Agende sua avaliação

Tire suas dúvidas sobre o implante dentário curto

Tempo de leitura 3 min

O implante dentário se fixa ao osso da mandíbula ou maxilar e funciona como um dente, tanto no aspecto estético como no funcional. Entre os diferentes tipos de dispositivos que você encontra para esse tratamento, existe o implante dentário curto.

Descubra o que caracteriza o implante dentário curto e quais são suas principais indicações e benefícios no post que preparamos para você!

O que é implante dentário curto?

Os implantes dentários curtos são menores que os implantes tradicionais, apresentando, assim, um comprimento inferior a 10 mm.

Apesar de ser menor em comprimento em relação aos outros modelos, possibilita uma boa fixação no osso e sucesso do tratamento ao incorporar uma rosca com um maior diâmetro ao dispositivo, o que possibilita aumentar a região de contato entre osso e implante.

Quais as indicações para o implante dentário curto?

Por ter essa característica de dimensão reduzida, o implante dentário curto pode ser o melhor modelo para alguns casos de pacientes que não têm a espessura óssea adequada para receber um implante de tamanho tradicional.

Dessa maneira, esses pacientes têm a possibilidade de fazer o tratamento sem a necessidade da etapa do enxerto ósseo. Podem, portanto, restabelecer a estética do sorriso, além de melhorar a autoestima e qualidade de vida, pois o implante permite a higienização bucal adequada, além de favorecer a mastigação correta.

Apesar de ser uma alternativa de implante para pacientes com pouco volume ósseo, cada caso é um caso, visto que é necessário que a pessoa tenha qualidade óssea para o sucesso do tratamento.

Por conta desses fatores, é importante procurar uma clínica de referência, que conte com especialistas em implantodontia para avaliar se o modelo curto é indicado. O especialista pedirá todos os exames necessários, além de fazer o planejamento adequado do tratamento.

Saiba ainda que os implantes curtos não são indicados para resultados estéticos, pois é preciso colocar uma coroa maior, sendo que o dente pode ficar com um aspecto mais alongado.

Quais os benefícios que esse modelo de implante proporciona?

Como foi falado, o implante dentário curto apresenta dimensões reduzidas, mas isso não é considerado uma desvantagem. Pelo contrário, é uma opção de reabilitação bucal que pode trazer diversos benefícios aos pacientes, como:

  • rapidez no tratamento, pois não há a etapa do enxerto ósseo;
  • técnica cirúrgica menos invasiva;
  • diminuição de riscos de lesões em estruturas anatômicas;
  • redução do tempo de cirurgia;
  • tempo menor de recuperação pós-operatória;
  • o implante dentário curto apresenta a mesma estabilidade do implante de tamanho convencional;
  • custo menor do tratamento, visto que não há a etapa do enxerto ósseo.

Agora você já sabe o que é o implante dentário curto e as principais indicações. Para ter sucesso no tratamento, podendo sorrir com segurança e tendo qualidade de vida, o importante é procurar por um dentista especializado. Assim, ele tem o conhecimento e experiência para indicar o modelo de implante correto, considerando as condições do paciente.

Quer ter um sorriso bonito e uma melhora da autoestima? Escolha uma clínica de referência para fazer seu tratamento de implante dentário: conheça os diferenciais da Odonto Company e agende a sua avaliação!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.