Entenda aqui como funciona o clareamento dental a laser!
Nos dias atuais, quem não quer ter um sorriso harmônico para sair bem na foto? Muitas pessoas estão insatisfeitas com a coloração dos dentes e pensam em tomar alguma medida para clareá-los. Neste texto, entenda como funciona o clareamento dental a laser e identifique os pontos que o diferenciam do método convencional. Leia agora!
Qual diferença entre clareamento a laser e convencional?
Existe variação na forma de clareamento, que pode ser tanto do tipo caseiro (que usa um gel clareador e um molde para a dentição) quanto clínico (feito com laser). Tais métodos são recomendados para pessoas que têm dentes mais escuros, seja por trauma, pelo aspecto fisiológico ou por uso medicamentoso.
No procedimento caseiro, o paciente usa um molde confeccionado com base no tamanho da sua arcada. O material feito de silicone recebe um gel clareador (normalmente, peróxido de hidrogênio) que deve ser usado por até 3 semanas com sessões consecutivas de 2 horas e acompanhamento profissional.
Já no consultório, o clareamento também usa um gel clareador (em porcentagem mais forte do que no caseiro), mas a novidade é que o produto é ativado por um laser que faz com que a fórmula química reaja clareando a dentição. O tratamento é feito em até 3 sessões de 1 hora cada com o dentista.
Diferentemente do que pode ser pensado, as técnicas (seja a de consultório ou caseira) não enfraquecem o osso dentário e descartam a aplicação de anestesia. Os procedimentos não devem ser feito em grávidas, crianças e pessoas com hipersensibilidade.
Por que optar por fazer o clareamento dental a laser?
Maior rapidez
Não é por menos que começamos a lista por este motivo: o clareamento a laser é bastante rápido em comparação ao convencional. O feixe de luz age diretamente sobre o peróxido de hidrogênio e já apresenta resultado na primeira sessão.
Para se ter ideia, enquanto o método de consultório demora cerca de 1 hora e é finalizado após 3 aplicações, a técnica caseira se estende de 2 a 3 semanas, podendo aumentar os danos ao paciente sem orientação profissional constante.
Aplicação individual
O último parágrafo nos traz a este tópico: fazer todo o procedimento com o dentista é menos arriscado. O especialista tem domínio sobre ambas as técnicas, mas no caso da convencional, você terá que aplicar o gel em casa. O clareamento a laser reduz os riscos e coloca a estética da sua boca nas mãos de alguém experiente e confiável.
Casos de sensibilidade
Como você leu anteriormente, o clareamento dental é feito com base na aplicação de uma substância química, o peróxido de hidrogênio. Mas a fórmula não apenas melhora a coloração dos dentes, como também deixa a região sensível a alimentos e até o clima.
Nesse sentido, o método a laser está na frente em comparação ao caseiro (no qual a exposição ao gel clareador acaba sendo mais forte), uma vez que a luz terapêutica reduz a sensibilidade dental e diminui o risco de inflamação nas arcadas.
Mais comodidade
Por fim, uma grande diferença entre a técnica que usa laser para clarear os dentes é que ela traz comodidade ao paciente. Sabe por que você pode contar com isso? O processo que usa a luz para reagir à fórmula química dispensa a moldeira de silicone, que caracteriza a aplicação convencional.
Que precauções e cuidados ter com o tratamento?
Seja qual for o procedimento, você deve ter cuidado antes e após a finalização do tratamento. Para concluí-lo corretamente, faça escovação diariamente, reduza a quantidade de cigarros (se for fumante), evite bebidas a base de cola, uva ou cafeína e não esqueça de visitar regularmente o seu dentista.
Neste texto, você ficou por dentro do que é, para que serve e quais são os principais benefícios de clarear os dentes com raio laser. Além disso, viu como a técnica, que é mais ágil e confortável, se diferencia da convencional.
Agora que você sabe como age o clareamento dental a laser, leia este artigo para compreender os 5 principais métodos que deixam os dentes mais brancos!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
maio 28, 2020 às 8:37 pm
Boa noite, queria fazer uma pequena questão, eu tenho os dentes amarelos, agora começei a lavar todos os dias, É possivel eliminar a parte amarela apenas com a escova dos dentes?
julho 16, 2020 às 3:59 pm
Olá, Tatiana. Tudo bem? Bom, isso vai depender muito da causa do amarelamento desse dente. O ideal é procurar um profissional.
fevereiro 23, 2021 às 11:13 pm
Tenho o aparenho mini clareador a leizer bucal minha duvida e so colocar sobre os dentes e deixar por 10 minutos sem nem um tipo de proteção ou tenho gue passar antes um clareador me responda por favor obrigada