo ainda mais relevante e recente em nossa história.
Como sabemos, os aparelhos bucais têm como principal objetivo devolver a qualidade de vida para os pacientes. Isso pode ser feito tanto a partir da retomada da autoestima, por meio de um sorriso mais bonito, alinhado e confiante, quanto pelo retorno de funções físicas importantes, como a mastigação adequada. No entanto, entre tantas opções, pode ficar difícil diferenciá-las de forma prática.
Pensando nisso, preparamos este artigo que tem como objetivo trazer informações sobre dois dos principais tipos de aparelhos: os invisíveis e os transparentes. Assim, estabeleceremos uma relação entre ambos e mostraremos quais são as suas diferenças mais marcantes. Vamos lá!
O que é um aparelho invisível?
De modo geral, os aparelhos invisíveis são produtos extremamente discretos e praticamente imperceptíveis, mas que não perdem em nada na funcionalidade e garantia de seus resultados. Eles se parecem com uma espécie de capa que recobre os dentes de forma completa.
São itens móveis, ou seja, podem ser removidos para que o paciente possa realizar a limpeza do produto e também da própria boca, além de trazer mais conforto no dia a dia. Outra característica marcante é a praticidade, já que não é necessário fixar qualquer tipo de estrutura na boca do paciente.
A construção dos aparelhos invisíveis
A fabricação dos aparelhos invisíveis é algo muito interessante e demonstra, de modo prático, os avanços tecnológicos da área. Para a sua realização, completamente personalizada e exclusiva, é feita uma série de exames a fim de determinar exatamente o formato da boca do paciente, algo realizado por meio das imagens e de cálculos específicos. A partir desse molde, é construído o modelo definitivo.
Eles são compostos de acetato, um plástico especial e completamente seguro, além de muito resistente e confortável. A combinação do material adequado com a tecnologia e especificidade do produto garantem um resultado realmente satisfatório.
Os benefícios desse item
Os aparelhos invisíveis não têm contraindicações, exceto uma — a capacidade do paciente de cuidar do produto sem danificá-lo, por isso, nem sempre é recomendado para crianças pequenas. Leves, simples e delicados, esses aparelhos nos oferecem uma série de benefícios. Entre eles, podemos citar:
- bastante discretos e, portanto, ideais para pessoas que trabalham com o público;
- muito eficientes;
- leves e confortáveis;
- fáceis de serem higienizados;
- preservadores do estilo de vida e dos cuidados bucais tradicionais;
- personalizados e feitos exclusivamente para as necessidades particulares do paciente.
A personalização do produto é, sem dúvida, uma de suas características mais interessantes. No entanto, é necessário que o seu caso seja indicado para o tratamento com esse tipo de produto. Questione o seu dentista sobre essa possibilidade!
O que é um aparelho transparente?
Por outro lado, os aparelhos transparentes são bastante parecidos com os aparelhos fixos comuns, ou seja, aqueles clássicos a que estamos habituados a ver por aí. A principal diferença entre o modelo transparente e os tradicionais é, claro, a cor do produto.
Ao contrário dos coloridos e chamativos que vemos normalmente, os transparentes são muito mais discretos e delicados, não contando com as colorações chamativas e sendo algo muito próximo do transparente (mas que, na verdade, é um tom que se mistura à cor de nossos dentes).
O funcionamento dos aparelhos transparentes
É muito comum observarmos o uso de aparelhos fixos nas pessoas, certo? Apesar disso, no entanto, as dúvidas sobre o seu funcionamento são bastante recorrentes. Pensando nisso, vamos, a seguir, oferecer uma explicação simples sobre esse processo tão importante.
De modo geral, os aparelhos transparentes são estruturas metálicas fixadas nos dentes e que, pouco a pouco, movimentam a estrutura dentária para a forma correta. Esse processo é progressivo e não causa desconforto durante o dia a dia.
As vantagens desse recurso
Assim como os aparelhos invisíveis têm suas vantagens, os fixos transparentes também não ficam atrás. As indicações, claro, são muito diferentes e específicas, mas isso não quer dizer que esse produto não seja vantajoso para os pacientes que o escolhem. Confira, a seguir, os benefícios mais marcantes:
- bastante seguros;
- conservadores das funcionalidades quando comparados a outros aparelhos;
- ideais para crianças e pessoas distraídas;
- muito resistentes;
- discretos e bonitos.
Muitas vezes, os pacientes precisam exclusivamente de um aparelho fixo para fazer o seu tratamento, já que as opções móveis não se adequam a todos os casos. Quando isso ocorrer, não se preocupe: os aparelhos transparentes são extremamente seguros e podem ser utilizados sem medo!
Quais são as diferenças entre os dois tipos de produto?
A essa altura da nossa conversa, você provavelmente já conseguiu observar algumas diferenças importantes, não é mesmo? Ainda assim, elencaremos a seguir as principais delas. Confira:
- enquanto os aparelhos transparentes são fixos, os invisíveis podem ser removidos;
- os aparelhos transparentes são feitos de modo muito menos personalizado que os invisíveis;
- os materiais utilizados na fabricação dos aparelhos é diferente.
No entanto, apesar dessas diferenças, um aparelho não é pior ou melhor do que o outro. Cada um deles servirá para propósitos distintos e será indicado para pacientes diversos. Por isso, conversar com o dentista responsável pelo seu tratamento é algo fundamental para que, juntos, vocês possam escolher a opção mais viável!
Agora que já entendemos as principais diferenças entre um aparelho invisível e um transparente e sabemos quais são as vantagens e funções de cada um deles, fica muito mais fácil escolher a melhor alternativa, não é mesmo? Lembre-se, no entanto, de sempre buscar a opinião de dentistas de confiança para ajudá-lo nessa escolha com base em suas necessidades específicas!
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de nos dar alguma sugestão? Então entre em contato com a gente! A nossa equipe está à disposição para bater um papo sem compromisso com você, sempre que for necessário. Aguardamos a sua mensagem!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”