Apicectomia: o que é e como o procedimento é realizado?
Você sabe o que é apicectomia? Trata-se de um procedimento odontológico importante, mas que nem todos conhecem. Também chamado de cirurgia periapical, visa tratar problemas na ponta das raízes dos dentes.
Neste post, vamos desvendar o que é, quando é necessário, como é feito o procedimento e quais são os cuidados após a cirurgia. Siga a leitura para entender mais sobre o assunto e descobrir como essa cirurgia pode ser a chave para aliviar dores e garantir a saúde dos seus dentes. Aprenda conosco!
Quando a apicectomia pode ser necessária?
A apicectomia entra em cena quando problemas dentários não podem ser tratados com procedimentos mais simples, como obturações ou tratamento de canal.
Em situações em que dores persistentes, inchaço ou infecções continuam a ocorrer na região do dente, apesar de tratamentos anteriores, a apicectomia pode ser a abordagem necessária para solucionar problemas persistentes.
Como é realizada a apicectomia?
O procedimento é realizado sob anestesia local, garantindo seu conforto durante a cirurgia. O dentista faz uma pequena incisão na gengiva, permitindo o acesso à raiz do dente afetado. Posteriormente, a ponta da raiz é cuidadosamente retirada, onde o problema se encontra, e fecha-se a área com pontos.
Quais são os cuidados necessários no pós-operatório?
Após a apicectomia, é fundamental seguir as recomendações do seu dentista para garantir uma recuperação tranquila. É normal sentir um pouco de desconforto nos primeiros dias, mas isso diminui com o tempo.
A seguir, apresentamos algumas dicas para uma recuperação mais tranquila da cirurgia periapical. Acompanhe:
- repouso – descanse nos primeiros dias após a cirurgia para permitir que seu corpo se recupere adequadamente. Evite atividades físicas intensas durante esse período;
- alimentação – opte por alimentos mais macios e evite os muito duros. Isso ajudará a não fazer qualquer pressão excessiva na área operada;
- higiene bucal – mantenha uma boa higiene bucal, mas seja cuidadoso ao escovar os dentes perto da área operada. Use uma escova dental macia e evite enxaguantes bucais que contenham álcool;
- medicamentos – tome os medicamentos prescritos pelo seu dentista, conforme as instruções, pois eles ajudarão a controlar a dor e a prevenir infecções;
- inchaço e gelo – é comum haver algum inchaço após a cirurgia. A aplicação de gelo na área externa da bochecha, durante os primeiros dias, pode ajudar a reduzir o inchaço;
- evite consumir álcool ou fumar – é recomendável evitar fumar e consumir álcool durante o momento de recuperação, pois esses hábitos podem prejudicar a cicatrização;
- acompanhamento – mantenha suas consultas de acompanhamento com o dentista para que ele possa monitorar seu progresso e garantir que tudo esteja correndo como esperado.
Qual é a importância de consultar um especialista para realizar o procedimento?
Consultar um especialista em endodontia é crucial para o sucesso da apicectomia. Isso porque, eles têm o conhecimento e a experiência necessários para realizar o procedimento de forma eficiente e segura, minimizando riscos e complicações.
Portanto, se você está lidando com problemas persistentes nos seus dentes, não hesite em procurar um dentista de confiança. Entender o que é apicectomia pode ser a solução que você precisa para recuperar sua saúde bucal e aliviar seu desconforto.
O conteúdo foi útil? Para manter a sua saúde bucal em dia, assine a nossa newsletter e receba mais dicas e informações sobre os melhores hábitos!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”