Agende sua avaliação

O que é bloco no dente e quanto tempo dura?

Tempo de leitura 3 min

Existem várias técnicas voltadas para a recuperação dos dentes que ajudam o paciente a não chegar ao ponto de ter que passar por uma extração. Uma delas é o bloco no dente, que consiste na colocação de um material para restaurar sua estrutura e recuperar suas funções normais.

Para a colocação do bloco no dente, o material é fabricado em laboratório, e o dentista é quem realiza o procedimento ao longo de algumas sessões. É uma opção de tratamento sem grande complexidade, mas que exige certos cuidados para que o resultado não seja comprometido.

Continue a leitura e saiba mais sobre como funciona o bloco no dente!

Quais os tipos de bloco no dente?

Os tipos de bloco no dente podem ser diferenciados de acordo com a técnica utilizada e com o material. No que se refere à técnica, estas são as opções:

  • inlay — faz a restauração na parte central do dente, ou seja, entre as paredes;
  • onlay — restaura o interior e uma parte da área superior do dente;
  • overlay — é uma restauração quase completa da coroa do dente.

Já em relação aos materiais de bloco no dente, os tipos são os seguintes:

  • metal — indicado para dentes que trituram os alimentos, como os posteriores e molares, mas não oferece um resultado estético muito discreto;
  • resina — é a opção de custo mais baixo, mas também mais propensa a escurecer devido aos corantes dos alimentos;
  • porcelana — é o tipo de bloco mais resistente e com melhor resultado estético.

A durabilidade do bloco no dente depende do material escolhido — como você viu, o de porcelana é a melhor opção, nesse sentido. Em geral, um bloco pode durar de 5 a 15 anos, mas isso depende, também, dos hábitos do paciente.

Quais cuidados é preciso ter no dia a dia?

Uma vez que durabilidade do bloco no dente pode variar de acordo com os cuidados que recebe, é importante adotar alguns hábitos:

  • higiene — escovação após as refeições, uso de escova de dentes de cerdas macias, creme dental com flúor do tipo não abrasivo, fio dental pelo menos uma vez ao dia e enxaguante bucal;
  • alimentação — evitar o consumo de alimentos duros, pigmentados, crocantes e grudentos;
  • acompanhamento odontológico — ir ao dentista regularmente para fazer limpeza e outros procedimentos de profilaxia ou tratamentos necessários.

Quando o bloco no dente pode ser indicado?

A colocação de bloco dentário costuma ser indicada quando o dente está danificado por causa de cárie ou com alguma fratura ou rachadura. Dessa forma, é possível restaurar tanto a aparência do dente quanto suas funções. Além disso, pode ser feita para substituir uma restauração antiga e para prevenir o desgaste que o bruxismo causa.

Por fim, vale ressaltar que a higienização do bloco no dente deve ser feita normalmente, com os cuidados que todos os dentes precisam, estejam eles com blocos ou não. Isso é fundamental para preservar o sorriso ao máximo e evitar que você tenha que realizar uma extração.

Ficou com alguma dúvida sobre o bloco no dente? Deixe um comentário e vamos conversar!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.