Saiba os perigos de compartilhar sua escova de dente
As escovas de dente são itens exclusivos e que só devem ser utilizados por uma pessoa. Por isso, você não deve dividir escovas com seus filhos, pais ou até mesmo com o amor de sua vida, mesmo que vocês troquem beijos no dia a dia.
Que tal conhecer o motivo disso? Continue a leitura e saiba quais são os riscos do compartilhamento de escovas de dente e mantenha esse hábito bem longe do seu dia a dia!
Como funciona a escova de dente?
As escovas de dente são ferramentas indispensáveis para a saúde bucal. Com elas, é feita a limpeza mecânica (ou seja, a partir de movimentos e da implementação de força e pressão) das estruturas da cavidade oral, incluindo dentes, gengivas e língua.
Por que não compartilhar a escova de dente?
A boca é uma área extremamente colonizada por bactérias. Estas, por sua vez, são apenas suas. Quando interagimos com outras pessoas por meio dos beijos, por exemplo, estamos trocando também esses micro-organismos com esse indivíduo.
No entanto, ao usar as escovas de dente, trocamos ainda mais bactérias, especialmente as potencialmente patogênicas (ou seja, causadoras de doenças). O mesmo é válido para vírus e outras fontes de contaminação.
Quais são os riscos de dividir escovas de dente?
Confira, agora, alguns dos perigos envolvidos no compartilhamento das escovas de dente!
Infecção cruzada
Um dos principais riscos está na infecção cruzada, ou seja, a transmissão de agentes causadores de doenças de uma escova usada para a boca do usuário.
Chances de gengivite e/ou periodontite
Por conta dessas bactérias, que ficam presentes ali nas cerdas da escova, é possível que as pessoas também passem problemas como periodontite ou gengivite umas para as outras.
Transmissão de vírus
Outro risco é a transmissão de vírus. É o caso dos que causam doenças como a gripe, o resfriado, a Covid-19 e até mesmo a herpes labial. Fique de olho!
Como manter a minha escova limpa?
Já que não podemos compartilhar nossas escovas de dente, é importante saber como mantê-las sempre limpas caso você precise deixá-las em sua bolsa, certo?
A dica é utilizar capas protetoras, que evitam que as cerdas entrem em contato com outros produtos da bolsa. Lembrando que essa caixinha também deve ser frequentemente higienizada e devidamente seca, para evitar que as cerdas fiquem com fungos.
Além disso, é fundamental que você troque a sua escova em, no máximo, 3 meses. Assim, você garante que as bactérias presentes nas cerdas não se tornem um prejuízo para a sua saúde bucal.
Gostou de conhecer os riscos de compartilhar a escova de dente? Ainda que esse seja um assunto meio desagradável, é importante conhecer os impactos dessa prática. Sua saúde bucal (e a do dono da escova também) agradece!
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Então, deixe o seu comentário logo abaixo. Responderemos assim que possível!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”