O que é e como tratar grânulos de fordyce no lábio superior?
Embora o nome não seja tão conhecido, é bem provável que você já tenha visto alguém com grânulos de Fordyce no lábio superior. Afinal, essa é uma condição muito comum que pode acometer qualquer pessoa.
Por isso, vale a pena entender como ela se apresenta, além de descobrir o que pode causá-la e quais são as opções de tratamento. Assim, caso você ou alguém próximo desenvolva o problema, será mais fácil lidar.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!
O que é grânulo de Fordyce?
Trata-se bolinhas bem pequenas de cor amarelada ou esbranquiçada que podem surgir em várias regiões do corpo, como os lábios, a parte interna da bochecha e os órgãos genitais. O nome “Fordyce” vem do dermatologista americano que estudou e descreveu essas formações no final do século XIX.
Também chamados de manchas de Fordyce, os grânulos são glândulas sebáceas que aumentam de tamanho, tornam-se visíveis e podem até mesmo se juntar umas às outras, de modo a formar uma placa. Embora causem um efeito estético que incomoda, são benignos e indolores, o que significa que não trazem consequências à saúde.
Quais as causas do grânulo de Fordyce?
O motivo que leva ao aparecimento de grânulos de Fordyce no lábio superior e em outras partes do corpo é o acúmulo de sebo produzido nas glândulas sebáceas. Quando há uma grande produção, esse material pode ficar retido e provocar a formação das bolinhas.
Isso acontece, normalmente, devido a alterações hormonais e fatores genéticos. Por isso, é uma condição muito frequente no período da puberdade e mais rara em crianças pequenas.
É importante destacar que não há nenhuma relação entre esses grânulos e a presença de bactérias, vírus e fungos, por exemplo. Além disso, eles não são contagiosos. Mesmo assim, o ideal é procurar um especialista para obter um diagnóstico correto e lidar com o problema da maneira adequada.
Como tratar grânulos de Fordyce no lábio superior?
Existem algumas opções de tratamento para as manchas de Fordyce, como:
- micropunção: utiliza-se um aparelho específico para retirar os grânulos;
- cremes e pomadas: aplicação tópica de produtos à base de retinóides, por exemplo, que ajudam a reduzir as alterações;
- laser de CO2: os grânulos de Fordyce no lábio superior são removidos por meio de um laser de dióxido de carbono. No entanto, é uma técnica que pode deixar cicatrizes;
- secagem elétrica: é mais uma opção em que há risco de cicatrizes no local;
- terapia fotodinâmica: utiliza luz para reduzir as manchas;
- crioterapia: tratamento que envolve o congelamento dos grânulos com nitrogênio líquido;
- laser de corante pulsado: é uma técnica muito usada para combater lesões na pele;
- curetagem por eletrocoagulação: destrói os grânulos por meio de desidratação e carbonização, o que faz com que uma pele nova se forme em seu lugar.
Como você viu, os grânulos de Fordyce no lábio superior são uma condição que não precisa gerar preocupação com a saúde, mas pode incomodar do ponto de vista estético. Por isso, vale reforçar a importância de contar com ajuda profissional para fazer um tratamento eficiente e não recorrer a alternativas caseiras que não trazem os resultados esperados.
Conseguiu tirar as dúvidas sobre grânulos de Fordyce? Confira também um post sobre ressecamento labial para saber quais as causas e como evitar esse problema!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”