Agende sua avaliação

Tire 5 principais dúvidas sobre o aparelho de contenção

Tempo de leitura 3 min

Já pensou passar por um tratamento ortodôntico longo e perceber que, ao final, os dentes voltaram para a posição do início? Para que isso não aconteça, é preciso passar por uma etapa fundamental, o uso do aparelho de contenção.

Os aparelhos de contenção são responsáveis por manter o seu sorriso no lugar após a retirada do aparelho ortodôntico. Entretanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre ele e acaba negligenciando o seu uso. Quer entender melhor essa etapa? Nós listamos as 5 principais dúvidas sobre o assunto.

1. O que é o aparelho de contenção?

O tratamento ortodôntico é composto por duas fases, a etapa ativa e a contenção. Enquanto a fase ativa garante o alinhamento dos dentes, a etapa de contenção é responsável por certificar-se de que os resultados serão duradouros.

Para isso, após o termino do tratamento ativo, são produzidos os aparelhos de contenção, confeccionados de forma personalizada, por meio de moldes da arcada dentária.

2. Por que eles são necessários?

Após a finalização da primeira fase, os dentes tendem a retornar às suas posições iniciais, o que chamamos de recidiva. Isso acontece porque os dentes ainda não estão firmes em sua nova posição e as fibras que fazem sua sustentação são elásticas e têm memória.

A recidiva é um risco e acontece, principalmente, nos incisivos inferiores, mas pode ocorrer em todos os dentes. Para evitar que eles voltem ao seu lugar inicial, é necessária, então, a intervenção do aparelho de contenção.

3. Como funciona o seu uso?

O papel do aparelho de contenção é manter, dentro das capacidades biológicas, os dentes o mais próximo possível da posição em que foram colocados durante o tratamento ativo.

Essa etapa é fundamental e exige comprometimento e colaboração do paciente com o dentista, visto que, não utilizando o aparelho de contenção, o paciente corre o risco de desperdiçar tudo o que conquistou na fase de alinhamento.

Apesar de ser muito eficaz na maioria dos casos, a contenção não garante 100% que os dentes não sofram alguma alteração ao longo dos anos.

4. Quais os tipos de aparelho de contenção?

Esse aparelho pode ser confeccionado de duas formas, fixa ou removível. O aparelho fixo é feito de fios de aço que são presos à face interna dos dentes anteriores. São normalmente usados na arcada inferior e muito eficientes para períodos longos. Além disso, são vantajosos por não comprometerem a estética dos dentes nem atrapalharem a fala.

Já a contenção removível, assemelha-se ao aparelho móvel e é mais higiênica. Pode ser utilizada tanto na arcada inferior quanto na superior, e é necessário o escaneamento intraoral para a confecção de um aparelho personalizado e confortável.

5. Em que caso é indicado o uso do aparelho de contenção?

Essa etapa é indicada para todos os pacientes, sem exceção, que passaram pela primeira fase do tratamento ortodôntico. O tempo de uso varia de acordo com cada caso e somente o dentista poderá oferecer uma estimativa. Alguns pacientes precisam utilizar o aparelho somente por algumas semanas, outros por anos e há até quem precise usar durante toda a vida.

O aparelho de contenção é fundamental para manter os resultados conquistados durante todo o tratamento ortodôntico e sua utilização deve ser feita de forma responsável. Por isso, a colaboração do paciente nesse período é muito importante.

Agora que você já entendeu a importância dessa fase, conheça também os 6 tipos de aparelhos ortodônticos que podem ser utilizados.

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

16 Comentários

  1. Tirei o meu aparelho fixo ,e não gostei do resultado meus dente de cima estão muito para fora , somente com a contenção móvel e possível voltar eles mais para dentro ?

    1. DR . Eu uso aparelho a mais de 7 anos e o dentista falou que não tá pronto para retirar o aparelho.
      Nessa fase da pandemia,o valor da manutenção ficou muito caro,fora do meu orçamento ,e assim pedir para retirar o aparelho,mas que eu desejava ter um aparelho de contenção,e o mesmo informou que eu não poderia ter pois eu tava interrompendo o tratamento e não finalizando .
      Isso procede ou mesmo interrompendo posso colocar o aparelho de contenção ?

      1. Olá Marcos, como vai? O aparelho de contenção é utilizado no fim do tratamento ortodôntico e tem o objetivo de certificar de que os resultados serão duradouros. Veja com o seu dentista o que pode ser feito no seu caso e como anda o tratamento. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  2. Gostaria de saber o valor do aparelho de contenção ,?
    E se ao tirar o aparelho paga alguma coisa?

    1. Oi Cristi Elen, como vai? Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  3. Boa tarde, tirei meu aparelho fixo tem 2 meses e estou usando o móvel, o móvel percebi que um lado está tocando nos dentes e outro não é normal se não pode modificar meus dentes?

    1. Olá Nayah, tudo bem? O aparelho móvel, ou de contenção, tem como função manter os dentes na posição que foi conseguida com o tratamento ortodôntico. Se o seu aparelho não está tocando nos dentes, consulte o seu dentista para o ajuste ou confecção de um novo aparelho. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

  4. Boa tarde !! Que valor de uma contenção ? Obrigada

    1. Olá Magali, como vai? Os valores podem variar de acordo com a localização da unidade e do profissional. Para realizar o orçamento, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/.

  5. Queria saber c posso continuar fumando pois coloquei o meu aparelho hj

    1. Olá Elaine, como vai? Pode sim.

  6. Boa tarde retirei meu aparelho tem 1semana e percebi que meus dentes de cima estão muito para fora,o aparelho de contensão ajuda ao dente a voltar pra pra dentro

    1. Olá Jessica, como vai? O uso do aparelho consegue provocar movimentações e alinhamento dos dentes. Enquanto a contenção não deve fazer isso, ela deve sim evitar que os dentes se movimentem. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/

  7. Estou usando alinhador, fiz na Odonto Company, o acompanhamento é péssimo ,estou tão triste e arrependida . O ortodontista fez um desgaste nos dentes inferior, disse que eu usaria 6 placas , e os dentes depois desse período estão piores do que estavam devido ao desgaste .
    Ele não acompanha , só mande te entregar uma placa a cada 15 dias , e não fala em que pé está o tratamento.

    Se for fazer alinhadores NUNCA faça em clínica , preocupe um consultório , o acompanhamento é bem melhor. Eu estou arrependida

    1. Olá Sabrina, como vai? Primeiramente, pedimos muitas desculpas pelo ocorrido. Peço por gentileza, que envie essa mensagem ao https://odontocompany.com/sac, setor responsável por esses casos. Por favor, relate o que ocorreu e em qual unidade você realiza o seu tratamento, para analisar o que podemos fazer por você.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.