Por que o agendamento virtual é importante para a presença digital

Tempo de leitura 6 min

O mercado digital é um novo expoente do cenário global. As pessoas mudaram seus hábitos de forma considerável, passando a utilizar celulares e smartphones como instrumentos de informação e diversão. No mercado empresarial, não é diferente, já que a presença digital deixou de ser algo recomendado para se tornar indispensável.

Pensando nisso, preparamos este material, com diversas informações para que você entenda como o agendamento virtual pode ajudar a ter maior presença digital. Então, não perca mais tempo e confira!

O que é presença digital?

Inicialmente, é fundamental ter em mente qual o significado e importância desse fator. A presença digital nada mais é do que a adoção de estratégias para estar presente e relevante nas mídias sociais e demais canais online.

Além disso, esse conceito revela a importância do uso das ferramentas corretas para o ganho de confiabilidade e relevância do seu negócio na internet. A presença digital tem um impacto significativo no atendimento e no dia a dia comum de uma empresa.

A ascensão de bots (robôs de atendimento online) e o crescimento dos suportes online são alguns exemplos dessa nova realidade. Assim, diversas empresas passaram a gerenciar seus fluxos de atendimento, com maior ganho de escala e produtividade. Além disso, é possível aumentar a captação de leads — clientes em potencial — para efetuar mais vendas e desenvolver a sua empresa.

Tudo isso revela como os empreendimentos só tendem a ganhar com a presença digital e podem fechar muitos negócios com a adoção dessa estratégia. Agora, vamos partir para a prática do processo: como é possível começar a sua presença digital? Para descobrir a resposta, continue a leitura!

Relacionamento

A base inicial para qualquer venda é o relacionamento. Afinal, é a partir desse ponto que uma oferta pode ser oferecida para solucionar o problema do cliente em potencial. O conteúdo é responsável por alcançar novos compradores e despertar a atenção dessas pessoas.

Partindo desse princípio, fica fácil compreender como é necessária uma progressão na esteira de vendas. O cliente precisa se manter interessado pelo seu produto ou serviço. Nessa etapa, há entrada do papel do relacionamento, pois pode ocorre um aumento na captação e qualificação dos seus leads.

Isso possibilita um melhor engajamento, para tornar as pessoas passíveis de conhecerem seu trabalho. Para tanto, é preciso ter algumas perguntas muito bem definidas para obter sucesso nessa etapa, por exemplo:

  • O que essas pessoas buscam?
  • Quem são elas?
  • O que esperam da sua marca?
  • Como seu produto/serviço pode melhorar a vida delas?

De posse desses dados, torna-se mais prático iniciar um diálogo com altas chances de sucesso na abordagem. Fique atento a isso!

Conteúdo

Como já foi dito de forma breve logo acima, o conteúdo é o elemento gerador de um relacionamento. Logo, o marketing de conteúdo é uma linha de grande evolução no mercado digital. A criação de blogs e sites são exemplos clássicos da adoção desse tipo de estratégia.

Powered by Rock Convert

O ponto inicial para qualquer produção de conteúdo é a criação da persona ou das personas. Você sabe o que é isso? Trata-se de representações semi-fictícias do seu cliente ideal, ou seja, é uma análise do seu comprador-alvo. Após essa definição, é necessária a determinação de qual estratégia será adotada.

A criação de blogs informativos e otimização SEO com materiais de qualidade são ferramentas muito interessantes para quem deseja alavancar a sua presença digital. Portanto, analise, pesquise e aplique as melhores opções, que estejam dentro da realidade financeira e operacional da sua empresa, é claro. Mas é certo que todo negócio deve ter a presença digital como uma de suas estratégias mais vitais.

Posicionamento

Para conquistar um posicionamento relevante na internet é fundamental ser coerente. O desenvolvimento da sua linha de comunicação deve ser comum aos canais adotados. Logo, manter a mesma linguagem, o mesmo tom e uniformidade no discurso garantem o sucesso neste tópico.

Uma outra dica muito interessante é se cadastrar no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita e que permite gerenciar como sua empresa aparece nos produtos do Google. É válido lembrar que o Google é o site de busca mais acessado do planeta. Então, é bem provável que seu cliente faça pesquisas nessa plataforma, revelando a necessidade de um gerenciamento efetivo e próximo.

O que é o agendamento virtual?

Trata-se de uma forma simples, prática e inovadora de realizar o processo tradicional de marcação de consultas, reuniões e outros compromissos. As clínicas podem se beneficiar da adoção dessa tecnologia, que aproxima e retém os pacientes no seu negócio.

No caso de clínicas, as vantagens do agendamento virtual não ficam restritas somente aos pacientes, já que médicos e profissionais da recepção/operacionalização também podem se beneficiar da adoção desse novo processo.

Como funciona?

Na grande maioria das vezes, o serviço funciona integrado ao sistema de gestão da clínica. No agendamento virtual, a secretária ou o próprio cliente/paciente faz a marcação da consulta em um site ou plataforma disponibilizada.

Assim, as informações ficam salvas no software de gestão e são disponibilizadas em ordem hierárquica e de acordo com os horários definidos. Sistemas em nuvem possibilitam a marcação ou desmarcação pela internet de forma segura e prática.

Mas qual seu objetivo maior?

O objetivo maior do agendamento virtual é desburocratizar o atendimento ao cliente e os agendamentos de consultas em clínicas. Afinal, a lentidão na hora de realizar esse processo pode colocar em risco toda a estratégia do seu negócio. Praticidade, intuitividade e organização são as características primárias para um bom sistema.

Sendo assim, quem pretende alavancar sua clínica e se profissionalizar cada vez mais, não pode deixar de adotar essa estratégia. Juntamente com uma boa presença digital, sua empresa só tende a colher bons frutos e alcançar novos clientes.

Ao longo do material, foi possível descobrir como a presença digital é um fator de extrema importância para os negócios do século XXI. Logo, não deixe de implementar esse processo na sua clínica e ver na prática o quanto seu sistema de agendamento pode ser melhorado. 

Gostou do artigo? Então, curta nossa página no Facebook agora mesmo para não perder nenhuma novidade aqui do blog!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.