Perda de paladar: o que pode estar acontecendo?
A alimentação envolve muito mais do que apenas a ingestão de nutrientes para a nossa saúde: está também associada ao prazer de sentir o sabor e aroma dos alimentos. Assim, quando ocorre a perda de paladar, perdemos essa sensação e até mesmo a capacidade de identificar se estamos consumindo algo estragado.
O paladar está associado ao contato dos alimentos com as papilas gustativas e ao envio de informações para o sistema nervoso e cérebro. Desse modo, identificamos um determinado sabor, como doce, salgado, azedo, entre outros. Além disso, está ligado também ao nosso olfato.
Neste post, conheça algumas causas para a perda de paladar.
Cigarro
Os fumantes podem sofrer com lesões nas papilas gustativas, o que os deixa com dificuldade para sentir o sabor dos alimentos. Além disso, as toxinas do cigarro podem se acumular sobre a língua, levando também à perda de paladar.
Caso seja essa a razão, o recomendado é parar de fumar para voltar a ter prazer na alimentação e ainda evitar uma série de problemas bucais.
Queimaduras
Sabe quando vamos comer uma sopa ou tomar um chá e, acidentalmente, queimamos a língua? Então, esse tipo de ferimento também pode levar a alterações nas papilas gustativas.
Nesse caso, a recomendação é esperar a língua se recuperar, evitando bebidas e alimentos muito quentes para não piorar a queimadura.
Gripes e resfriados
Quando estamos com gripes ou resfriados, ficamos com o nariz entupido, o que interfere diretamente na sensação do paladar. Aliás, um dos sintomas da Covid-19 é justamente a perda de olfato.
Então, quando há algum problema respiratório, o paladar pode ser afetado. A boa notícia é que, ao se restabelecer da doença, o sentido também se normaliza.
Uso de medicamentos
Alguns medicamentos, como aqueles para hipertensão, para o tratamento de tireoide, antibióticos, antivirais, quimioterápicos, bem como para tratamentos psiquiátricos, podem ter como efeito colateral a ausência de paladar.
Se a razão para a perda do sentido estiver relacionada ao uso de determinado fármaco, vale a pena dar uma lida com atenção na bula e conversar com o médico que fez a prescrição. Assim, você verifica a possibilidade de substituir o medicamento.
Falta de nutrientes
Nosso paladar pode sofrer alterações quando há carência de zinco e vitamina B12 no organismo, pois esses nutrientes atuam para o bom funcionamento do sistema nervoso. Aliás, a falta deles também pode provocar ardência da língua.
Para saber se é preciso suplementação, o recomendado é sempre procurar um médico e fazer exames para entender se há falta de algum nutriente no corpo.
Boca seca
Por último, a boca seca (xerostomia) que, inicialmente, pode parecer um problema sem importância, também pode estar ligar à redução ou perda do paladar.
Então, se você nota que produz pouca saliva, converse com seu dentista, pois esse quadro também pode acarretar o surgimento de cáries e gengivite.
Por fim, é importante conhecer as principais causas que podem levar à diminuição ou perda de paladar. Afinal, pode afetar o bem-estar ou estar ligado a algum problema de saúde geral ou bucal.
Já que o conteúdo falou de sabor e papilas gustativas, continue por aqui e entenda melhor como funciona e quais os benefícios do hábito de raspar a língua!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”